sexta-feira, 28 de março de 2014

O segredo para encontrar um amor de verdade

/ /



Eu quero, mas não acho.” Já perdi a conta de quantas mulheres me repetiram esse mantra! Minha experiência mostra que, quando a gente procura sem trégua e nunca acha alguém que valha a pena, tudo leva a crer que esse objeto de desejo seja uma miragem, uma ilusão. Em vez de fantasiar com Brad Pitt, melhor baixar a régua das expectativas, conforme os experts sugerem no livro que lanço este mês, Mulheres de Sucesso Querem Poder... Amar (Gente). Se encarar o homem atual com os pés fincados no chão, abrirá o leque de possibilidades na pirâmide dos relacionamentos.
No meu tempo de solteira, saía com uma amiga que decidia se ia paquerar ou não o sujeito conforme o sapato que ele usava. Reduzia as chances, concorda? Foi há 20 anos, mas não faz muito tempo li o texto de uma jornalista que desprezava homens de sapatênis. Isso é mesmo tão importante? Depois você dá de presente sapatos melhores ao seu eleito, ora.
Hoje, observo que os obstáculos para uma mulher achar sua cara-metade se tornaram bem mais refinados do que gostar ou não do sapatênis. Superar o principal deles, na minha opinião, exige uma guinada de 180 graus: precisamos desativar mentalmente aquele protótipo de companheiro ideal construído com a mãe e as amigas. Foi-se o tempo em que era preciso ligar-se a estereótipos de gênero, pois os dois sexos já alternam códigos e papéis com maior naturalidade. Farejadores de tendências do mundo todo cantam essa bola ao detectar que homens e mulheres se misturam mais, que não há a mesma diferenciação social de antes. Não quero dizer que são iguais. A genética nem permitiria. Mas que o horizonte está ficando mais unissex, ah, está.

Homem faz isso, mulher faz aquilo

Foi dormir na sua casa e usou seu creme? Também não é o bastante para tirar conclusões sobre a preferência sexual do sujeito. Como trazemos na memória muito do que ouvimos desde a infância, certos estigmas ficaram mesmo arraigados. Só que vivemos outros tempos: de diversidade, de flexibilidade, de parceria (não queremos mais um provedor, e sim um cuidador).
É um perigo para quem busca um relacionamento afetivo nos moldes modernos repetir o discurso retrô de que "homem faz isso, mulher faz aquilo; homem é assim, mulher é assado". Desculpe a franqueza, mas as exigências rígidas de como o outro deve ser ou agir são um convite a passar as próximas sextas-feiras vendo sozinha pinguins e golfinhos acasalando no Globo Repórter.
Na minha casa, meu marido detesta dirigir, eu domino o volante. E lá se vão 15 anos de motorista-chefe! Em compensação, até hoje eu não sei fazer café; ele prepara o melhor do mundo. E compra sonhos com recheio de creme para me agradar. Retribuo com beijos.
Infelizmente, é crescente o contingente de mulheres charmosas, inteligentes e guerreiras com dificuldades para encontrar um romance para chamar de seu. É um tal de junta-separa que anda levando as mais cautelosas a nem tentar. E agora? O desafio de cada uma é o de amar e ser amada por esse homem que está aí, mais perto do que imagina, também tentando "se achar".
E o que ele espera da parceira ideal? O psiquiatra Contardo Calligaris me deu a grande pista: que dê permissão para ele desejar coisas que ainda não desconfiava que desejasse, que autorize coisas que ele se proibia. Enfim, que o leve a querer ser um homem melhor. Pronta para esses novos desafios?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook