sábado, 15 de fevereiro de 2014

Me apaixono pelas pessoas erradas?

/ /

Hoje ouvi uma conversa na rua entre duas moças onde uma dizia: “Ele só fica comigo porque eu o banco”. Está claro que esta moça tem consciência de que seu namorado é um interesseiro e, apesar disso, ela aceita “comprar” um namorado.
Isso me fez pensar em todos os outros relacionamentos destrutivos que são mantidos apesar das coisas horríveis pelas quais as pessoas passam. Pessoas se submetem a relacionamentos ruins onde são exploradas, desrespeitadas, desvalorizadas pelos parceiros, mas ainda assim estas pessoas não terminam a relação. Por quê?
A psicologia tenta explicar:

- Estas pessoas não percebem que estão num relacionamento destrutivo?

Psicólogo: Muitas vezes percebem sim mas podem acreditam que esta é a única forma que seria possível ter um relacionamento.

- O que caracteriza um relacionamento destrutivo?

Psicólogo: A agressão. Esta agressão tanto pode ser verbal, física ou psicológica.

- Porque estas pessoas simplesmente não rompem esse relacionamento?

Psicólogo: Muitos se sentem impotentes e mantem porque o outro não permite romper. Parece absurdo mas é mais comum do que imaginamos. Uma vez atendi uma pessoa que foi vitima de um sequestro relâmpago. O assaltante a levou ao banco para que ela retirasse dinheiro, mas sem um dado momento ela a deixou só e foi ao banheiro. Por incrível que pareça ela não fugiu ou não gritou por socorro. Ficou lá passiva só e apenas porque “ele mandou”. Infelizmente a agressividade em relacionamentos ruins tem este mesmo poder em algumas pessoas, elas simplesmente não caem fora porque o outro “mandou que ficasse”.

- Você considera válida a filosofia que diz “enquanto não encontro a pessoa certa vou me divertindo com as erradas”?

Psicólogo: Depende do quão errada é esta pessoa que você está colocando em sua vida. Se esta frase se referir apenas a um relacionamento sem maiores compromissos, ok. Mas se você se refere a um relacionamento destrutivo, claro que não é valido.

- Algumas pessoas trocam de relacionamentos com a esperança de encontrar alguém melhor, mas quando vão ver estão novamente em relacionamentos ruins. Porque isso acontece?

Psicólogo: O ser humano se sente confortável diante do “velho conhecido” e assim repetimos o que já não deu certo muitas outras vezes. É comum encontrarmos pessoas que estão sempre se relacionando com pessoas com o mesmo defeito, são alcoólatras, preguiçosos, violentos, etc. É claro que esta pessoa não tem consciência do que está fazendo, ela pode até dizer “ele não era assim”, mas com certeza ele deu mostras de ser assim e sua cegueira psicológica a impediu de ver.

- Porque as pessoas ficam cegas no inicio dos relacionamentos?

Psicólogo: Somos envolvidos por uma intensidade de sentimentos que embriaga. O ser humano é viciado em emoções fortes. Os parques de diversões vendem emoções fortes, o cinema vende emoções, etc. Adoramos tanto estar apaixonados que deixamos de lado até o obvio.

- Porque colocamos em nossas vidas e nos relacionamos com pessoas que não tem nada a ver conosco?

Psicólogo: O velho ditado de que os opostos se atraem só se aplica na física. Pessoas opostas podem até sentir atração umas pelas outras, mas o que está sendo chamativo é a oportunidade de viver uma realidade diferente através da outra pessoa. Essa atração passa em pouco tempo.

- As pessoas tentam se mostrar melhores do que realmente são só para conquistar?

Psicólogo: SIM. O que seria da vida sem marketing? Enganamos e somos enganados diariamente, mas o pior é que... gostamos disso. Gostamos que nos apresentem algo muito bom, e até perdoamos quando a realidade se mostra diferente mais tarde.  Ato de se enfeitar, melhorar seu currículo para obter aprovação acaba sendo percebido com “esforço pela vontade de conquistar”.

- Porque “os canalhas” são mais sedutores?

Psicólogo: Esses são s mais seguros. Não sentem medo de se colocarem e até de mostrarem suas imperfeições. Todo mundo adora pessoas seguras.

- Porque algumas garotas “doces” e tranqüilas têm namorados mal encarados e trambiqueiros?

Psicólogo: Pode ser que tentem compensar algo que gostariam de desenvolver em si mesmas. Não que elas queiram ser trambiqueiras, mas querem ousar, serem mais proativas e, como não conseguem buscam a proximidade com quem acreditam que tem estas “qualidades”.

- Porque as garotas “difíceis” são as mais desejadas?

Psicólogo: Tudo o que é difícil tem a ideia de ser melhor. Às vezes é verdade, outras não.

- Porque rapazes de boa formação se envolvem com moças “fáceis”?

Psicólogo: Muitas vezes eles se sentem incompetentes para conquistar alguém que realmente desejam.

- Porque algumas pessoas, mesmo sofrendo com seu parceiro (a) não consegue romper o relacionamento?

Psicólogo: Prisão emocional. Acreditam que seriam incapazes de levar a vida sem o outro. Acreditam que nunca mais encontrarão outra pessoa. Claro que todos estes pensamentos são disfuncionais e mentirosos e devem ser resigificados em uma psicoterapia.

- O que fazer para sair desse circulo vicioso e escolher o parceiro certo?

Psicólogo: Criar uma nova auto imagem, mais verdadeira e positiva. Saber quem realmente você é e qual seu potencial para identificar e conquistar pessoas que realmente mereçam estar ao seu lado.

- Existe psicoterapia para sair e até para evitar retornar a relacionamentos destrutivos?

Psicólogo: O processo de psicoterapia tem o objetivo de fortalecer a auto estima de forma que as pessoas não precisem mais de “muletas” emocionais, não precisem de ligações com pessoas que estão dando muito mais confusão do que companheirismo, calor humano, compreensão e afeto.

fonte: clínica de psicologia

Um comentário:

  1. Passando para deixar um abraço e desejando felicidades para o fim de semana!
    Bjs

    ResponderExcluir

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook