segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Dependência no Relacionamento

/ /


Crie uma lista. Faça uma coluna para as coisas positivas que você tira do relacionamento e outra coluna para listar as coisas negativas. Cave fundo em sua vida para estabelecer se as conexões estão socialmente, mentalmente, emocionalmente e profissionalmente saudáveis.
  • Entre as coisas positivas que podem ser incluídas nesta lista deve estar a afobação que você sente quando a pessoa amada lhe nota ou lhe oferece algo. É o sentimento de dependência que você terá que aceitar e enfrentar.

Examine relacionamentos passados. Muitas pessoas que se tornam dependentes de outras já sofreram com relações familiares inadequadas. Muitas vezes, esses membros da família não eram confiáveis ou não forneciam alimentação básica, abrigo ou apoio emocional.
  • Se a pessoa em quem você está viciada lembra um membro da família ou um relacionamento passado, você pode estar tentando completar um relacionamento fracassado anteriormente através deste relacionamento atual. Você terá que separar os sentimentos das duas relações distintas para seguir em frente.

Mantenha um registro de relacionamentos. Escreva regularmente sobre como se sente com a relação e quais comportamentos, esperanças e fantasias você possui. Escrever sobre um relacionamento diariamente pode ajudá-la a evitar encobrir os maus momentos para protegê-lo.


Examine a relação. Anote as características físicas e pessoais do indivíduo. Então, anote quem é dominante na relação e procure evidências de tal pessoa tentando controlar a outra. Explique o tom do relacionamento e as cinco emoções mais comuns que você experimenta quando está com a pessoa.
  • Se muitas dessas características forem negativas, você pode começar a verificar as razões de estar enfrentando o vício em vez de um relacionamento saudável.

Aceite que um relacionamento não é saudável se houver evidências de uma manipulação abusiva, controladora e obsessiva. Você deve estar disposta a passar por uma dor emocional para se separar.


Preste atenção a quais partes do seu relacionamento são fantasia e quais são realidade. Nós temos uma tendência a manter fantasias sobre o que uma pessoa é na esperança de melhorá-la. Nós também podemos criar narrativas de fantasia sobre a relação que nós dizemos a outras pessoas.

Decida quais conexões físicas você tem com aquela pessoa, tais como finanças, habitação e projetos de trabalho. Entenda que você vai precisar de um tempo extra para romper essas ligações. Também pergunte a si mesmo se o seu vício em relacionamento é baseado em conveniências que você tenha combinado.
  • Por exemplo, mude a sua conta bancária e comece a receber seu salário em uma nova conta.
  • Além disso, considere procurar por novos lugares para alugar ou morar temporariamente.
  • Se você for casado ou tiver filhos, considere fazer sessões de terapia de casal e individual. Se quiser tentar trabalhar com o vício e entrar em um relacionamento saudável, será necessário bastante trabalho e uma terceira pessoa imparcial que possa falar com você sobre comportamentos obsessivos e de fantasia.
  • Remova álcool, drogas, comida, sexo ou outros gatilhos que possam estar implorando para ficar em uma situação de dependência.
Planeje atividades com pessoas positivas em sua vida. Você pode precisar substituir o feedback negativo que tem obtido do mau relacionamento por um feedback positivo de outra fonte. Renove as conexões agora.

Defina metas pessoais. Se você tem esquecido de si mesma por causa de um vício pessoal, tente escolher um hobby, começar a treinar para um evento de fitness ou tentar uma promoção no trabalho. Você pode encontrar outras maneiras de obter o reforço positivo do que aquelas encontradas em um relacionamento.

Faça uma lista de seus desejos independentes. Comece cada item com "eu quero" ou "eu gostaria" de modo que você possa começar a separar os desejos pessoais de desejos de relacionamento. Concentre-se em você enquanto tenta acabar com um vício.

Decida sobre como vai lidar com a pessoa se entrar em contato com ela no futuro. Você deve limitar o contato se a pessoa diminui sua autoestima e faz com que você se sinta pequena ou não amada.
  • Por exemplo, se a pessoa quiser falar ao telefone, sugira uma data e hora, e vá para a casa de um amigo para atender a chamada.
Espere por sintomas de abstinência. No lugar de euforia, excitação e paixão, você pode sentir medo, insegurança, solidão e pânico. Estas são partes normais do processo de rompimento de um vínculo que lhe deu alguns sentimentos positivos.

Não substitua drama por proximidade. Quando um relacionamento acaba, você pode querer se envolver em um melodrama apenas para estar vinculada à pessoa que costumava dar-lhe algo positivo. Evite o drama para romper mais rapidamente e com menos dor ao longo do tempo.

Anote seus pensamentos obsessivos sobre a pessoa. Mantenha um diário com você, para que seja possível descrever adequadamente fantasias, sentimentos compulsivos e a dor que sentes.

Enfrente os sentimentos de solidão ou depressão. Se você se sentir cronicamente deprimida, arranje um conselheiro ou converse com seus amigos. Sentimentos de inutilidade não podem ser erradicados com relacionamentos; eles são apenas adiados até mais tarde.
  • Lide com suas próprias questões de autoestima agora, antes de começar a namorar novamente.
Entre em um grupo de apoio que trabalhe com vício em amor e sexo. Você pode ser capaz de ver como os outros lidam com as endorfinas e o comportamento obsessivo associados com o amor.

Continue esperando. Um estudo realizado pela Universidade Northwestern mostrou que as pessoas superestimam o quão mal elas vão se sentir depois de uma separação. O rompimento que você tanto teme pode ser mais fácil de ser superado do que você pensa.

2 comentários:

  1. Oi Deia, adoro o blog! E tou com uma dúvida, daquelas que preciso ouvir um conselho de alguém de fora mesmo!
    Então tou pensando em terminar com meu namorado pois acho que ele não me tem tratado muito bem mas falta a coragem e a certeza que isso é o certo.
    Eu gosto bastante dele e por isso está sendo tão difcil..

    Então imagine a situação.. ele é mt trabalhador e a carreira é a prioridade dele.. o trabalho ocupa-lhe quase todo o seu tempo e ainda é um trabalho onde tem que lidar com muitas mulheres.

    No entanto a gente se envolveu um dia.. e passado uma semana (a qual eu tinha decidido que aquilo tinha sido algo passageiro) ele voltou e tentou me levar pra sair.. acabei por aceitar eventualmente e a partir dai fomos passando cada vez mais tempos juntos e começamos a namorar.. nem eu nem ele forcamos nada.. no entanto já se passaram cerca de 6 meses e cada vez ele ta mais ocupado com o trabalho , disse-me até que o patrão dele falou que ele andava muito distraido comigo e que devia se afastar um pouco de mim (coisa que ele fez, e a gente só se via umas 2 ou 3 vezes por semana, e sempre sem interferir com o trabalho dele..). No entanto tenho visto que ele tem andado muito com uma "amiga", pra todo o lado a toda hora.. coisas que eu costumava fazer com ele antes, ele faz com ela agora.. Quando eu dou uma crise de ciumes ele fica chateado e se afasta de mim. Além disso, ultimamente pode passar dias e dias que ele não me procura.. se eu não ligar, ele não diz nada.. E muitas vezes quando ligo ele não atende.. mas outras atende todo normal (porque ele não vê qualquer problema em a gente namorar e passar mais que uma semana sem se falar) e ainda tenta combinar algo. Coisa que na maioria das vezes também não acontece porque ele não aparece e nem avisa.. Ai depois sempre tem uma desculpa que apareceu trabalho e eu fico sem saber o que dizer.. eu já tentei não ligar, dar um gelo, ficar na minha.. Mas parece que ele nem repara...

    Nossa eu gosto demais dele.. e queria mesmo que as coisas dessem certo.. mas parece que ele nem sente minha falta.. que tudo é mais importante.. até a coisa mais simples..

    Será que estou exagerando em querer terminar tudo?? Ou Será que devo ser mais paciente? Vai que isso é só o jeito dele..

    Espero uma resposta.. obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo exagero nenhum de sua parte. Melhor mesmo e acabar com tudo. Ficar esperando o quê? Até quando? Quanto mais esperar por uma atitude digna dele, mais tempo estará sofrendo e logo acarretará muito tempo de frustração em sua vida. Afinal, de que vale amar tanto se o amor agora só lhe causa dor?Olha, quando o sofrimento é tamanho, quando chega naquele ponto onde não existem mais escolhas, por mais apaixonada que uma mulher esteja - seja pela dor ou pela inteligência - ela irá se libertar.Oras, e se ele te amasse, o que mudaria!? Por acaso seria mais fácil aceitar todo o desprezo, a falta de carinho e as sacanagens, é isso?Porque se perceber bem, verá que sempre existe uma necessidade de querer justificar o mal que recebe.Só que existe um grande remédio contra o desapego: A RAZÃO!! E contra a razão não adianta lutar nem tentar se iludir, porque não serei eu e nem ninguém no mundo que irá convencê-la.Não!!!!! Quem tem que enxergar é você. Se ele não te dá carinho, é porque não te ama!! Se ele some e só aparece para "molhar o biscoito" de vez em quando, é porque você só serve para o sexo!! Amor não rima com desprezo, será que é tão difícil assim entender!?Vai doer, você vai sofrer muito, mas a dor não será nada se comparada com o que irá sofrer se permanecer no erro. LARGA MINHA FILHA, LARGA DESSE OSSO. Desapega logo. Mas não vale largar e depois pedir pra voltar, se fizer isso ele vai pisar mais ainda em você. A escolha é sua: SER FELIZ OU INFELIZ? O que deseja?

      Excluir

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook