quarta-feira, 14 de março de 2012

CONTESTAR É A MARCA DA ADOLESCÊNCIA

/ /

 

“Contestar é a marca da adolescência, mas é preciso saber como as regras funcionam e parece que isso não está acontecendo”.
     O século XXI tem evidenciado muitas transformações. Os limites de idade que definem a adolescência já não são mais os mesmos; o que nos faz pensar que tempos atrás os padrões eram mais definidos e os papéis mais delineados, favorecendo desta forma o ritual da passagem.
     O que antes era marcado pelo amadurecimento biológico e finalizado por um ritual de iniciação como 1º beijo, 1ª viagem sem os pais, 1ª tatuagem, 1ª transa, o vestibular; hoje é vivido como um processo individual singular e de forma diversificada.
     O cenário atual é bem diferente, pois temos um jovem que se apresenta, embora “arrogante”, não tem êxito nos estudos e não se destaca em nenhuma atividade. A vida escolar torna-se sem valor, transa-se precocemente, beija-se 10 numa noite e não se namora “fica-se”.
      A gravidez nem sempre é indesejada, pelo contrário é uma saída e até uma alternativa para fugir do enfrentamento ao árduo caminho para a vida adulta.
     Os pais, por sua vez, estão diretamente envolvidos nessa travessia, mas parecem perdidos, já não se tem parâmetros e saltam de um pólo ao outro sem construir um caminho. Alguns são muito liberais e outros muito super protetores, o que na verdade acabam deixando os FILHOS desamparados e perdidos.
      Porém o que mais nos chama a atenção nos jovens de hoje é a IMPACIÊNCIA não se percorre caminhos para se chegar onde quer, não se espera, o imediatismo impera.
      Nas noites as baladas, bebidas, drogas, o último modelo de celular, o tênis mais caro, carro que ganhou roupas… Enfim tudo caminha para uma economia libídinal onde o imediato (gozo) é mais presente do que o saber esperar, saber caminhar, (o prazer).
      Sendo assim precisamos acordar e deixar de fazer de conta que não estamos vendo nada, pois cada um sabe exatamente o que precisa fazer, nossos filhos precisam aprender a “esperar”, a “conquistar” e nenhum filho é o que é por acaso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook