quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Existe forma ideal ou indolor de terminar uma relação?

/ /





Diariamente recebo em minha caixa de mensagens testemunhos de usuários sobre términos de relacionamentos. São experiências vividas pelos dois lados, tanto daquele que rompe com a relação, tanto daquele que sofre a ruptura. Nos dois casos existe o sofrimento em algum nível e em graus variados. Mesmo aquele que optou por terminar sofre por, muitas vezes, não saber se o fez da melhor forma, enquanto outros questionam se agiram corretamente ou se poderiam ter feito algo diferente, algo que evitasse a dor.

O fato é que não existe forma ideal ou indolor de terminar uma relação, mas existem meios mais sutis e cuidadosos de fazê-lo. 6 opções que podem ajudar nessa situação tão complicada:

1- Ser verdadeiro e dizer quando os sentimentos e planos mudaram Não adianta tentar insistir quando perceber que a convivência já não é mais a mesma e nem tão feliz e satisfatória como antes. Quando isso acontece tentativas demais podem ser desgastantes e acabar causando irritação o que leva a rompimentos complicados. Portanto saiba seus limites para não descontar no outro suas frustrações. Diga que o interesse que sentia foi mudando e que precisa ficar sozinha para colocar os sentimentos em ordem.

2- Admitir se não estiver disponível emocionalmente Algumas vezes acontece de conhecer uma pessoa, tudo correr relativamente bem, mas mesmo assim não se sentir entusiasmado. Nesse caso o recurso é ser sincero e dizer que apesar dos bons momentos, prefere seguir sozinho para não criar falsas expectativas. Uma relação necessita que os dois estejam envolvidos, disponíveis e comprometidos e, caso não estejam, um dos dois sofrerá.

3- Não desaparecer simplesmente Algumas pessoas optam por esse gesto imaturo e indelicado, gerando frustração, insegurança e fantasias naquele que foi abandonado. Deixando sem explicação alguém que acreditava estar em uma relação ou pelo menos começando uma. Seja maduro e apenas diga que não quer mais continuar, assuma seu posicionamento e converse, afinal está no seu direito não querer estar junto, mas é também um cuidado comunicar sua decisão.

4- O namoro é produto de um “trabalho a dois” Então não cometa o erro de responsabilizar o outro quando não der certo. O final nunca é culpa apenas de um dos lados, mas a escolha pelo término pode ser. Se o desejo é terminar diga o que sente, pode ser que esteja desgastado, desanimado ou que simplesmente não goste mais. Exponha o que sente e se responsabilize pelos seus sentimentos.

5- Faça uma escolha É comum em sites de relacionamentos conhecer algumas pessoas ao mesmo tempo e sair com mais de uma por um período. É necessário ter cuidado nessa situação e caso conheça uma outra pessoa por quem se sinta mais atraído, apenas faça uma escolha por uma delas. Não diga que existe um outro pretendente no circuito, pois essa é uma informação desnecessária que entristece, frustra e gera menos valia. Diga que tentou, que a considera interessante, bacana, mas que ainda não é o momento de se envolver. Acima de tudo não adie a conversa para que o outro não sofra ainda mais.

6- Nunca deixe o outro na dúvida por medo de machucar ao dizer a verdade O que para um seria apenas uma amizade, para o outro já poderia ser o início de uma possível relação. Se surgir esse desencontro seja honesto e diga abertamente, assim aquele que está mais envolvido emocionalmente será protegido de uma frustração ainda maior e se sentirá respeitado. Algumas vezes por medo de como o outro reagirá algumas pessoas adiam essa colocação. Diga que percebe uma diferença no que sentem e que não quer correr o risco de magoar e assim prefere terminar do que decepcionar.

Essas foram algumas sugestões para amenizar uma situação que é sempre muito delicada. Mesmo sendo cuidadoso, o mais importante é se colocar no lugar do outro e tentar compreender como ele se sente, olhar pelo seu ponto de vista. Buscar empatia com aquele que está ao seu lado é a melhor forma de evitar rupturas traumatizantes. Reflita antes de tomar essa atitude, use de experiências passadas, o que já ouviu, o que já te disseram e o que já foi dito por você, o que magoou e o que foi mais fácil. Escolha suas palavras de forma que elas reduzam a dor e o impacto na vida do outro e mais que tudo, nunca perca o respeito por aquele que está ao seu lado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook