quarta-feira, 26 de março de 2014

Razões da traição

/ /



Foi-se o tempo em que os homens eram cafajestes e as mulheres, vítimas. A traição (em suas mais diversas formas) tornou-se, por assim dizer, generalizada e, muitas vezes, banalizada. Por se tratar de um assunto complexo e polêmico, publicaremos uma série de artigos a respeito do tema e contamos com seus comentários para enriquecê-lo!
Há muitos anos, traição significava que o cara transou com a secretária gostosa por ser um canalha e sua mulher, coitadinha, sofreu e chorou muito por causa do comportamento deplorável do marido. Se ela se separasse dele, seria “bem feito” para o cachorro. Se o perdoasse, é porque era muito burra e não tinha amor-próprio. Hoje, é comum ver mulheres com décadas de casadas arranjarem um garotão mais viril e ativo que o marido e pular a cerca se tornou bastante comum. Separar ou não se tornou uma questão muito mais financeira (será que vale a pena perder e gastar todo esse dinheiro?) do que emocional e muitos casos de traição são tratados como algo que, cedo ou tarde, “obviamente ia acontecer”. Mas por mais que os contextos e o tratamento que a sociedade confere à traição tenham mudado, ainda se trata de algo que muitas pessoas temem e porque muitas pessoas sofrem.
Por que os homens traem?
A exemplo do que acontecia há alguns anos atrás, muitos homens ainda acreditam que transar com várias mulheres mesmo estando comprometido com uma só denota masculinidade e garantirá respeito e admiração alheia. Contudo, esse conceito (embora ainda acreditado por alguns) cai cada vez mais por terra e dá lugar ao que diz que másculo e respeitoso é aquele cara que consegue, ao invés de conquistar várias mulheres quaisquer, conquistar aquela única que ele (e talvez muitos outros) deseja(m).
No entanto, não se pode tratar com hipocrisia o fato de que é possível, sim, que homens que amam suas parceiras as traiam. Faz parte da natureza masculina “caçar” e testar seu poder de sedução – e isso não é apenas histórico, mas também genético. Por mais que as mulheres esperem que seus namorados e esposos nunca mais tenham olhos para outras mulheres, isso nunca irá acontecer. Entretanto, a partir do momento em que deixamos de ser “homens das cavernas” e passamos a conviver em sociedade e respeitar determinadas regras, limites, direitos e deveres, todos fomos obrigados a conter nossos hormônios e lidar com eles de forma civilizada. Nenhum homem em sã consciência vai estuprar uma mulher e culpar a testosterona por isso. Assim como estar no período fértil não é desculpa para nenhuma mulher sair por aí abrindo as pernas pra todo mundo. Se não fôssemos capazes de lidar com nossos hormônios e controlá-los, viveríamos em um mundo, no mínimo, caótico. Os homens vão sempre olhar para o lado, isso é fato. Mas isso não quer necessariamente dizer que eles PRECISEM obedecer aos seus impulsos hormonais. Isso é opcional. Infelizmente, alguns homens optam pela opção pré-histórica.
Além da necessidade de auto-afirmação da própria masculinidade (motivo esse que já não figura dentre as razões mais comuns pelas quais os homens traem), muitas vezes a vontade de trair parte da insatisfação do homem com sua parceira – e ela pode se dar por diversos motivos. Quando a mulher deixa de se cuidar, quando ela se torna uma pessoa desleixada, pouco vaidosa, que não se preocupa com a própria aparência, ela dá, sim, ao homem combustível para que ele procure beleza e vaidade em outras mulheres. Quando o sexo entre o casal sem torna raro e sem sal, o homem também pode querer buscar adrenalina e excitação em outro lugar – por isso é tão importante apimentar a relação constantemente. Há, ainda, a combinação: “Namorada/Esposa ausente + Excesso de álcool”, pois o álcool triplica a probabilidade do homem trair sua companheira, especialmente se ela estiver muito ausente do relacionamento (seja sexual ou emocionalmente). Em casos mais incomuns, o “excesso” de independência e autoconfiança de algumas mulheres podem provocar insegurança em homens mais fracos, fazendo que eles traiam as companheiras “antes que elas os traiam”.
Dadas todas as razões que “justificariam” uma pulada de cerca por parte deles, é importante salientar que quando o relacionamento anda bem em todos os quesitos acima mencionados, nada disso acontece se ELE não quiser que aconteça. Esse papo de “aconteceu, eu não pude evitar” é pura balela (e isso serve tanto para homens, quanto para mulheres). A partir do momento em que ele acredita que ser monogâmico vale a pena, o homem não pensa mais em trair.
Por que as mulheres traem?
As mulheres seguem uma trajetória quase oposta à dos homens. Enquanto antigamente era raro ver mulheres traindo seus companheiros, hoje em dia esse número só aumenta. Parte disso se dá por causa da grande repressão sexual que as mulheres sofreram por muitos anos. Desde a segunda onda feminista (que ocorreu na década de 60), as mulheres lutam e conquistam um espaço antes que era quase que exclusivamente destinado a homens e com a terceira onda feminista, na década de 90, a prática da traição também entrou na lista de “conquistas” femininas, afinal, tratava-se de uma busca por “direitos iguais”.
Mesmo com essa busca por igualdade, enquanto os homens costumam trair por motivos físicos, a maioria das mulheres trai mais por motivos psicológicos. Há, sim, aquelas que traem por estarem insatisfeitas sexualmente com seus parceiros. Mas o que costuma acontecer, nesses casos, é uma conversa com o cara, que pode entender e tentar melhorar a situação ou achar que ela está delirando e, com o orgulho ferido, achar que não tem nada de errado com ele. É aí que mora o perigo. É bastante comum as mulheres tentarem resolver seus problemas caseiros com o parceiro através do diálogo, mas quando isso não surte efeito, muitas delas nem pensam duas vezes: vão buscar a satisfação perdida em outro lugar.
Mas a maioria dos casos de traição feminina se dá por motivos psicológicos diversos. Um motivo bem comum e recorrente é quando a mulher sente que o marido ou namorado não está dando atenção suficiente às suas necessidades (tanto sexuais quanto emocionais). Quando ela sente que o homem não se preocupa com a satisfação sexual dela, quando acha que ele não está dando carinho e atenção suficientes e, principalmente, quando ela sente sua auto-estima despencar porque o companheiro não mais a elogia, não demonstra mais desejo por ela, ela trai pra se auto-afirmar, para mostrar para a própria consciência que ela ainda é gostosa, que ela ainda consegue conquistar os homens e por aí vai. Grande parte das mulheres é muito insegura e precisa se sentir amada, desejada, e se ela não obtiver isso do seu parceiro, ela vai buscar outra pessoa que a faça se sentir assim.
Contudo, a “modalidade” de traição mais comum dentre as mulheres é a traição por vingança. Antigamente, se um homem traia sua parceira, ela chorava dias sem parar, lamentava sua condição e depois decidia se se separava do cara ou não. Hoje, quando a mulher é traída, ela dá o troco, independentemente de manter o relacionamento depois ou não – o que recai novamente na busca por “direitos iguais” pregada pelas feministas de plantão.
Por vingança, insatisfação, baixa auto-estima, insegurança ou auto-afirmação, a traição é, mais do que nunca, uma prática bastante em voga. Nos próximos artigos, falaremos sobre como identificar os sinais de uma traição às escuras e como recuperar a auto-estima e a autoconfiança após ser vítima de uma traição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook