segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Sexo: A primeira vez como acontece?

/ /





Diante de mitos e tabus relacionados ao sexo, junto com tantas outras informações, técnicas, orientações, entre outros, você faz uma questão interessante: como isso tudo vai acontecer comigo? Isto é ótimo, pois mostra uma disposição de encontrar um sentido de tudo isso para a sua vida.



Infelizmente não existe uma resposta fechada, pois a experiência da primeira relação sexual varia de pessoa para pessoa, e cada uma terá uma experiência singular. Pode ser algo programado, pode ser algo que acontece à medida que você mantém um relacionamento afetivo com alguém, à medida que você e seu parceiro trocam carícias íntimas.

Várias podem ser as possibilidades. A possibilidade ideal é aquela em que você sente-se à vontade, e escolha vivenciar junto com seu parceiro.
Quando a experiência sexual ainda não aconteceu, é comum se associar a diversas informações vindas das mais diversas referências. Muitas vezes isso acaba funcionando como base para fantasias e mitos sobre o sexo e a sexualidade. Desse modo, o sexo pode ser associado com dor, sangramento, sujeira... Nem sempre isso acontece na primeira relação sexual. Tudo vai depender do grau de relaxamento e desejo de estar naquele momento com quem você ama. O sentir-se amada, o sentir-se à vontade, ajuda muito no início da vida sexual, e o sexo pode ser uma vivência positiva e gratificante.
Você pergunta como tem que ser a primeira vez. Primeiro é ter conhecimento sobre o próprio corpo e reconhecer em si o seu desejo de envolver-se sexualmente com alguém. Esta pessoa preferencialmente seria alguém que você tivesse confiança e afeto. Estar com alguém que você confie e tenha algum vínculo afetivo pode ajudar você a sentir-se mais à vontade. Lembre-se que é comum ter um alto grau de expectativa com relação ao desconhecido. Você ainda não tem registro da experiência sexual. A única referência é aquilo que você ouviu falar sobre sexo. Isto pode despertar os mais diversos sentimentos e emoções, desde as mais positivas até as mais negativas. A ansiedade e a tensão muitas vezes se fazem presentes funcionando como obstáculo para a experiência ou mesmo para o prazer, porém, isso tudo faz parte desse processo de aprendizado.
É importante se ter claro que ninguém nasce sabendo fazer sexo. Sexo é algo que é aprendido ao longo dos relacionamentos, da vivência pessoal. Muitas vezes a autocobrança em termos de eu-deveria-saber-tudo-sobre-sexo acaba atrapalhando todo o processo de aprendizado. A autocobrança não permite reconhecer aquilo que foi bacana e aquilo que poderia ser tentado de forma diferente em uma relação para ser mais prazeroso.
É hora de desmistificar um pouco o sexo. Sexo não se restringe à cópula. O sexo é algo mais amplo que se dá antes, na aproximação da parceria, no querer bem, no beijo, no abraço, naquela sensação de intimidade, de relaxamento... Conforme os parceiros sentem-se mais à vontade, o desejo aumenta, a excitação surge como resultado dos parceiros perceberem as sensações prazerosas geradas nesse encontro. A penetração propriamente dita será decorrente desse encontro, se os parceiros assim desejarem. É importante que a relação sexual não seja apressada. As carícias devem ser valorizadas a fim de viabilizar o relaxamento e a descontração na hora do encontro entre os parceiros.
Para finalizar, dois pontos importantes que não foram citados anteriormente: o diálogo entre você e seu parceiro é fundamental a fim de que troquem receios, expectativas, medos, ou mesmo a curiosidade. Lembre-se que o sexo é uma via de mão dupla, um compartilhar de percepções e de prazer. Outro ponto importante: conhecimento sobre a forma de utilizar o preservativo – também chamado de “camisinha” – pois trata-se de um recurso importante que não só evita uma gravidez não planejada como também evita o contágio por doenças sexualmente transmissíveis. Boa Sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook