segunda-feira, 19 de março de 2012

Adolescente brasileiro é despreparado para iniciar vida sexual; indicam estudos

/ /

 





Sexualidade e gestação na adolescência no Brasil em números
- Entre 14-15 anos em média dá-se a iniciação sexual

- Só 12,9% das meninas são levadas pelas mães, avós e tias para uma primeira consulta ginecológica antes de iniciarem sua vida sexual

- 47,8% das adolescentes já tiveram uma ou mais gestações quando da primeira consulta

- O Brasil tem 35 milhões de adolescentes e 28% dos recém-nascidos são filhos deles
- 60% dessas adolescentes grávidas afirmam nunca terem utilizado método contraceptivo ou deixaram de usar após um tempo, pois não acreditavam que isso poderia acontecer com elas
- Menos de 60% dessas relações sobreviveram até o nascimento dessa criança
- Após um ano de vida, menos de 15% dessas relações terão os pais vivendo um relacionamento a dois
Fonte: pesquisas apresentadas no Congresso da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de SP (Sogesp - outubro 2009)
Falar de adolescência e sexualidade implica em repensar a atitude de pais, educadores e profissionais da saúde com relação à educação sexual de crianças e adolescentes.
Temos que ter clareza que a ingenuidade é uma ficção criada por muitos pais para não lidar com a realidade da sexualidade, dos desejos e descobertas vividas nessa fase da vida.
E que mal há em se viver descobertas?
Nenhum mal haverá se essas adolescentes estiverem orientadas e conscientes do que significa viver a sexualidade, para que essa experiência seja uma escolha sem diversos tipos de risco. Isso se pais, professores, profissionais da saúde assumirem o compromisso de orientar o adolescente para a sexualidade.
Falar de sexo ainda é tabu
A maioria das famílias brasileiras não fala sobre sexualidade.
Os filhos namoram, saem, ficam, mas o máximo que alguns pais dizem é: "cuidado hein", ou "juízo", ou o famoso "cuide-se".
Que significado isso pode ter para um adolescente que não foi educado para viver uma sexualidade segura? Como fica a prevenção de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis, gravidez inesperada e ganho precoce de responsabilidade?
Reforço a importância de trabalhar a educação sexual de adolescentes, pois a vida sexual desses está cada vez mais precoce. Em média entre 14-15 anos dá-se a iniciação sexual.
Segundo pesquisas apresentadas no Congresso da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de SP (Sogesp - outubro 2009), apenas 12,9% das meninas são levadas pelas mães, avós e tias para uma primeira consulta ginecológica antes de iniciarem sua vida sexual.
Quase metade das nossas adolescentes - 47,8% delas -, já tiveram uma ou mais gestações quando da primeira consulta.
Temos hoje no Brasil 35 milhões de adolescentes e 28% dos recém-nascidos são filhos de adolescentes. E esse número não é maior, pois muitas adolescentes (principalmente as de classe média e média alta) têm erroneamente usado a pílula de emergência em alta frequência; como se esse fosse um método contraceptivo. Mas não é, o nome já diz, é uma pílula de emergência!
Muitas dessas adolescentes engravidam na primeira relação sexual e a maioria engravidará no primeiro ano após a iniciação sexual.
60% dessas adolescentes grávidas afirmam nunca terem utilizado método contraceptivo ou deixaram de usar após um tempo, pois não acreditavam que isso poderia acontecer com elas.

É preciso orientar o adolescente sobre:

- Aprender a conhecer o corpo, pois aprender maneiras de ter prazer, trazem ao adolescente uma responsabilidade e um cuidado especial com o corpo, aliado a isso, falar de sexo, de prevenção à gravidez e DSTs;
- Ter cuidados de higiene;
- Ter o cuidado e direito para evitar abusos. A grande maioria das meninas inicia a vida sexual por apaixonamento e pressão do garoto. Muitas delas, talvez a maioria, em busca de achar e viver seu sonho de um grande amor e, por medo de perder essa chance, se entregam à vivência sexual sem nenhuma proteção (preservativo) ou anticoncepção.
Mas a realidade dos contos de fada não acontece. Com a gravidez, a maioria das adolescentes se veem afastadas dos amigos, sofrem pressão familiar, sofrem com a mudança do corpo e sofrem com a precoce responsabilidade de ter uma criança. Muitas vivem isso solitariamente, pois o "tal príncipe" desencantou e continua saindo com colegas e vivendo sua vida. Menos de 60% dessas relações sobreviveam até o nascimento dessa criança. E depois de um ano de vida menos de 15% dessas terão os pais vivendo um relacionamento a dois.
Por isso é preciso ajudar essas adolescentes a terem uma boa autoestima e estruturar um caminho de conquistas contra essa ilusão do imediatismo. Ou seja, construção de um projeto de vida: faculdade, carreira profissional... sem que o sexo seja um vilão na vida desses jovens. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook