sábado, 3 de dezembro de 2011

Ciúmes. Quem não tem?

/ /



Algum nível de ciúme é necessário em todo relacionamento. Todos nós, alguma vez, já o sentimos. É natural se sentir enciumado diante de uma situação específica. Mas temos que pensar que tudo na vida tem que ter limite. As pessoas costumam dizer que o ciúme é o tempero do amor, aquela pitada que o incrementa, mostrando que o interesse mútuo permanece aceso. A presença de ciúmes é saudável nas relações amorosas. O ciúme serve como um sensor, uma medida da segurança que se sente na relação.
Sua ausência, tanto quanto seu excesso pode prejudicar o relacionamento. No caso do ciúme normal, a honestidade e o reasseguramento do companheiro são importantes. Tenho observado que cada vez mais relacionamentos vêm terminando por causa do ciúme. Pessoas desenfreadas, malucas, obsessivas. Que acabam com a própria vida por causa de um amor. Será que vale a pena?
Mas quando o ciúme se torna excessivo, ao invés de fazer bem ao relacionamento, acaba tendo o efeito oposto, muitas vezes afastando o companheiro. Na ânsia de não perder a pessoa amada, o ciumento cerceia seus passos e sua liberdade de tal modo, invadindo seu espaço pessoal e sua privacidade, ferindo seus sentimentos com acusações infundadas, que afrouxa os laços que os uniam. O controle que o ciumento tenta impingir ao seu parceiro vai "sufocando" a vítima do ciúme, que se afasta cada vez mais para poder "respirar". Seus atos, suas amizades, seu trabalho, seus pensamentos, suas fantasias e lembranças, tudo parece ameaçar a segurança do ciumento. O ciúme doentio faz com que sua vítima se sinta cada vez mais ressentida com a falta de confiança do companheiro em seu comprometimento para com ele.

Ciúme é sinal de pura insegurança e falta de confiança. Então, quem é ciumento, começam a refletir sobre as suas atitudes. Começam a ver que não faz sentido controlar a vida do outro. Cada um tem o livre arbítrio para fazer o que quiser. Desde que façam com consciência.
E você que é ciumento, vai chegar um dia que ficará só. Sem ninguém ao seu lado. Porque ninguém consegue se relacionar com alguém ciumenta demais. Ciúme faz bem até certo ponto. Já imaginou você nessa situação? O ciumento acha que estão apenas cuidando do que é "seu". Mas como podem pensar que o outro lhe pertence. Ninguém é de ninguém. Nós somos do mundo. E em determinado momento de nossa vida é que precisamos de alguém para nos relacionar, se apaixonar, se casar.
Mas a idéia de achar, que alguém lhe pertence é falsa. Isso é uma mera ilusão. São pessoas que precisam de tratamento psicológico. Porque não são normais. São pessoas doentes. Precisam de ajuda tanto de amigos como da família. Só assim elas poderão de fato enxergar o erro que estão cometendo. E vão ver que estão se prejudicando. E quando acordar vai perceber que não tem mais ninguém por perto. Aí, pode ser tarde demais. Então abrem os olhos.
Basicamente, é necessário amar-se muito e ter muita confiança em si próprio, e esse é primeiro grande passo para uma boa convivência a dois.
Na minha opinião, é preciso saber lidar com esse sentimento e por um freio no parceiro para que não fuja ao controle. Não dar muita corda ao ciumento é um bom remédio, afinal, todos sabemos que é um sentimento destrutivo, então porque alimentá-lo dentro de nós ou que deixarmos que nos atinja?
Auto-estima lá em cima e inseguranças no lixo.
Então vamos ser felizes! E de um basta no ciúme que há dentro de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook