quarta-feira, 11 de abril de 2012

Não revelar suas fantasias ao parceiro gera rancor

/ /


No sexo a comunicação não verbalizada é muito importante. Cada casal, ao longo de sua ligação, desenvolve modos muito íntimos para se comunicarem sobre os prazeres e desagrados. Em princípio desenvolvem estas formas não verbais por não terem palavras ou não se sentirem confortáveis em usarem palavras que já conhecem.
Um exemplo é reconhecerem os olhares de consentimento e aprovação para determinado carinho. Não precisam ser olhares, mas podem ser toques de mãos ou modos de respiração (mais rápida ou mais tranqüila), contração de músculos quando se toca determinada parte do corpo... E é bom lembrarmos que muitas vezes o casal está no escuro e, mesmo assim, sabe o que está acontecendo.
Mas a comunicação no dia-a-dia se faz presente na formulação desta comunicação a dois na hora do sexo. No dia-a-dia a percepção está focalizada para o total de nossa vida. Desta forma, muitas vezes recebemos mensagens de nossa parceiro (a), mas não estamos atentos a ele (a) por estarmos com nossa atenção voltada para o restante do mundo.
No cotidiano, nossa atenção está voltada para o mundo e precisa estar focalizada neste contato. Nem sempre estamos focando o relacionamento e as necessidades da outra pessoa a quem amamos e com quem desejamos nos relacionar de modo mais completo.
Por isso, é importante o casal salientar a comunicação de seus desejos e necessidades. Muitos casais têm receio de mostrar, contar alguma fantasia escondida. Muitos têm receio de ouvir alguma fantasia escondida. Assim muitos casais deixam de expressar e contar suas necessidades e curiosidades importantes.
Ao não contarem, expressamente, dois fenômenos passam a ocorrer. Em primeiro lugar não haverá como a necessidade ser satisfeita. Em segundo lugar, muito rancor poderá se estabelecer: afinal, a outra pessoa será o constante símbolo da insatisfação... Aí retomamos as expressões e comunicações não verbais. Antes base do relacionamento, agora meio de expressão da mágoa e da dor de não ter suas necessidades correspondidas.
Devemos lembrar que as responsabilidades devem ser repartidas para as duas pessoas, também, lembrar que a comunicação depende do contexto individual. Um dos fatores importantes é o que produz a distorção do que irá ser comunicado ainda dentro da própria pessoa.
Cada um de nós tem sua maneira de lidar com o mundo e de distorcer a realidade para podermos conviver com ela. Como um casal lida com esta distorção dupla é um problema para ser resolvido entre o casal. E isto é o que chamamos de comunicação do casal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook