quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Como Deixar de Amar Alguém Que Não te Ama

/ /



Permita-se sofrer por um tempo. Quando você ama alguém que não te ama, dói. Para superar essa pessoa, você precisará se deixar sofrer por essa dor e pela oportunidade perdida. Não há nada de errado em sofrer, contanto que você não fique sofrendo eternamente. Na verdade, é mais saudável se permitir ficar triste, do que é tentar suprimir suas emoções.
  • Se puder, reserve um tempo para processar sua tristeza. Isso ajudará a criar um espaço de cura para que você possa lidar com o sofrimento. Por exemplo: quando você perceber (ou lhe contarem) que a pessoa não vai te amar de volta, então você deve reservar um tempo para ficar sozinho em algum lugar, mesmo que seja somente numa caminhada de 15 minutos para o trabalho.
  • Evite chafurdar no desespero, porém. Se você não sai de casa há semanas, não toma banho e está usando aquela roupa de dormir velha e surrada que deveria ter sido queimada há tempos, você está passando dos limites. É natural se sentir triste, mas se você não tentar encontrar o foco da sua vida novamente, você vai continuar pensando nisso e amando aquela pessoa.
Passe um tempo longe da pessoa. Parte do que é criar um espaço para você ficar triste e seguir em frente, é não ter essa pessoa como parte da sua vida. Você não precisa cortá-la por completo da sua vida, mas precisa dar um tempo dela.
  • Você pode até mesmo falar com ela e dizer algo do tipo "Eu sei que você não me ama como eu te amo. Eu só quero agora um pouco de espaço para superar isso". Se a pessoa for boa, ela lhe permitirá isso, mesmo que se sinta um pouco triste com a distância.
  • Se a pessoa que você está tentando parar de amar é alguém em quem você confiava bastante no passado e era seu porto seguro, encontre alguém diferente para ajudar a preencher esse espaço. Pergunte a um amigo se você pode contar com ele quando sentir uma vontade incontrolável de falar com a pessoa com a qual você está tentando manter distância.
  • Remova a pessoa das suas amizades nas redes sociais, ou pelo menos oculte as postagens dela, exclua o contato dela do seu celular para que você não se sinta tentado a entrar em contato com ela novamente. Você não quer ser lembrado constantemente sobre essa pessoa e tudo o que ela está fazendo. Isso dificultará ainda mais o seu distanciamento.
Entenda que foi melhor assim. Não importa o quão boa a pessoa seja, você está melhor sem amar alguém que não retribui esse sentimento. Além do mais, estar apaixonado por alguém pode fazer você não enxergar os defeitos da pessoa. Parar de amá-la pode exigir de você identificar os motivos pelos quais o relacionamento entre vocês não funcionaria.
  • Faça uma lista dos defeitos da pessoa. Você não precisa ser cruel, mas definitivamente há coisas nela que irritam qualquer um. A pessoa que você ama usa roupas horrendas? Ela é grossa com os atendentes? Ela conta piadas realmente horríveis? Se você estiver com dificuldades em criar uma lista, peça ajuda de um amigo em quem possa confiar.
  • Além disso, procure pelos espaços que criariam um relacionamento difícil entre vocês, se a pessoa te amasse também. Por exemplo: talvez a extrema ansiedade social dela faria com que fosse quase impossível para ela lhe dar a validação que você precisa em um relacionamento.
Livre-se de objetos de recordação. Você pode chorar por se livrar delas, mas é um passo importante no processo de cura. Ter essas lembranças só irá dificultar a sua melhora e não é isso o que você quer! Você não precisa fazer uma fogueira e jogar todas as lembranças nela, e você deve evitar mandá-las de volta para a pessoa que não te ama com um bilhetinho dizendo "Obrigado por nada."
  • Conforme você vai passando por cada item, pense na memória associada a ele, depois imagine você colocando essa memória em um balão. Conforme você se livra da coisa, imagine o balão subindo cada vez mais e mais até você nunca mais poder vê-lo.
  • Se você tiver objetos físicos que estão em bom estado, considere doá-los para um brechó, ou para um abrigo de moradores de rua. Imagine todas as novas memórias felizes que aquele moletom gigante / ursinho de pelúcia / CD trará para o seu novo dono e deixe que essas novas associações simbolizem a transformação que você está passando em sua vida.
Evite os gatilhos de memória. É difícil se curar de um amor não correspondido se você está constantemente se lembrando da outra pessoa. Evite procurar aquela música que te lembra da pessoa, ou dos momentos maravilhosos que vocês passaram juntos.
  • Os gatilhos de memória podem ser qualquer coisa, desde olhar uma foto da pessoa no seu feed de notícias do Facebook, até ouvir uma música que você associou a um momento maravilhoso que você passou com a pessoa. Pode até mesmo ser um cheiro (como uma torta de maçã, porque uma vez você fez um torneio de tortas de maçã com a pessoa, por exemplo).
  • Se você sem querer encontrar um gatilho, o que provavelmente acontecerá, é melhor reconhecer o momento e seguir em frente. Não se prenda aos sentimentos que inevitavelmente irão surgir. Por exemplo: se a música que você associou à pessoa passar no rádio, desligue ele, ou mude de estação. Reconheça a tristeza e o arrependimento que lhe toma e direcione sua atenção para algo positivo, ou neutro (o que você vai jantar, ou aquela viagem que está se aproximando).
  • Lembre-se, você não vai ter que evitar estes gatilhos para sempre. Você só quer facilitar ao máximo o processo de cura e essas lembranças constantes podem dificultar isso. Quando você tiver seguido em frente, os gatilhos ainda podem lembrar você da pessoa, mas eles serão menos dolorosos.
Evite ficar bêbado e ligar, ou mandar mensagens para a pessoa. Esse é um grande passo e também é algo incrivelmente embaraçoso se você fizer. Importunar a outra pessoa enquanto bêbado por ela não te amar, ou ficar choramingando sobre como você está magoado é uma forma garantida de fazer com que a pessoa realmente não queira nada com você. Não tem problema ficar bêbado, contanto que você tome algumas precauções antes disso.
  • Dê seu celular para um amigo (de preferência o motorista da vez) instruindo claramente para que ele não lhe devolva, independentemente da desculpa que você der, ou o quanto o seu eu bêbado implore.
  • Exclua do seu celular a outra pessoa. Assim você não terá a opção de ligar para ela ou mandar mensagem quando estiver bêbado.
Distraia-se. Embora seja impossível não pensar em algo, é possível distrair seus pensamentos sempre que você começar a descer por essa estrada. Sempre que aquelas memórias começarem a aparecer, distraia-se com outro pensamento, atividade, ou projeto.
  • Ligue para um amigo. Leia aquele livro maravilhoso. Assista um filme hilário. Construa algo. Trabalhe no jardim. Encontre algo onde você possa se concentrar por tempo o bastante para tirar a pessoa da sua cabeça por um tempo. Quanto mais você criar o hábito de não pensar na pessoa, mais fácil ficará.
  • Evite tentar se forçar a não pensar na pessoa, porque isso só irá chamar sua atenção para isso mais vezes. Em vez disso, quando você se encontrar pensando nela, distraia sua atenção para outra coisa.
  • Um bom truque é reservar um tempo no qual você pode pensar nessa pessoa. Quando você começar a perceber os pensamentos surgindo na sua cabeça, você pode dizer para eles "Agora não. Eu lido com vocês mais tarde". Por exemplo: você pode definir uma hora por dia, no começo. Durante o dia você reserva esses pensamentos sobre a outra pessoa e depois lida com eles durante uma hora. Assim que a hora acabar, você volta a sua vida normal.
Não sabote o seu processo de cura. Há certas coisas que você precisa parar de dizer a si mesmo. Certos padrões de pensamento podem sabotar o seu processo de cura e fazer com que seja muito mais difícil seguir em frente.
  • Pare de dizer: 1) Eu não posso viver sem ele/ela; 2) Eu não consigo parar de amá-lo(a); 3) Eu o(a) amo mais do que qualquer outra pessoa; 4) Eu não consigo amar mais ninguém; 5) Não há ninguém melhor que ele/ela; 6) Ele/ela é perfeito(a).
  • Lembre-se de que as pessoas e as situações mudam. O que você sente agora não é o que você vai sentir pelo resto da vida, especialmente se você está trabalhando ativamente para se sentir diferente.
Mude sua rotina. Estudos mostram que fazer algo novo, como entrar de férias, ou até mesmo tomar um caminho diferente para o trabalho, é com certeza uma das melhores formas de quebrar hábitos antigos e substituí-los por novos.
  • Se você não puder fazer isso de forma grande, faça pequenas mudanças diárias. Visite uma nova parte da cidade. Tente sair no sábado à noite. Entre numa banda. Aprenda um hobby novo, como cozinhar, ou fazer rapel.
  • Tente evitar fazer algo super drástico, a menos que você realmente queira. É nessas horas que muitas pessoas cortam todo o cabelo, ou fazem uma tatuagem. É melhor esperar até um pouco depois da cura inicial antes de fazer esse tipo de mudança.

Encontre-se. Devido ao fato de você estar tão mergulhado em amar alguém, você acabou esquecendo como é ser você mesmo. Curar-se de um amor não correspondido é um excelente momento para descobrir quem você é, debaixo de todos os sentimentos que você tem por essa pessoa.
  • Trabalhe no seu crescimento pessoal, interno e externo. Entre em forma, ou melhore sua aparência, para ajudar a aumentar sua confiança. Descubra áreas em você mesmo nas quais você precise trabalhar. Por exemplo: talvez você tenha problemas em comunicar seus sentimentos, talvez você possa tentar melhorar nesse sentido.
  • Desenvolva coisas que te façam ser autêntico. Embora você tenha passado tanto tempo obcecado com a outra pessoa, aspectos importantes da sua vida ficaram definhando, deixados de lado. Envolva-se nas coisas e com as pessoas para as quais você não teve tempo suficiente enquanto estava lidando com esse amor não correspondido.

Saiba quando você estiver pronto para seguir em frente. Não há um tempo definido para se seguir em frente depois de um amor não correspondido. Todo mundo tem um ritmo diferente. Porém, existem alguns sinais de que você está pronto para seguir em frente e superar a pessoa que não estava interessada em você.
  • Você começa a perceber o que está rolando com as outras pessoas. Muitas vezes, quando se está no estágio do sofrimento, você costuma ficar um pouco egocêntrico. Quando você começa a se interessar no que as outras pessoas estão fazendo, você descobrirá que está no caminho certo do processo de cura.
  • Você parou de pensar se é a pessoa que caiu em si e te ama tanto quanto você quando você recebe uma ligação (especialmente se for de um número que você não conhece).
  • Você parou de se identificar tanto com músicas e filmes sobre amores não correspondidos. Na verdade, você começou a expandir seu repertório incluindo coisas que não são sobre amor, ou sobre a dor dele.
  • Você parou de fantasiar sobre o seu amor não correspondido subitamente perceber que de fato ama você e sempre amou e de repente aparecer na sua porta, de joelhos.

Evite a recaída. Mesmo quando se está pronto para seguir em frente, você pode às vezes ter uma recaída se não tiver cuidado. É como tirar os pontos de um corte cedo demais. Ele está se curando bem, mas não está pronto para exercícios pesados ainda.
  • Evite fazer coisas com a pessoa, ou deixar que ela volte para sua vida, até você ter certeza de que isso não fará com que você volte a estaca zero.
  • Se você perceber a recaída, não fique tão preocupado! Você já se esforçou bastante para superar a pessoa e esse trabalho valerá a pena. Essas coisas acontecem e se você desistir de cara, será muito mais difícil a longo prazo.

Coloque-se nas ruas de novo. Saia, apareça, conheça pessoas novas, paquere e lembre-se de como é bom se sentir um bom partido. Sua confiança com certeza precisa de um incentivo - e enquanto isso, você conhecerá pessoas novas. Na verdade, sempre tem alguém que é de alguma forma melhor do que a pessoa que você estava querendo - mais bonita, mais divertida, mais inteligente, mais pé no chão - tome nota disso. Você começará a ver as coisas de outra perspectiva.
  • Você não precisa necessariamente ficar caçando um novo relacionamento. Apenas aproveitar a presença de pessoas novas pode ser uma ótima forma de se reerguer.
  • Tome muito cuidado para não ficar com alguém para esquecer a outra pessoa. Às vezes esse é exatamente o remédio que você precisava, mas só funciona quando se está emocionalmente pronto para isso, quando se é franco consigo mesmo sobre o fato de que é algo casual e quando se está sendo honesto com a outra pessoa de que é isso o que está acontecendo. Não deixe a pessoa se sentir tão miserável por se apaixonar por você como você se sentiu pela pessoa por quem está tentando esquecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook