quinta-feira, 8 de setembro de 2011

TPM: INFERNO FEMININO

/ /



O quanto sofre a mulher com a chamada TPM, "o inferno feminino". Muitas já aceitam resignadas como uma rotina que têm que suportar mensalmente.
Irritação, ansiedade, tensão nervosa, vontade incontrolável por doces. Estes são sintomas comuns que caracterizam a famosa tensão pré-menstrual. Até aqui nenhuma novidade para mulheres que sofrem com a TPM todo mês. A boa notícia é que estudos revelaram determinados nutrientes que podem atenuar, ou até mesmo eliminar, os incômodos da tensão pré-menstrual. A especialista em Nutrologia e Terapia Biomolecular, Maria Elizabeth Ayoub, explica que a TPM é classificada como uma síndrome, já que é um conjunto de sintomas que aparecem na segunda fase do ciclo menstrual (próximo à menstruação) e está dividida em quatro tipos: TPM A, C, H e D.
Na TPM tipo A, as mulheres se sentem ansiosas, irritadas e tensas, podendo até ser agressivas. É o tipo mais frequente. O tipo C caracteriza-se pelo aumento de apetite (com predomínio da vontade de chocolate), fadiga, dor de cabeça e palpitações. Já o aumento de peso súbito de dois a trés quilos, aumento das mamas, dor e distensão abdominal, são sintomas do tipo H. O tipo D é o menos frequente e os sintomas predominantes são depressão, choro, sonolência ou insônia, e confusão mental.
As condições para o surgimento dos sintomas são múltiplas e variam a cada organismo. Maria Elizabeth afirma que uma mesma mulher pode apresentar os sintomas de um ou mais tipos de TPM.
O tratamento depende do tipo de tensão pré-menstrual que a mulher apresenta. O primeiro (e fundamental) passo é a desintoxicaçõo do fígado. Isso porque as funções metabólicas deste órgã são imensas. "Ele está diretamente envolvido com o metabolismo dos carboidratos, das gorduras e das proteínas, além de armazenar vitaminas e minerais na produção de colesterol e hormônios", diz Maria Elizabeth.
A desintoxicação envolve aumento da ingestão de líquidos, fibras, frutas e vegetais. Além disso, deve-se evitar a ingestão de alimentos que aumentem a formação de toxinas, como carnes gordurosas, açúcar, álcool e cafeína em excesso. Iniciar ou manter um programa razoável de exercícios físicos também ajuda o processo.
"O objetivo da desintoxicação é evitar um desequilíbrio nos níveis hormonais, principalmente entre o estrogênio e a progesterona (hormônios femininos), alám de prevenir deficiências de algumas vitaminas e alguns minerais que são de fundamental importância no período menstrual", ressalta a especialista. Recomenda-se também o aumento da ingestão de alimentos que contenham os nutrientes necessários para reequilibrar e corrigir a síndrome.
Para mulheres que sofrem com a TPM tipo A, a recomendação compreende uma suplementação de vitaminas do complexo B, vitamina E e magnésio. As vitaminas do complexo B são encontradas nos cereais integrais, carnes magras (peixes e aves), soja, frutas (destacando banana, abacate e ameixa), vegetais (como a couve flor, brócolis e repolho)e batata. Já o magnésio é encontrado nas verduras e frutos do mar.
Quem apresenta sintomas da TPM C deve ter uma alimentação rica ou fazer uma suplementação de magnésio. "O intenso desejo por chocolate, manifestado pelas mulheres com a TPM tipo C pode ser um sintoma clínico de deficiência de magnésio", explica Maria Elizabeth.
Um consumo exagerado de sal, fonte de sódio, também auxilia na retenção de líquidos e há uma perda de cálcio, além de estimular uma maior liberação de insulina pelo pâncreas, o que além de inchar também ajuda a engordar. Por isso, mulheres com a TPM H devem evitar abusar do sal nesse período.
"Podemos dizer que a TPM, em qualquer das suas manifestações, pode ser uma decorrência de desequilíbrios hormonais e certamente nutricionais", diz a especialista. Recomenda-se, portanto, que haja uma redução no consumo de gorduras animais e um aumento na ingestão das gorduras "boas", que estão presentes no óleo da linhaça, nas sementes de girassol e gergelim, no abacate, no óleo da prímula, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook