terça-feira, 10 de abril de 2012

Dicas para a primeira viagem a dois

/ /





Dizem que a maneira mais rápida e eficiente de conhecer uma pessoa de verdade é viajando com ela. Desconsiderando o exagero na colocação, até que faz algum sentido. Viajar com alguém é dividir um espaço e um tempo preciosos para ambos. E neste momento, cada qual defenderá suas preciosidades como sabe, sem chance de mascarar ou maquiar a situação. 

Longe de casa, só você e a pessoa com quem ainda não tem uma intimidade construída, consistente e à prova de instabilidades, os pequenos detalhes estarão em gritante evidência: que horas dormem, que horas acordam, como lidam com o espaço (geralmente pequeno) em comum, tais como armários, cama, banheiro, pia, janelas e portas, entre outros. Além disso, terão de decidir juntos aonde vão, quando, como, por quanto tempo, etc. 

Ou seja, quesitos como organização (ou desorganização), saber ceder (ou ser egoísta sempre), ânimo (ou desânimo), disponibilidade (ou falta de vontade), bom humor (ou irritação e impaciência), companheirismo (ou individualismo), estarão sendo recorrentemente exercitados, “testados”, observados e... avaliados, claro! Tanto você quanto a outra pessoa terminarão fazendo uma retrospectiva e uma análise da viagem em algum momento, seja durante ou depois dela. 

Muitas pessoas, na tentativa de não cometer erros, ficam sempre em cima do muro. Isto é, não decidem nada, não escolhem nada, aceitam qualquer opção e deixam que o outro ocupe todo o espaço. Se esse é o seu caso, posso garantir: essa técnica não funciona! É fracasso na certa, mais cedo ou mais tarde. Afinal, por mais em dúvida que você possa estar, sempre sentirá e pensará algo sobre as situações, e é bom que você se coloque! Senão, essa relação vai começar em desastroso desequilíbrio e será bem difícil consertar mais tarde. 

Portanto, o ideal mesmo é que você exercite, durante a primeira viagem e, principalmente, sempre que possível, toda a sua capacidade de ser gentil e educado. Só que essa capacidade tem de ser genuína, fazer parte da sua personalidade, da sua ética e da sua forma de enxergar o mundo, o outro e as relações afetivas. 

Caso não seja, e você apenas tente se parecer com alguém que respeita o outro, seu espaço, suas opiniões, bem como sabe reconhecer o seu espaço, o respeito que você merece e expressar as suas opiniões de forma clara e flexível, lembre-se de que “a casa vai cair” antes do que você imagina! 

A seguir, sugiro sete comportamentos essenciais para “fazer a sua parte” durante a primeira viagem a dois. Mas, obviamente, você só tem como gerenciar suas próprias atitudes. As do outro, serão por conta dele, e caberá a você apenas a oportunidade de observá-las e refletir sobre o que você quer quando voltar para casa.

1-Se possível, converse e faça acordos antes da viagem! 

Assim que decidirem para onde vão, como vão, quanto tempo vão ficar e quanto pretendem gastar, procure conversar sobre os detalhes. Além de ser uma delícia planejar a viagem e fantasiar sobre como vai ser gostosa, é uma ótima oportunidade de combinar maneiras de fazer as coisas e fazer pequenos acordos que podem fazer grande diferença mais tarde. 

2- Se algo estiver te incomodando, diga! 

Pare de acreditar que o outro é obrigado a saber o que você está pensando e sentindo. Não é! Se algo estiver te incomodando, sente-se, convide-o para sentar-se ao seu lado, olhe nos olhos, e diga calmamente, em tom respeitoso, do que se trata. Não grite, não acuse, não se comporte como criança mimada que acha que tudo tem de ser do seu jeito. Apenas seja sincero, claro e objetivo. E ouça o que o outro tem a dizer sobre isso! 

3- Lembre-se de que o quarto e o banheiro não são só para o seu uso! 

Então, procure ser higiênico, não deixar o chão todo molhado, manter as toalhas estendidas e não usar todas indistintamente. Respeitar o jeito do outro na intimidade faz grande diferente. 

4- Um mínimo de organização é sempre bem-vindo! 

Deixar tudo espalhado sobre a cama, o sofá ou pelo chão, ocupar toda a pia do banheiro com cremes, pentes, secador, maquiagem, entre outros apetrechos é sinal de que você, mesmo que inconscientemente, não está enxergando o outro e nem respeitando o espaço dele. 

5- Escute o que o outro quer e como quer, e considere! 

Cuidado para não tentar impor todas as suas vontades e nem insistir para que os seus programas sejam prioridade sempre. Ouça os pedidos do outro e considere, atendendo-os sempre que possível e de forma equilibrada com as suas vontades. 

6-Companheirismo é fundamental! 

Ficar de cara feia enquanto fazem um passeio que foi o outro que escolheu ou decidir não acompanha-lo porque não gosta são atitudes que podem estar a serviço de revelar seu egoísmo e sua falta de maturidade. Cuidado para não se tornar uma companhia chata. 

7-Tenha em mente de que a viagem vai terminar, e vocês vão voltar para o “dia-a-dia” de onde vieram! 

Se a situação ficar muito ruim e você não tiver como desistir da viagem antes do previsto, lembre-se de que ela vai acabar e você terá a chance de rever essa relação, essa escolha, seja conversando e expondo seus sentimentos, seja – em último caso – botando um ponto final nessa história que desandou. 

No mais, saiba que ser uma companhia agradável durante uma viagem significa que, muito provavelmente, você também sabe ser uma excelente companhia durante a vida. E quem não quer amar alguém assim? Portanto, não espere comprar a passagem para começar a praticar a gentileza! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook