sexta-feira, 25 de abril de 2014

Exercício é tratamento para quem tem SOMP

/ /

Doença pode ser contornada sem o uso de medicamentos, apenas com malhação

Uma mulher com ovários policísticos pode encontrar dificuldades na hora de engravidar, ter problemas com o ciclo menstrual, desenvolver diabetes, resistência à insulina e obesidade. O problema atinge de 7% a 10% da população feminina. Além disso, elas têm 1,5 mais chance de ter um infarto.
A doença é caracterizada pela falta de ovulação, menstruação irregular, aparecimento de acne, obesidade e excesso de pelos no rosto, nos glúteos, nas costas e na barriga. O problema aparece quando há uma produção irregular de testosterona que, em excesso, incentiva a formação de folículos que se prendem ao ovário.
A menstruação irregular pode ser o primeiro sinal a levar a mulher ao médico. No entanto, o diagnóstico só pode ser dado depois da realização de exames clínicos, laboratoriais - para constatar suas taxas de hormônio - e um ultrasom do ovário.
Engana-se quem acha que o tratamento é basicamente medicamentoso. Em vez de remédios, ginecologistas “prescrevem” exercícios. “Ginástica é tratamento de primeira linha para a maioria dos casos”, afirma a ginecologista Eliana Zucchi.

A doença também está ligada ao futuro aparecimento do diabetes. “Se a pessoa não tratar, daqui 20, 30 anos ela terá síndrome metabólica, que aumenta o risco de doenças cardiovascular e derrame cerebral”, afirma o ginecologista Sérgio dos Passos Ramos. Segundo o médico, mantendo o peso e exercitando o corpo é possível controlar a doença sem medicamento. “A doença estaciona”, diz ele.
E não é necessário ser um atleta para alcançar os benefícios do exercício físico. Basta apenas espantar o sedentarismo e apostar em algum tipo de atividade pelo menos três vezes por semana. Porém, mulheres obesas devem ficar mais atentas. “Se ela tiver programa de exercício, vai viver melhor, reduzir o peso e voltar a ter ciclos normais menstruais”, relata Ramos.
Medicação
Em casos específicos, os médicos podem receitar remédios para complementar o tratamento. Depois de uma análise minuciosa, os especialistas podem recomendar a pílula anticoncepcional ou, em mulheres com resistência à insulina, remédios para o diabetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook