quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Cintilografia Renal

/ /
Como sabem os meus seguidores eu estive esta semana em fase  de exames, tenho uma IRC.
e passei por Cintilografia Estática e Dinâmica, vou postar abaixo as definições e o porque ela é indicada.




CintilografiaRenal

·   DEFINIÇÃO

A cintilografia renal é um exame utilizado para a avaliação visual do funcionamento renal. Ele permite visualizar a concentração do radiofármaco (substâncias emissoras de radiação utilizadas na medicina para radioterapia e para exames de diagnóstico por imagem), o tamanho, a forma, a simetria e a posição dos rins. No entanto, a avaliação visual das impressões diagnósticas dessas imagens tende a ser um processo subjetivo. Isso faz com que ocorra variação entre as interpretações feitas por diferentes especialistas.

A cintilografia renal compreende dois procedimentos distintos: CINTILOGRAFIA RENAL DINÂMICA e a CINTILOGRAFIA RENAL ESTÁTICA.

A cintilografia renal dinâmica estuda a função do rim de filtrar o sangue e formar e excretar a 'urina radiomarcada', através de imagens seqüenciais deste processo, permitindo a análise da dinâmica e excreção renal. O método utiliza-se do radiotraçador DTPA-99 mTc, que após ser injetado na veia é filtrado pelos glomérulos renais (unidade funcional dos rins, composta por um ramalhete de capilares circundados por uma membrana denominada cápsula de Bowman, através da qual se produz a filtração do sangue e eliminação dos resíduos metabólicos) e em seguida excretado através da via urinária.

A cintilografia renal estática consiste em imagens estáticas através do uso do radiofármaco DMSA-99 mTc que se concentra e se fixa aos túbulos do parênquima renal de maneira proporcional à função tubular e integridade do córtex renal.
·   INDICAÇÃO
A) Cintilografia renal dinâmica ( DTPA-99mTc), tendo como principais indicações:

- avaliação da função glomerular dos rins;

- avaliação da via excretora renal, principalmente nos casos de dilatação do sistema coletor e para diferenciar entre processo obstrutivo mecânico ou estase funcional;

- em casos de suspeita de hipertensão renovascular;

- avaliação não detalhada do fluxo sanguíneo renal;

- avaliação pós transplante renal;

- alternativa na avaliação de refluxo vésico-ureto-renal.

B) Cintilografia renal estática ( DMSA-99mTc), tendo como principais indicações:

- avaliação da função tubular dos rins;

- avaliação da anatomia cortical;

- diagnóstico de pielonefrite aguda;

- avaliação e seguimento de infecção urinária e/ou pielonefrites de repetição;

- diagnóstico de anomalias renais (ex.: rim em ferradura, rim único, cistos);

- diagnóstico diferencial de pseudotumores renais.

·   RISCOS PARA A SAÚDE

Os riscos são mínimos, relacionados apenas a probabilidade de reação adversa a medicamentos (incluindo reação alérgica), uma vez que se injeta radiotraçador renal em veia periférica. O tipo de reação mais verificado é rubor cutâneo temporário (pele avermelhada), não havendo nenhuma reação grave que necessitou de hospitalização ou que tenha causado seqüela para saúde.

Não existe dano ou risco algum para o paciente nas doses de radiação habitualmente utilizadas nos procedimentos diagnósticos de medicina nuclear. A exceção seria no caso de mulheres gestantes (principalmente no 1º trimestre) e em amamentação, pois devido a maior sensibilidade do feto e recém-nascido, evita-se a exposição a qualquer nível de radiação, sendo, portanto, contra-indicado a realização de exames de medicina nuclear em gestantes e mulheres em amamentação.

·   PREPARAÇÃO DO PACIENTE

- Não é necessário jejum;

- A bexiga urinária deve estar vazia antes do exame;

- Beber de 2 a 4 copos de água cerca de 5 a 10 minutos antes do exame;

- Vestir roupas confortáveis, sem excessos de botões ou peças metálicas;

- No exame de cintilografia renal dinâmica, recomenda-se suspender diuréticos 24 horas antes ou no dia do exame;

- Em caso de avaliação de hipertensão renovascular com prova de captopril, o preparo é diferente, havendo necessidade de jejum e suspensão de certos medicamentos.
Como é realizada a cintilografia renal?
·   REALIZAÇÃO DO EXAME

A) Cintilografia renal dinâmica (DTPA-99mTc):

- Beber líquidos e esvaziar a bexiga antes do exame;

- Após urinar e ser encaminhado para a sala de exames, deitar-se na maca do aparelho de medicina nuclear;

- Em seguida será puncionado e colocado um acesso venoso, em geral no braço;

- Será administrado o radiofármaco com duração de aproximadamente 30- 40 minutos.

- Na maioria dos casos, será administrado no acesso venoso um medicamento que estimula a formação da urina, em geral após 10-15 minutos do início do estudo ou, nas crianças de colo, logo no início do exame;

- Após o término das imagens iniciais, pode ser necessário urinar e adquirir uma imagem pós-miccional, com duração média de 1 minuto.

- Por último será retirado o acesso venoso e, caso não haja necessidade de mais nenhum procedimento, liberação da clínica. Recomenda-se beber líquidos normalmente durante o dia e urinar com certa freqüência para estimular a eliminação da mínima radioatividade residual.

B) Exame de cintilografia renal estática ( DMSA-99mTc):

- Não é necessário jejum e deve-se urinar durante o exame;

- A primeira etapa consiste apenas na injeção venosa do radiofármaco DMSA-99mTc, com duração média de 10 minutos;

- Após a injeção será marcado horário de retorno para aquisição das imagens renais, em geral 4 a 6 horas após a injeção. Este intervalo de 4-6 horas é o tempo necessário para o radiofármaco ser concentrado de maneira adequada nos rins;

- A Segunda etapa consiste na aquisição das imagens dos rins, durando em média 15 minutos e não havendo necessidade de novas injeções;

·   RESTRIÇÃO APÓS O EXAME

Após a cintilografia renal, o paciente deverá permanecer afastado de gestantes e crianças de colo por pelo menos 24 horas, período necessário para que os níveis de radiação cheguem a valores insignificantes. Não há necessidade de afastamento do trabalho após o exame, exceto quando tiver contato constante com gestantes e crianças de colo, sendo que quando necessário, emitido atestado de afastamento por 1 a 2 dias a contar da data da cintilografia.


Ac. Renata Andrea Santos
Colaboradora de conteúdo eletrônico – SBU - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook