sábado, 4 de fevereiro de 2012

Falando sobre o "Sentimento de Posse"

/ /



Baseado em pensamentos como: “irá me satisfazer de amor”, “você me pertence”, “seu corpo é de uso exclusivo meu”, “você tem que me dar prazer na hora que eu quiser”, “toda a sua atenção tem que ser só minha”, “não permitirei que me traia como meus pais o fizeram”.

As pessoas se enganam que isso é amor, porque ninguém é tão distante do amor quanto o ciumento. Para ele o outro é um objeto a ser possuído e manipulado, como uma criança faz com seu brinquedo preferido.

Interessante como o sentimento de posse esteve o tempo todo tão relacionado ao ciúme .
Mas como para todos os papéis existe um papel complementar, um possessivo e o outro que se deixa manipular.
Imaginando um cenário infernal. Pois vai arder na cabeça do ciumento e na vida do manipulado: “com quem você saiu?”, “que horas chegou?”, “quem estava ao telefone?”, “que perfume é esse?” ou “quem é?”, usando tons intimidatórios, ameaçadores ou chantagem.

Em quase todos os relacionamentos existe a idéia de posse sobre a pessoa amada. É possível que surja daí a fantasia da fidelidade, que é uma " espécie de acordo" mutuo, com objetivo de sentirem-se amados com exclusividade. Este sentimento de posse desencadeia uma série de comportamentos que acabam afastando o casal.

Voltando ao ciúme que apareceu inúmeras vezes, ele nunca aparece sozinho. Surge sempre acompanhado por medo, insegurança e dúvida. Ë comum constatar entre os ciumentos o forte sentimento de posse. Quando se chega a este ponto é fácil o ciumento ver ameaças em todo o lado, num telefonema, num bilhete, num pequeno atraso...

O possessivo se sente perseguido, ameaçado em seu território, em seu “poder”, falta confiança em si mesmo e não no outro!

Um outro aspecto, significativo é que temos uma sociedade capitalista, que privilegia o sentimento de posse. O contrato de casamento parece constituir antes um contrato de compra e venda, e voltamos aos aspectos citados no início dessa reflexão sobre o que diz as leis. Estamos nós falando de um objeto?

O discurso social é seletivo, coibi e pune: homem pode x mulher não pode ou coisa de homem x coisa de mulher, incluindo-se neste universo os sentimentos e as emoções. Portanto, os papéis sociais reforçam e impõem os papéis sexuais, reforçando o sentimento de posse e de poder nas relações de gênero.

Partindo desse pressuposto, compreendemos o papel da violência contra as mulheres num contexto de poder; o ato violento é na maioria das vezes, muito mais uma expressão de poder que de força.

Nossa! Chegamos num outro conceito, a violência! Mas acho melhor parar por aqui. Acho que já podemos concluir algumas coisas bem interessantes sobre o Sentimento de Posse.

HOMEM DE MELO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook