quarta-feira, 14 de março de 2012

É possível amar uma pessoa em pouquíssimo tempo? Ou isso seria paixão apenas?

/ /

 


Resposta
: Depende da definição dada à palavra amor e à palavra paixão... tarefa nem sempre fácil. Se consultarmos o dicionário Aurélio teremos:
Significado de amor
s.m. Afeição viva por alguém ou por alguma coisa: o amor a Deus, ao próximo, à pátria, à liberdade. / Sentimento apaixonado por pessoa do outro sexo: as mulheres inspiram amor. / Inclinação ditada pelas leis da natureza: amor materno, filial. / Paixão, gosto vivo por alguma coisa: amor das artes. / Pessoa amada: coragem, meu amor! / Zelo, dedicação: trabalhar com amor. // Amor platônico, amor isento de desejo sexual. // Por amor de, por causa de. // Pelo amor de Deus, expressão que dá ênfase a um pedido: não faça isso, pelo amor de Deus!

Significado de paixão
s.f. Movimento violento, impetuoso, do ser para o que ele deseja. / Atração muito viva que se sente por alguma coisa. / Objeto dessa afeição. / Predisposição para ou contra. / Arrebatamento, cólera. / Amor, afeição muito forte. / Religião Descrição, que é feita no Evangelho, da condenação, da agonia e da morte de Jesus Cristo. (Neste sentido, escreve-se com maiúscula.) / Tipo de música vocal dramática que relata os sofrimentos de Cristo de acordo com o Evangelho. &151; É uma espécie de oratório. Acreditam os historiadores que a paixão foi cantada pela primeira vez no ano 300 d.C. A Paixão Segundo São Mateus, de Johann Sebastian Bach, é a maior das paixões compostas.

Fica claro a diferença entre amor e paixão?

Não muito...

Se olharmos com cuidado, uma das definições de paixão, inclusive é: " amor, afeição muito forte"... Nesse sentido as palavras seriam equivalentes diferenciando-se apenas pela intensidade do sentimento.

Será que a diferença entre os sentimentos resume-se à sua intensidade?

Se considerarmos essa hipótese, a resposta à sua pergunta será: sim, é possivel amar ou apaixonar-se por uma pessoa em pouquíssimo tempo.

Afinal, a intensidade de sentimentos varia de pessoa para pessoa, não é?

A meu ver, porém, diferenciar amor e paixão apenas pela intensidade do sentimento é pouco. Existem outras diferenças e, como não nos contentamos com o óbvio, vamos a elas.

A intensidade da paixão, em geral, está altamente relacionada ao desconhecido. Podemos nos apaixonar por alguém que nem conhecemos pessoalmente, um artista, por exemplo ou por alguém que acabamos de conhecer. Como não convivemos ainda com essas pessoas, imaginamos que elas sejam exatamente como gostaríamos que fossem. E nos sentimos encantados pela possibilidade de estar com alguém tão perfeito. Fazemos de tudo para agradar e nos sentimos recompensados com qualquer migalha de atenção que recebemos desse ser sublime. É a paixão...

O amor, por outro lado, está mais relacionado com o sentimento que temos por alguém conhecido. Gostamos de uma pessoa, nos relacionamos com ela, ficamos conscientes de como ela é, percebemos suas qualidades e defeitos e ainda assim continuamos gostando dela. Quando isso acontece, podemos dizer que amamos alguém. Amamos uma pessoa real e não uma ideia de perfeição.

Levando-se em conta essas definições a resposta à sua pergunta será: "Não, não é possivel amar uma pessoa em pouquíssimo tempo, isso é apenas paixão".

Poderíamos levantar ainda uma série de reflexões sobre diferenças entre a palavra amor e a palavra paixão, mas os sentimentos, certamente, são muito maiores e mais variados do que as palavras que os definem. Quem quiser entendê-los e, consequentemente usá-los de forma construtiva, precisa mais do que meras definições. Precisa estar atento às suas vivências afetivas e ao quer elas provocam; precisa aprender quando é hora de expressar uma emoção e quando é hora de contê-la. Enfim, nada melhor do que atenção, autoconhecimento e sensibilidade para definir sentimentos com precisão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook