sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Como lidar com pessoas vingativas

/ /
O princípio da reciprocidade é base na qual erigimos nossas  vidas em comunidade. Trocam-se mercadorias, palavras e cônjuges potenciais. Hoje em dia as trocas estão mais restritas, mas ainda assim estão muito atuantes nas nossas relações sociais e familiares. Construímos nossos vínculos nessas trocas, quando convidamos alguém, damos algo, aceitamos as dádivas a nós dadas e retribuímos. Numa vida saudável há um fluxo incessante de dádivas e contra-dádivas.
Mas nem sempre esse princípio funciona direito. Às vezes, ocorre a chamada reciprocidade negativa. Alguém faz algo que você entende que te prejudica e você quer retribuir, na mesma moeda, como dizem, também fazendo algo de ruim para a pessoa que te prejudicou. O ciclo, aos moldes da reciprocidade positiva, não tem fim, porque a pessoa que motivou o início da querela provavelmente não concordará que fez nada de errado, mas pensa que recebeu uma retaliação que não merecia e agora quer devolver com nova ação negativa. A raiva das pessoas só tende a aumentar — é a escalada da violência.
Duas medidas importantes podem ser feitas para lidar com pessoas vingativas. A primeira delas é se afastar dessas pessoas antes que você se torne objeto de vingança por motivos que você mal conhece. Isso nem sempre é possível na totalidade, pois tais vingadores podem estar dentro das famílias e dos ambientes de trabalho. Nesse caso, faça um afastamento na medida do possível, evitando, pelo tempo que for necessário, contato próximo.
A segunda medida é você jamais dar início ou continuidade aos ciclos de vingança. Se alguém fez algo de errado para você, procure dialogar com a pessoa e explicar porque foi prejudicado. Esqueça os planos de retaliação. Respire fundo por vários segundos para manter o controle. Afaste os maus pensamentos. Mantenha o silêncio para que suas palavras não sejam agressivas e destemperadas. O esforço vale a pena. Se a vontade de se vingar de tal pessoa for muito frequente, a melhor saída é a esquiva na medida do possível. Evite a pessoa e torça para que ela melhore e pare de te atormentar. Ou exerça o perdão, com máxima empatia, procurando se por no lugar do outro.
Note que, diferente da reciprocidade positiva, em que o resultado é a construção de bons e sólidos vínculos sociais, a reciprocidade negativa destrói os vínculos sociais. Uma pessoa vingativa sempre tenderá a ser mais sozinha.

Terapia Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook