terça-feira, 1 de novembro de 2011

O jogo lúdico no amor

/ /





No dicionário Aurélio lúdico é : relativo a brincadeiras, jogos e divertimentos.

O amor precisa do lúdico para se manter vivo e alegre. O lado jovial do relacionamento se mantém através da criatividade e do bom humor. Ver o outro com "os olhos da prosperidade", expressão usada por uma terapeuta. Deixar aparecer mais as qualidades do que os defeitos.

Ouvimos muito essa expressão:

"Tenho saudades da época em que ríamos juntos, brincávamos . Até na cama, a criatividade estava em alta! Agora.."

O que será que aconteceu com esse casal que perdeu a alegria de amar? O lado lúdico do amor é transmitido através da cumplicidade. Essa cumplicidade vem da proximidade e da intimidade. Estar íntimo é estar ligado. Sintonizado com o outro. Entrega. Tudo é espontâneo.

Quando acaba o lado jovial do amor? Acaba a fé no relacionamento. A crença de que está dando certo. O sentimento pode estar agonizando aos poucos. As cobranças aumentam: "Antes, você era assim e assado. Agora, não é mais!"

O jogo do bom humor e da criatividade tornam menos significativas as diferenças entre o casal. Não falo de um amor superficial, mas de um amor verdadeiro que precisa da criatividade e da imaginação. Há um ímpeto natural de agradar o outro. Fazer-lhe as vontades. Criar ambientes novos. Diálogo mútuo. 

 Um casal que ri junto é um casal cúmplice. Quando você está à vontade com a pessoa amada, tudo flui mais fácil. As diferenças e brigas podem anuviar o céu do relacionamento ,mas passam logo. E o sol surge brincando com seu calor e seu fogo.

 Como resgatar o lado lúdico do amor? Como está sua criança interior? Guardada a sete chaves? Cheia de pudor e vergonha? Uma criança interior pode se esconder por conta da raiva no relacionamento amoroso . Quando a raiva se transforma em mágoa, as coisas complicam. Você não se mostra inteiro para o ser amado. Esconde seu lado mais espontâneo. Perde a confiança. A sua alma se retrai. Resolva a mágoa e os conflitos. 

Discutir a relação pode resolver esse problema? Às vezes sim, no momento certo e, se a pessoa estiver disposta a ouvir a a mudar. A pessoa amada pode mudar durante o relacionamento amoroso? Pode sim. A cada dia que passa estamos mudando e nos transformando para melhor. Esse processo tem que ser espontâneo para ser duradouro. Se você muda só para agradar ao outro, não funciona. Não será uma mudança duradoura.

O lado lúdico do amor é tão atraente que melhora até a vida sexual. Ninguém vive sem a imaginação e a criatividade. Uma área enaltece a outra. Estando bem dispostos e alegres, tudo funciona melhor.

Se não há mais prazer em estar junto com a pessoa amada, perigo à vista! Sinal vermelho! Não se acomode, voltando ao passado:

"Ah, como era bom antes! Antes a gente fazia isso e aquilo!"

Ter saudades do passado não muda o presente e nem constrói o futuro. É preciso refletir acerca do que aconteceu. Como vivemos em contínua transformação um relacionamento amoroso não fica do mesmo jeito para sempre. E, nem sempre, isso é sinal de perigo. O amor estará sempre vivo, quando a cumplicidade estiver intacta. Quando você sente que a pessoa amada está junto. Quando a curiosidade sempre encontrar coisas novas na pessoa amada. E o mistério surgir fazendo uma nova história de amor. Sim, mistério. Quando o amor está vivo sempre há coisas novas a descobrir, brincar e se divertir.

Isso não significa que o relacionamento vá ficar superficial ou infantil mas terá um elemento a mais para se fortalecer durante as crises.

O afastamento emocional da pessoa amada é frustrante. Os dois vão se afastando cada vez mais até que o amor morre de uma vez.

Estimule o lado lúdico do amor:

Ressalte as qualidades da pessoa amada.

Cultive amizade com pessoas otimistas e alegres.

Brinque e ache graça das pequenas coisas do dia a dia.

A chatice pode acabar com o seu relacionamento. O que vem no pacote da chatice: insistência, crítica negativa em demasia, implicância, queixas excessivas, mutismo.

Sorria mais.

Cultive o bom humor.

Dance com a pessoa amada.

Assista comédias.

Quando puder viaje com a pessoa amada.

Não esconda sentimentos, mas também não seja um livro totalmente aberto. A cada página lida há sempre mais para ler.

Desenvolva a imaginação na hora do sexo.

Entregue-se de corpo, alma e coração na hora do prazer.

Cuidado com o excesso de crítica que pode magoar a pessoa amada.

Faça sempre um auto-exame interior.

Ficar emburrado sempre não resolve problemas. Fale o que está sentindo, é preferível. A pessoa amada não adivinha seus pensamentos e estará diante de uma crescente falta de comunicação entre o casal.

Deixe que sua criança interior brinque e se divirta com a pessoa amada.

Não leve a vida tão a sério. Não exija tanto de você mesmo e do seu amor. Pegue leve, às vezes.


O amor pode ser delicioso quando vivido assim espontâneo, mágico e alegre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook