quarta-feira, 26 de março de 2014

8 Passos Para Salvar O Seu Relacionamento

/ /
O maior desafio da vida amorosa não é entrar num relacionamento, mas sim sustentá-lo com sabedoria a cada nova fase. A geração atual cultiva uma mentalidade de soluções rápidas e fáceis, sem ter nenhum trabalho essencialmente artesanal. Se deu errado, joga-se fora. Mas será que não vale a pena tentar consertar algumas coisas? Ou, mais importante, fazer uma manutenção preventiva para evitar problemas?  Para ajudar os casais a refletirem sobre isso, hoje eu trouxe algumas dicas para você, que percebeu que as coisas não andam muito bem e está pensando seriamente numa separação.

1- Assuma sua responsabilidade na relação

Enquanto você achar que a relação é feita de uma só pessoa que prejudica sua vida, nada mais terá solução. O primeiro passo para mudar qualquer coisa é assumir que você alimenta o problema que aflige sua vida. Sim, você cria problemas para si mesmo. Acostume-se a perceber como e quando faz isso.

2- Seja resiliente

Se é daqueles que não aguenta frio ou calor demais, acha tudo apertado, chato, feio, bobo e, por conta disso, desiste, talvez seja hora de rever se um relacionamento amoroso é pra você. O amor de uma vida inteira não é resultado de uma promessa bonita feita com música de fundo, mas resultado de um esforço cotidiano em lidar com cada nova fase e seu respectivo desafio. Relacionamento amoroso não é pra os fracos.

3- Admita que está fora de controle

Não adianta fazer pose diante das câmeras, você nem deve fazer ideia de como começar a colocar a casa em ordem. A aceitação de sua impotência é um dos pontos essenciais para que a melhora aconteça de verdade. Se está de nariz em pé, cobrando o outro pelos erros cometidos, já começa tropeçando. Os dois estão fora do eixo e precisam encontrar o fio da meada juntos.

4- Abra o jogo e ouça

Intimidade é muito mais do que nudez, verdades ácidas e convívio. Conheço casais que convivem juntos há anos e não têm uma intimidade real de tanto medo que alimentam um do outro. Eles mantêm dimensões pessoais completamente escondidas do parceiro, sob o pretexto de não serem vistos como fracos, “loucos” ou desajustados. O tempo de casal acaba expondo vulnerabilidades inevitáveis, eventuais falhas de caráter ou personalidades difíceis. Portanto, nessa hora de crise, só cabe abrir o coração e receber o que o outro também tem de pior.

5- Administre suas expectativas

Os sonhos de adolescência de uma sincronia perfeita, juras intensas e perfeição constante são os maiores causadores de desilusões amorosas. Esperar que o parceiro seja sempre uma rocha sólida de convicções, estabilidade e generosidade pode ser uma armadilha insuperável. Para que algo floresça ao longo do tempo é preciso deixar espaço para aquilo que não funciona ou é inconveniente. Imprevistos acontecem, e ser parceiro do outro no meio da tormenta é fundamental.

6- Redescubra o seu desejo

Mudamos a todo momento, nossa mente e corpo assumem formas variadas ao longo da vida. Assumimos papéis diferentes com o passar dos anos e nem sempre reparamos que o desejo também se modifica. De modo geral, queremos desejar sempre como coelhinhos juvenis, e nessa hora cabe a sabedoria da maturidade. Será que conseguimos nos excitar de uma forma que não seja essencialmente genital? Já se percebeu excitado pelo jeito que a pessoa acorda ou pela maneira que acena para chamar o táxi?

7- Resgate sua capacidade de amar sem idealizações

Com as idealizações já naufragadas, o casal precisa dar um passo mais ousado. Como continuar dando e recebendo o que há de melhor no outro? Muitos desistem, mas os que sobrevivem sabem a arte de oferecer um espaço privilegiado no mundo para o seu amor. Reserve o melhor assento, dê a maior parte do bolo, faça gentilezas despretensiosas e surpreenda com agrados aparentemente banais.

8- Administre conflitos com sabedoria

Algumas pessoas se alarmam quando algo sai fora do script ou quando passam por fases de baixa. Esse engano comum leva muitos a tomarem decisões precipitadas, como mudanças de comportamento, agressividade e até traições. Impasses dentro de uma relação devem ser olhados pelas duas pessoas. E só. Envolver parentes, amigos e amantes nessa história só acrescenta uma camada extra de problema. Pondere, respire, confie, se abra, se desarme e seja só um coração disponível para o outro. Mesmo os mais durões fraquejam diante desse tipo de autenticidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook