Achei bem pertinente tocar nesse assunto agora, já que aqui em casa estou colocando a minha turminha pra ajudar. É necessário envolver as crianças nessa tarefa por vários motivos: é uma grande ajuda para nós mulheres, principalmente quando não trabalhamos fora e ficamos o tempo todo em casa; os filhos ao colocar a "mão na massa" passa a dar valor para as tarefas e bagunçam menos a casa; não sabemos o futuro, então as crianças aprendendo e fazendo as tarefas domésticas saberão se virar no futuro.
Minha mãe sempre colocou a mim e ao meu irmão do meio pra ajudar nas tarefas. Lembro-me que eu não alcançava a pia e ela colocava uma cadeira para que eu subisse e lavasse os copos, os pratos, os talheres e os potes e o meu irmão ia secando e guardando; conforme íamos crescendo, aprendemos a varrer o chão, passar a enceradeira (o que era motivo de festa pra nós pois subíamos e rodávamos nela), jogar o lixo fora, dobrar cobertores e assim por diante. Quando completei 10 anos comecei a aprender a cozinhar e tudo isso nos ajudou num período posterior muito difícil em casa: quando eu estava com onze anos minha mãe teve um aborto espontâneo e quase morreu porque a criança foi gerada em uma das trompas e ficou vários dias hospitalizada. Eu e meu irmão nos viramos bem em casa, apesar da tristeza e preocupação.
A minha turminha aqui de casa estão com 11, 09 e 05 anos e eu já os colocava pra fazer algumas coisas, mas algumas coisas não estavam mais funcionando porque um delegava para o outro fazer e, no fim das contas, eu era quem acabava fazendo. Então estabeleci aqui em casa uma lista que foi pendurada na porta da geladeira: em dias alternados um ficava responsável por varrer, tirar o pó, colocar a roupa suja na lavanderia e louça suja na pia e o outro guardava a louça, limpava a mesa, tirava o lixo do banheiro, limpava a sujeira do cachorro e depois se invertiam as posições. Algumas tarefas os dois mais velhos fazem juntos, como dobrar cobertores e arrumar as camas. Cada dia o caçula era ajudante de um dos irmãos e este fazia tarefas simples como colocar o lixo no saco, colocar os recicláveis no saco próprio, colocar água para os cachorros, guardar calçados e por aí vai.
Talvez ao ler esse artigo vai ter pessoas dizendo que isso é um absurdo, que criança tem que brincar e blá, blá, blá, mas defendo a posição de que a criança tem que ajudar nas tarefas de casa e aprendê-las. Essa é a idade pra ensinar, não quando já estiverem adolescentes porque nessa fase eles não vão querer fazer. Imagine só: a criança somente brinca, nem guarda os seus brinquedos porque tem a mãe pra guardar, cresce e vira um adolescente acostumado a ter tudo na mão, praticamente a mãe de empregada (porque é desse jeito que as coisas prosseguem - já vi na minha família) e de repente perde a mãe? Ou então passa no vestibular e tem que morar num pensionato? Quem vai sofrer depois? Ele mesmo! Então mamães e papais, vamos refletir!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias
Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no
email dicasderelacionamento@hotmail.com
Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.
A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.
Volte sempre: Déia Fargnoli