quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

COISAS SOBRE CARROS QUE VOU ENSINAR PARA MEUS FILHOS :

/ /

Já sabemos o quanto as experiências de nosso pai podem nos influenciar, por isso, gostaríamos de lembrar as coisas que todos os pais deveriam ensinar a seus filhos – mesmo as coisas que nem todos gostam de aprender.


O que é legal e o que é cruel
Uma das coisas mais importantes que os pais podem ensinar aos filhos é como não parecer um idiota. Os pais já estão no pedaço há algum tempo, eles entendem do riscado, e têm a ginga. Também sabem que entradas de ar coladas e faixas verdes fosforescentes fazem você parecer um pirralho. É tarefa do pai guiá-lo pelo caminho de um obcecado por carros – um que respeita o passado e procura meios de aproveitar suas lições para construir o futuro.
O lado financeiro
Você quer um Corvette (ou um Mustang) como seu primeiro carro? Mesmo que seja um carro antigo, boa sorte na hora de pagar o seguro. Pais são ótimos em levar algum juízo aos garotos e fazê-los analisar melhor a situação. Claro que aquele Mustang clássico possa ter um lance mínimo de R$ 10.000 e anda bem, mas quantos empregos você vai precisar para pagar a gasolina, pneus, óleo e o seguro? Toma aqui a chave da sua perua Volvo.
A diferença entre querer e poder
O trabalho do pai é de proteger, prover e ensinar. Ele guia seus filhos da melhor maneira possível por um mundo cheio de bizarrices, e ele tenta dar o melhor conselho possível. Parte disso inclui ensinar às crianças como equilibrar a vontade com a necessidade. A vontade guia os jovens a fazer péssimas escolhas de compra, como um esportivo antigo e surrado que só em consertos leva a falência. A necessidade te leva à faculdade com uma perua (Volvo, por exemplo) porque isso o ajuda a carregar suas tranqueiras. Saber a hora de comprar de maneira inteligente é algo que os pais fazem parecer fácil.
Saber quando arrepiar
Em muitas famílias, é obrigação do pai estabelecer as regras. Quando as crianças não prestam atenção à mãe, cabe a ele a responsabilidade de fazê-las obedecer. O mesmo pode ser dito do que ocorre nas estradas, mas toda regra tem sua exceção, e os pais já foram crianças um dia. É sua prerrogativa deixar as regras de lado de vez em quando e ensinar aos garotos como se divertir, desde que de forma responsável. Um pai ensinar a seu filho como fazer um zerinho ou arrancar cria um vínculo que nenhum acampamento escoteiro pode oferecer. Mesmo que seus filhos nunca esperem isso, todo pai sabe os melhores locais para pisar fundo sem preocupações. Estas são as coisas que pais e filhos mantêm em segredo porque, sejamos sinceros, mamãe não precisa saber.
A arte da baliza
Ficamos assustados ao descobrir recentemente que alguns países e regiões eliminaram a baliza de seus exames práticos. Dirigir é fácil se a sua mente de 16 anos pode evitar distrações, mas a baliza é o que separa quem está pronto de quem apenas pensa que está. Não estamos dizendo que as mães não podem ensinar esta habilidade aos filhos, mas os pais enxergam isso como uma ciência exata: se alinhe perto do carro à frente da vaga. Engate a ré. Uma vez passado metade do entre-eixos, gire o volante para mirar o centro do carro de trás. Assim que a roda dianteira passar da traseira do veículo da frente, vire mais o volante, seguindo para trás até quase encostar. Engate a primeira (ou drive...), volte o volante, acerte o carro e pronto... do jeito que o velho faz.
O valor de uma manutenção bem feita
Ter um carro não significa apenas usá-lo para lá e para cá. Significa mantê-lo saudável ficando em dia com as tarefas periódicas de manutenção. Pais sabem que adiá-las resultam em problemas no futuro, então como todos os seus antecessores, ele se tornou um ninja da manutenção. Trocas de óleo, lubrificantes, filtros, velas e correias? Ele faz tudo isso, como se fosse a força da lei. Mesmo que os carros estejam se tornando cada dia mais parecidos com utilidades domésticas, visitando a assistência técnica quando necessário, a criançada precisa aprender o básico da manutenção.
Como trocar um pneu
O mais básico dos reparos de emergência, a troca de pneus é a situação em que quase todos os pais podem brilhar. Se ele não estiver enferrujado, ele pode trocar o pneu e colocar o carro de volta à estrada em cerca de cinco minutos. Chamar o guincho é para amadores, e papai sabe disso. É algo fácil, e se for realizado com os devidos cuidados, é bem seguro – o que significa que deixar o júnior fazer a operação sozinho é possível. Admita: quando se tem oito anos de idade, parece algo sensacional.
Técnicas de navegação
Sistemas de navegação por satélite e celulares estão tomando esta habilidade vital, mas ainda é o trabalho do pai ensinar seus filhos como chegar de A a B no caso de uma hecatombe eletromagnética. Ele tem um compasso instalado no nariz e os instintos de uma ave migratória. Siga suas instruções.
A diferença entre uma correia dentada e um cabo de vela
É importante para todo adulto que possui um carro ter um conhecimento básico das peças que compõem sua máquina. Os pais são parte integral na transmissão de todo o conhecimento que envolve graxa e metal, e é seu dever começar com o carro. Velas de ignição, filtros de ar, transmissão, coletores, pistões, válvulas, rolamentos, pressão dos pneus e dobradiças; carros são uma excelente ferramenta de aprendizado. Além disso, mãos pequenas passam por espaços apertados.
Como barganhar
A concessionária é o habitat natural do pai. Como um tigre, ele encontra o seu caminho entre os modelos, à caça de sua vítima – não um carro, ele já sabe qual quer. Não, ele está à procura de um vendedor, que ele deixará na palma de sua mão, arrancando uma excelente oferta. Pais instintivamente sabem como conseguir o melhor preço em um carro. É natural, e apesar de jamais poder ensinar todas as técnicas utilizadas à sua prole, ele ao menos pode orientá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook