segunda-feira, 14 de maio de 2012

Dica de Livro: Adolescentes aprendem o que vivenciam

/ /



“Prendê-los ou soltá-los? Ser rígido ou flexível? Com grande sabedoria e uma mensagem poderosa, Dorothy Law Nolte e Rachel Harris ensinam aos pais como se manterem ligados a seus filhos adolescentes e influir positivamente na vida deles.” - Jack Canfield, co-autor de Histórias para aquecer o coração
Os anos da adolescência podem ser desafiadores para pais e filhos. Mas é possível superar as dificuldades colocando em prática duas verdades básicas sobre a educação tratadas neste livro: os pais devem dar o exemplo e manter-se profundamente envolvidos com os filhos.
Com ótimas histórias e muito bom senso, este guia nos orienta sobre o que fazer para manter um canal de comunicação com nossos filhos adolescentes e, assim, transmitir-lhes valores fundamentais, como auto-estima, integridade, respeito, responsabilidade e perseverança.
Como os jovens estão atentos à menor contradição entre o que falamos e o que fazemos, a maneira como nos relacionamos com os outros e reagimos aos altos e baixos da vida será o modelo que eles vão seguir – para o bem ou para o mal.
Ao abordar questões específicas da adolescência, como a rebeldia, a descoberta da sexualidade, o medo da rejeição, a pressão dos colegas e a atração exercida por comportamentos perigosos, Os adolescentes aprendem o que vivenciam responde àquelas perguntas que todo pai e mãe costuma se fazer nesses anos críticos:
* Até onde vão os nossos direitos sobre as escolhas dos nossos filhos?
* É possível dar mais liberdade aos jovens sem perder o controle sobre eles?
* Em que momento devemos conversar sobre drogas e sexo?
* Que tipo de regras precisamos manter e que benefícios devemos conceder à medida que eles vão crescendo?
* Como devemos lidar com a bagunça do quarto, a música alta e os modismos que nos tiram do sério?
****
“Como pai, eu acho que o poema As crianças aprendem o que vivenciamexpressa o valor dos laços familiares e a importância de dar amor e carinho aos nossos filhos. Apesar de as pessoas hoje em dia facilmente desconsiderarem esses ensinamentos, eu acredito que sejam fundamentais para o desenvolvimento das crianças. Fiquei profundamente impressionado e tocado com o poema. E espero que todos possam aplicar essas lições em suas famílias.” - Príncipe do Japão, Nahurito
Quanto mais forte for o nosso vínculo com os filhos, maiores serão as nossas chances de influenciá-los, pois eles estarão mais propensos a nos ouvir e a levar em consideração nossas orientações. Durante o conturbado período da adolescência, cultivar essa relação de amor e proximidade torna-se um desafio – e uma necessidade – ainda maior.
O grande mérito deste livro é mostrar aos pais como se manterem presentes mesmo diante da rebeldia e do natural desejo de afastamento dos jovens. Seguindo a filosofia expressa no poema que deu origem a seu livro anterior, As crianças aprendem o que vivenciam, Dorothy Law Nolte e Rachel Harris defendem que a melhor maneira de transmitir valores aos filhos adolescentes é através do nosso exemplo.
A maneira como vivemos, organizamos nosso tempo e tratamos os outros constituem o legado mais importante que passamos para a próxima geração. Por isso, temos que nos preocupar em criar padrões que ajudem nossos filhos a se tornar independentes, íntegros, realizados, felizes e capazes de construir um mundo melhor.
Intercalando histórias reais com dicas simples e eficazes, Os adolescentes aprendem o que vivenciam é um livro que todos os pais deveriam ter à mão para ajudá-los a atravessar essa fase de turbulências com tranqüilidade e sabedoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook