quarta-feira, 12 de março de 2014

Corrimento Vaginal

/ /



O corrimento vaginal é um dos problemas que mais afeta as mulheres, e uma das principais causas da ida ao ginecologista. Conheça os motivos, diagnósticos e formas de tratamento.
O corrimento vaginal é um dos problemas que afecta grande parte da população feminina. Para quem não tem bem a percepção do que se trata, o corrimento vaginal é uma irritação ou um corrimento anormal, que pode ter um cheiro desagradável. Além deste desconforto, o corrimento vaginal pode provocar ainda ardor, comichão, ou uma vontade exagerada de ir à casa de banho.
Se tem notado que o seu corrimento vaginal é muito intenso, e se apresenta algumas das características que atrás referimos, a primeira medida a tomar é dirigir-se ao seu ginecologista. O médico recomendar-lhe-á a realização de exames ginecológicos, o Papanicolau e exames de laboratório. Habitualmente, as causas mais comuns para o aparecimento deste corrimento vaginal são as infecções vaginais, doenças sexualmente transmissíveis, ou infecções cervicais ou do colo do útero.
Um dos corrimentos mais comuns é a Candidíase ou a Monilíase Vaginal. Este é um dos corrimentos mais irritantes, na medida em que o seu corrimento é muito espesso, de cor esbranquiçada, protagonizando muita comichão e irritação. Esta micose aparece quando a resistência do organismo sofre algum distúrbio, ou quando a própria resistência vaginal está mais fraca do que o habitual. Os motivos para que situações deste gênero ocorram são vários: antibióticos, gravidez, diabetes, infecções, deficiência imunológica, ou medicamentos, como é o caso de anticoncepcionais. O Papanicolau e os exames de laboratório são os indicados nesta situação.
A Tricomoníase é outro gênero de corrimento vaginal. Este só surge quando houve um contacto sexual com alguém que tinha este problema. O Papanicolau, exames médicos e exames de laboratório são os indicados nesta situação de corrimento vaginal. Além de si, convém que também o seu companheiro sexual seja devidamente medicado. Porém, existe ainda um outro tipo de corrimento vaginal: a Vaginose Bacteriana. Esta tem origem numa bactéria, gardnerella vaginalis, que provoca um odor muito intenso e desagradável durante as relações sexuais e na altura da menstruação. Os exames a fazer são os mesmos que os dos outros tipos de corrimentos vaginais que foram referidos anteriormente e, tal como na Tricomoníase, é também aconselhável que o seu parceiro seja medicado, embora não se tenha a certeza se este tipo de corrimento vaginal é sexualmente transmissível.
O tratamento indicado para si vai depender do motivo que originou o aparecimento do corrimento vaginal, mas de qualquer forma é imperativo que vá de imediato ao seu ginecologista caso detecte alguma anomalia no corrimento. Não se esqueça que os exames ginecológicos são fundamentais para que tenha a certeza que tudo está a correr bem. Mesmo que julgue estar a 100%, às vezes, surgem problemas que até à data não se haviam ainda manifestado.
O Papanicolau é o exame chave para saber se está tudo bem consigo, e deve ser feito anualmente, mesmo que não tenha estado envolvida com ninguém sexualmente. Deve ser realizado, de preferência, uma semana antes da menstruação. Atenção que, nos três dias que antecedem o exame, deve evitar ao máximo duches vaginais, ter relações sexuais e cremes vaginais. A totalidade do exame engloba: exame à mama, exame externo da vulva, exame para visualizar a vagina e o colo do útero, e um exame de toque vaginal.
Se constatar que tem um corrimento mais intenso e frequente, consulte de imediato o seu médico. Porém, e mesmo que não esteja a ser vítima deste problema, não deve dispensar a ida ao médico e a realização do exame Papanicolau.







Tabela: Dados de anamnese e exame físico relacionados com corrimento
Dados de anamnese e exame físico
Diagnóstico provável
Corrimento branco grumoso, edema, eritema, dispareunia de penetração, prurido, pH 4 a 4,5
Candidíase
Corrimento cinza-amarelado, odor fétido, principalmente no coito ou menstruação, pH 5 a 6
Vaginose bacteriana
Vaginite (prurido, dispareunia, ardência), cervicite, corrimento esverdeado, odor fétido, pH 5 a 6
Tricomoníase
Secreção escura ou sanguinolenta, odor fétido, paciente muito jovem (crianças)
Corpo estranho
Corrimento branco grumoso, edema, eritema, dispareunia de penetração, prurido, pH 3,5 a 4,5
Vaginose citolítica
Prurido vulvar, ardência, fissuras, ulcerações na mucosa, vesículas, pústulas
Herpes genital
Comportamento de risco, dispareunia, corrimento purulento, colo edemaciado e friável
Cervicite
Uso frequente de possíveis substâncias alergênicas, ardência, prurido
Dermatite
Menopausa, prurido, atrofia da mucosa vaginal
Vaginite atrófica



Tabela:  Diagnósticos diferenciais de corrimento vaginal patológico
Corrimento infeccioso
Trichomonas vaginalis; Candida sp; Gardnerella vaginalis; Chlamydia trachomatis; Neisseria gonorhoeae; infecção pós-cirúrgica; MIPA; sepse puerperal; sepse pós-aborto
Infecções menos frequentes
HPV; sífilis; Micoplasma genitalium; Ureaplasma urealyticum; Escherichia coli
Outras causas
Corpo estranho; retenção de tampão vaginal ou preservativo; irritação química; alergia; ectopia; pólipo endocervical; DIU; atrofia genital
Causas menos frequentes
Trauma; tecido de granulação; fístula vesicovaginal; fístula retovaginal; neoplasia

Como Evitar o Corrimento Vaginal? A principal forma de prevenção do corrimento vaginal é a higiente local. Para tanto existem algumas dicas para uma melhor higiene:

- Após defecar, usar de preferência ducha higiênica ou bidê. Se não for possível, usar o papel higiênico limpando a região perianal em direção oposta à vagina.
- Evitar ficar muito tempo em piscinas ou locais úmidos ou usar roupas íntimas umedecidas porque aumenta o risco de Candidíase.
- Após relação sexual lavar a região com a ducha higiênica ou no bidê. Se puder tomar banho, é preferível.
- Não colocar sabonete dentro da vagina, de preferência somente água.
- Pomadas espermicidas ou camisinhas com espermicidas aumentam o pH vaginal, aumentando o risco de infecção.
- Antes de colocar diafragma certifique-se de que esteja limpo para o uso.
- Como a Tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível, use sempre camisinha porque além de evitar a Tricomoníase, previne também a transmissão de AIDS, Hepatite B, Papilomavírus e diversas outras patologias que podem prejudicá-la mais do que um simples corrimento.

Como Tratar o Corrimento Vaginal? Para o tratamento dos corrimentos vaginais e maiores informações, procure seu ginecologista ou seu clínico, que estarão aptos a lhe indicar o tratamento mais adequado.

OS SINTOMAS DAS INFECÇÕES MAIS COMUNS






DIAGNÓSTICONORMALVAGINOSETRICHOMONASCANDIDA
PH VAGINAL
3.8 - 4.2 *
Mais de 4.5 (alcalino)
Mais de 4.5 (alcalino)
Menos de 4.5 (ácido)
APARÊNCIA DOS CORRIMENTOS
branca, transparente
branca, transparente, leite, cinza
amarelo,verde, espumado
branca, coalhada
ODOR
ausente
peixe
peixe
ausente
* Um dos componentes da flora vaginal são os bacilos de Doderlein, responsáveis pela transformação do glicogênio em ácido lático que mantém a acidez vaginal em torno de 3,8 e 4,2, não permitindo o desenvolvimento de microorganismos patogênicos.








Atenção: Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do Blog DICAS DE RELACIONAMENTO, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico. 

Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.





----------------------------------------------------------------------------




Está com problemas de Relacionamento, Sexo? Confira por e-mail como funciona e quanto custa as consultas online e presenciais com Déia Fargnoli

dicasderelacionamento@hotmail.com 


Déia Fargnoli

Consultora de Relacionamento

165 comentários:

  1. Ola Deia,tenho corrimento a muitos anos,ja tomei varios tipos de remedio,os medicos falam que e candida,mas ja tomei varios tipos de remedio,o corrimento e amarelado com odor.Tmb tenho o sistema imune meio baixo,quando vou ter relaçao sexual tenho muita dor e vontade de fazer xixi,fui ao medico e deu irritaçao no colo do utero,usei pomada durante 7 dias,e tomei alguns remedios,mas ainda continuo com o sintoma,o que eu faço??Pois os ginecologistas nao sabem mais o q e...Com esse problema eu posso gerar filhos???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O uso prolongado de antibióticos pode coloca-la em risco de desenvolver outras infeções. Após o tratamento, ou mesmo durante ele, o seu nível de resistência contra outras infeções reduz-se pelo que se apanhou candidíase durante o tratamento a causa provável será o medicamento que enfraqueceu as suas defesas naturais contra a candidíase.De modo a evitar a candidíase você deve usar roupas de algodão secas por baixo das calças. Também deve evitar andar sempre com calças apertadas, prefira roupas que não restrinjam a circulação do ar de modo a manter a sua pele seca. Não esquecendo que todo remédio que você tomar seu parceiro tambpem deve tomar, se não ele te infecta novamente. De que estado você é? E cidade? Vou indicar um médico especialista em Candidiase. Querida, faça nos um favor, procure um médico HOMEOPATA, ele vai tratar a imunidade e consequentemente sua candida vai acabar.

      Excluir
    2. A Dr. Magna Adaci Quadros Coelho, é especialista em imunidade: 38 32216559, PROCURE-A.


      Aqui em Belo Horizonte há uma especialista em Candida: faça um esforço e venha consultar com ela, eu te acompanho.

      Dr. Paula Silva de Abreu Moraes
      Rua Juiz de Fora, 1268 / 507 – Santo Agostinho
      Belo Horizonte
      31-3291-6176
      31-3291-4804




      procure um homeopata e conte tudo que se passa:

      CLINICA DE HOMEOPATIA
      R Coronel Spyer 236 - Centro
      Montes Claros, MG
      (38) 3222-2772


      Dr. Claudia Simone Veloso
      Homeopatia
      Santo Expedito - Montes Claros/MG
      38 32248225

      Excluir
  2. Ola ja vai fazer um ano que tenho corrimento e ardencia na relaçao ja fiz exames tomei remedios e nada estou desesperada porque isso nao acaba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual foi seu resultado? Candida?
      Saiba que se tem problema recorrente, precisa mudar habitos alimentares também.
      Algumas mulheres, item uma deficiência imunológica específica para desenvolver a candidíase, o que explicaria os casos de repetição frequente da doença. Tanto que os tratamentos recentes visam melhorar a resistência feminina, antes de tudo. O uso de determinados antibióticos pode diminuir ou mesmo acabar com a flora de lactobacilos que protege a vagina dos microorganismos nocivos. Roupas íntimas de material sintético, calças compridas apertadas, desodorantes íntimos predispõem algumas mulheres ao problema. Doenças que diminuem a imunidade da mulher também favorecem o desenvolvimento dos fungos. As alterações hormonais que ocorrem durante a gravidez ou uso de hormônios para tratamento de distúrbios ou como anticoncepcional pode, em alguns casos, facilitar o aparecimento da doença. Pessoa diabéticas tem mais propensão a candidíase porque os níveis elevados de açúcar em circulação no organismo estimulam a proliferação dos fungos.A candidíase também está associada a processos alérgicos e pessoas com predisposição a ter alergias são mais vulneráveis à infecção vaginal por fungos. O tipo de agente causador da alergia não importa. Pode ser algum medicamento, alimento ou substâncias químicas. Há mulheres que desenvolvem alergia às proteínas do sêmen do parceiro sexual ou até a remédios consumidos por eles, cuja substância lhes chegam através do sêmen.O estresse e a nicotina do cigarro são outros dois fatores de risco para a infecção, uma vez que contribuem para diminuir as defesas imunológicas, particularmente na região vaginal. A infecção aparece ainda associada ao HPV, o papiloma vírus humano, uma vez que esse vírus diminui a resistência do organismo.
      Alguns cuidados com a alimentação e os hábitos de vida podem ser estratégicos para quem tem problemas de repetição com a candidíase. Aconselho a diminuir o consumo de carboidratos e açúcar e de alimentos ácidos, álcool e cigarro(se beber ou fumar). O uso de papel higiênico perfumado e de absorventes internos são absolutamente contra-indicados. Quem faz atividade física com regularidade deve usar malhas e calcinha de algodão durante os exercícios.

      Procure um ALERGISTA para uma vacinoterapia. É simples: você faz um hemograma pra saber se não tem outra doença (hepatite, HIV, etc). Essas vacinas são de proteínas, elas englobam boa parte da cândida e as que sobram (em pequena quantidade), o seu sistema imune dá um jeito de "mandar embora", fazendo com que seu corpo fique imune a ela.
      O médico pede um frasco, e toda semana te aplica uma injeção sub-cutânea... não dói nadinha! E é garantia de 99% de cura da candidíase de repetição.
      Só que é um tratamento bem caro, tem que ter $ pra pagar os frascos que você precisa, e geralmente só os melhores alergistas vão faze-lo.

      Excluir
  3. Ola, tenho um corrimento há mais de 3 meses, já fiz uso de medicação, antibiótico e creme vaginal. O meu corrimento tem um odor forte, no interior da vagina há uma aparecenia de estomatite, o corrimento é espesso e esverdeado, como um processo inflamatório, causa coceira as vezes intensa. Eu sou ed física e passo muito tempo com roupas de ginastica, teria alguma coisa haver com o corrimento?? A ultima consulta a medica sugeriu ser um bactéria já pre existente da vagina q qd ocorre baixa imunidade ela se prolifera...porem fez não fez nenhum exame laboratorial. Entao estou preocupada, pq a cada período pre menstrual ocorre com maior intensidade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu parceiro sexual também tem secreção?Você tem outros sintomas como dor abdominal, coceira vaginal, febre, sangramento vaginal, erupção, verrugas ou lesões vaginais ou alterações da micção, como dificuldade para urinar, dor ou sangue na urina?Que medicamentos você toma?Mantenha a área genital limpa e seca.Não use ducha vaginal. Embora muitas mulheres se sintam mais limpas ao utilizar a ducha vaginal após a menstruação ou após relações sexuais, ela pode até piorar o corrimento vaginal, pois remove a camada bacteriana saudável que protege a vagina de infecções. Pode também causar infecções no útero e nas tubas uterinas e nunca é recomendável. Use preservativos para evitar se contaminar ou disseminar doenças sexualmente transmissíveis.Evite usar talco, perfumes ou sprays de higiene feminina na área genital.Evite vestir calças ou shorts muito apertados, que podem causar irritações.Use roupas íntimas de algodão ou meias-calças com forro de algodão. Evite roupas íntimas feitas de seda ou nylon, pois esses materiais não são muito absorventes e restringem a passagem de ar. Isso leva ao aumento de suor na região genital, provocando uma irritação e corrimento vaginal.Prefira absorventes externos aos internos.Se for diabética, mantenha sua glicemia controlada.
      Você provavelmente tem Tricomoníase. A Tricomoníase é transmitida através de relações sexuais com pessoas infectadas. Mulheres normalmente apresentam sintomas de infecções. Nestas mulheres, a Tricomoníase causa corrimento amarelo-esverdeado com forte odor. A infecção pode ainda causar forte desconforto durante relações sexuais e ao urinar. Irritação e coceira da genitália feminina e, em casos raros, dores no baixo ventre podem se apresentar. A Tricomoníase é tratada com antimicrobiano, normalmente, em dose única. Em homens, os sintomas podem desaparecer dentro de algumas semanas mesmo sem o tratamento. No entanto, um homem infectado, mesmo o que nunca apresentou sintomas ou o que seus sintomas desapareceram, pode continuar infectando seus parceiros até que seja tratado. Assim sendo, os parceiros sexuais devem ser tratados ao mesmo tempo para eliminar o parasita. Se o resultado der positivo para Tricomoníase, é importante avisar as pessoas com quem você manteve relações sexuais nos últimos 30 dias. Parceiros sexuais devem ser tratados ao mesmo tempo para eliminar o parasita. Pessoas que estejam fazendo o tratamento para Tricomoníase devem evitar relações sexuais até que o tratamento esteja completo e todos os sintomas tenham desaparecido.
      As infecções ginecológicas mais frequentes são provocadas pelos seguintes agentes:
      - Fungos (Candida albicans), bactérias anaeróbias, tricomonas, gardnerella, gonococos, clamídia, micoplasma, sífilis.
      - Vírus: condilomas, Molluscum contagiosum, herpes genital tipo I e tipo II.
      Importância do PH vaginal e manutenção da flora vaginal

      Excluir
    2. As principais causas de infecção vaginal podem ser relacionadas com diferenças do PH vaginal, que optimamente deve situar-se entre 3,8 e 4,5. Este PH óptimo consegue-se através da manutenção da flora vaginal normal, os bacilos de Doderlein. Se na alimentação existirem motivos para acidificar o meio vaginal ou se houver toma de antibióticos que provoquem destruição da flora vaginal normal, então os fungos proliferam. Se houver uma alteração do PH no sentido da alcalinidade, então proliferam as bactérias. Se houver falta de oxigenação da vagina (uso de pensinho diário, por exemplo), então proliferam as bactérias anaeróbias.Normalmente, o diagnóstico da presença de fungos faz-se porque existe prurido associado a um corrimento branco tipo iogurte e o diagnóstico da existência de bactérias por um corrimento amarelo-esverdeado com mau cheiro. O diagnóstico da infecção por tricomonas faz-se através da visualização do colo do útero, que apresenta um aspecto ponteado vermelho e se chama "colo de framboesa". A infecção por gardnerella dá um mau cheiro intenso "a peixe".
      A vaginose bacteriana, que tantas vezes vem identificada nas citologias cervicais, é uma entidade que se trata com reposição da flora vaginal normal. Se o diagnóstico for de vaginite bacteriana, então isto implica uma inflamação da vagina e deve usar-se um antibiótico tópico.
      A candidíase pode ser tratada com a mesma eficácia com antifúngicos tópicos e/ou orais, conforme a preferência da mulher, ou para alívio sintomático mais rápido os tópicos acompanhados de tratamento tópico e/ou oral de reposição da flora vaginal normal.

      Convém recordar que as infecções por gardnerella, tricomonas, clamídia e gonorreia implicam o tratamento obrigatório do parceiro com o mesmo antibiótico oral, pois elas também ficam instaladas, não só no colo uterino e uretra femininos como também na uretra e bexiga masculinas.A clamídia e o gonococos podem ter um percurso ascendente através do colo do útero para o endométrio e provocar endometrite, salpingite, doença inflamatória pélvica ou mesmo abcesso pélvico, e são as principais causas de infertilidade feminina.É preciso que vá a um ginecologista e faça um exame laboratorial para identificação. Se for o caso troque de médico.

      Excluir
  4. Amiga, faz quase um ano que tenho um corrimento muito gosmento e consistente, cor esverdeada, e por mais que já tenha tomado diversos remédios, pomadas, banho de assento e etc, nada funciona. Já fiz papa nicolau, exames de cultura vaginal e vários outros e todos deram normais. Não consigo engolir a resposta do meu médico de que é "normal" porque é nojento (embora não tenha cheiro e não coce). Isso vem me trazendo muitos problemas e constrangimento. Tem alguma dica do que posso fazer para solucionar isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O corrimento vaginal faz parte da fisiologia normal da vagina, sendo que o corpo para se manter saudável e funcionar adequadamente, deve estar sempre bem lubrificado.Para qualquer problema vaginal, a primeira coisa a fazer é evitar o uso de substâncias que possam piorar a irritação, tais como o gel de banho, os perfumes e outros produtos de limpeza fortes. Durante a menstruação deve mudar frequentemente o absorvente (pelo menos 2-3 vezes ao dia) e não usar absorventes internos como os tampões se não estiver com a menstruação.Não usar roupas apertadas.

      Remédio caseiro para corrimento esverdeado:
      Ingredientes

      30 g de folhas de goiabeira;
      1 litro de água.
      Modo de preparo

      Ferva a água e desligue o fogo. Acrescente, então, a erva e abafe durante 3 a 5 minutos. Depois, coe e faça um banho de assento com esse chá, lavando cuidadosamente toda a região genital. Repita o procedimento de 2 a 3 vezes ao dia.
      Segundo um estudo científico o banho de assento para corrimento feito com as folhas de goiabeira é eficaz no tratamento do corrimento causado por Tricomoníase e Candidíase. Além disso, o remédio caseiro é seguro e não causa efeitos colaterais, nem possui contraindicações.

      Os alimentos mais indicados para complementar o tratamento caseiro do corrimento são:
      Iogurte natural;
      Chicória;
      Couve;
      Limão;
      Melão;
      Romã.

      Outras dicas são: Usar calçinha de algodão, dormir sem calçinha, não permanecer com roupas de lycra (biquínis, calças, bermudas de ginástica) durante muito tempo, trocar a calça jeans por uma roupa mais confortável quando estiver em casa, não utilizar sabonetes muito perfumados para lavar a área genital, não usar papel higiênico colorido ou com perfume, não usar absorvente perfumado e quando raspar ou depilar não retirar os pêlos localizados na entrada da vagina, pois eles são uma barreira protetora contra os germes.

      Esses corrimentos são causados por bactérias ou fungos que se aproveitam das condições de umidade, calor e escuridão normais na vagina e crescem causando um grande incômodo nas mulheres.

      Tudo indica ser uma TRICOMONÍASE: recomenda-se não ter relações sexuais e é preciso que o parceiro também seja tratado, para evitar a reinfecção, O homem pode estar infectado e não apresentar sintomas e, por isso, ele deve ser sempre tratado juntamente com a mulher.

      Finalizando, indico que procure um médico HOMEOPATA em sua cidade.Existem muitas mulheres que já passaram por vários diferentes tipos de tratamentos, não foram bem sucedidas e já conhecem todos os tipos de pomadas, de cremes, de banhos de acentos, passaram por várias cauterizações, vários remédios via oral e foram considerados casos crônicos e incuráveis com frequentes recidivas. Esse são os casos de maior destaque que vem comprovar a grande eficiência da Homeopatia , para refazer a flora vaginal normal.A Homeopatia também apresenta um maravilhoso recurso que seria a de utilizar o próprio conteúdo vaginal para preparar um Auto-isoterápico para com isso aumentar a chance de tratar corrimentos crônicos e incuráveis.

      Qualquer coisa volta aqui.

      Excluir
  5. e rui trasar com escorrimento vaginal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrimento Vaginal é normal. Só não pode ter mal cheiro.

      Excluir
  6. Olá, eu namoro há 11 meses, e há cerca de 6 meses meu namorado começou a reclamar de coceira e que sentia um cheiro forte na minha vagina. Fui a médica, me disse que era candidiase, tratei, mas não passou a coceira dele. Fui em outra médica, e me disse que era HPV, mas não realizou nenhum exame. Nesse intervalo eu comecei a sentir coceira tb e notei que o corrimento esbranquiçado tinha passado para amarelado. Fui numa terceira médica, me examinou tudo certo e disse que era candidiase mesmo, me passou uma pomada interna, uma externa, e dois via oral. A médica disse que o meu namorado poderia usar a pomada externa tb para aliviar a coceira até ir a um urologista. Comprei duas pomadas e entreguei uma a ele e fiz meu tratamento. Não sinto mais cheiro forte, nem corrimento, nem coceira, mas nele piorou, passou a arder e a cabeça do penis inchou um pouco. Quando ele foi ao urologista o cara disse que podia ser \\\”dama da noite\\\” mas o remédio que ele passou tb não funcionou e nem sabemos o que é a tal da dama da noite. Não sabemos o que pode ser, queremos uma luz. Ta ficando insuportável essa situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ambos tomaram as medicações? Os dis devem tomar, não só você.
      HPV ? Pra isso você deve fazer o exame para confirmar, é uma doença sexualmente transmissível.
      Ele tomou os comprimidos também? Não adianta só a pomada, precisa tomar também. E enquanto estiverem fazendo o tratamento não podem ter relações sexuais.
      Se fosse você nem teria mais relações com ele sem camisinha, afinal, homem não é um Deus pra colocarmos num pedestal e confiarmos.

      Que remédios ele tomou?

      Você fez a cultura de secrecao vaginal e teve o resultado de fungos?

      Ele tomou FLUCONAZOL?

      A cultura de fungos que citei acima pode ser interessante também para descobrir se a candida da sua infeccao não esta resistente ao fluconazol, e se não é a hora de um ginecologista tratar com outro antifungico da escolha dele.

      Aconteceu algum trauma emocional nesses ultimos anos? Você e ele ja fizeram algum teste hiv na vida?Dosagem da glicose, hemograma completo? Esta tomando corticoides cronicamente? É importante ressaltar para você que imunodeficiencias podem surgir durante a vida, não sendo necessario você nascer com ela.

      As infecções crônicas de candidíase ocorrem quando o fungo do cândida já criou hifas dentro dos tecidos da sua pele. Hifas são colônias de fungos que vivem nos tecidos da pele e que dão origem a infecções recorrentes.
      As infecções recorrentes de candidíase são muitas vezes um sintoma de outro tipo de doença mais grave e é recomendado fazer um check up para eliminar essa hipótese. O que acontece é que outro tipo de doença enfraquece o sistema imunológico e o corpo não tem forças suficientes para manter o fungo do cândida em ordem.
      A candidíase crônica não pode ser tratada com antibióticos, pomadas ou com outro tipo de remédios. Neste caso é necessário um tratamento pró-ativo que fortalece o sistema imunológico e é necessário tratar as doenças que estão a enfraquecer o seu sistema imunológico.


      O ginecologista, te indicou os suplementos Arginina, lactobacilos e vitaminas?

      Indico que procurem também um médico homeopata em sua cidade.


      Estou aguardando respostas para terminarmos a conversa.


      Excluir
    2. Eu não sei o nome dos remédios que ele tomou, ele disse que tinha um gosto muito metalizado e eu sentia um cheiro forte também quando ele tomava, mas o nome eu não sei.
      Quando fui na ginecologista ela só examinou de vista, tirou uma amostra, mas não me pediu pra levar em laboratório nem nada (aliás, nenhuma das três que eu fui), me receitou os remédios para candidiase há cerca de um mês (vagicand, proflox e candicort) e eu não tenho mais notado nenhuma das coisas de antes: nem coceira, nem vermelhidão, nem cheiro forte e nem corrimento estranho. E depois da consulta não tivemos mais relações sexuais. Não me indicou nenhum suplemento, lactobacilos e vitaminas. Hoje inclusive voltei na médica, e ela nem me receitou mais nada, disse que não tem mais nada.

      Não tive trauma emocional, mas sou bem instável emocionalmente...

      Sim, fizemos teste de hiv e deu negativo.


      Excluir
    3. Lactobacilos e vitaminas somente médicos homeopatas vão indicar, isso se a candidiase for repetitiva. Você voltou a médica e não contou sobre seu parceiro?
      Tem que pergntar a ele que remédio tomou pra eu saber qual não fez efeito.

      Excluir
    4. Outras infecções como a herpes genital e a tricomoníase podem causar coceira no pênis que, geralmente, aparece acompanhada de outros sintomas como bolhas no pênis (herpes), ardência e dificuldade para urinar (tricomoníase).
      Peça a ele pra marcar um Dermatologista ou voltar ao Urologista urgente. Eu não posso te indicar um remédio online.

      Excluir
    5. Voltei ao médico e falei dele sim, ela disse que pode ser alergia à pomada (pq começou piorar depois do uso) mas que tb poderia ser qualquer coisa e que ele deve voltar ao médico. Ele já marcou mas a consulta é só na semana que vem e tá doendo muito. Ontem a cabeça do pênis estava tão vermelha que parecia que se mexer sairia sangue. Ele ja foi em dois médicos e os remédios não funcionam, queria que alguma coisa o aliviasse, to ficando preocupada!

      Excluir
    6. Um diagnóstico certeiro é a primeira coisa que ele precisa. Ele também precisa fazer o exame de diabetes. Por enqunto corte dele o açucar, evite cerveja, vinho e queijo, carnes frias, alimentos picantes, como pimenta picante porque pode incentivar a inflamação das membranas mucosas.

      NOS HOMENS
      1. Usar camisinha em todo tipo de relação sexual.
      2. Diminuir o número de parceiras ou parceiros.
      3. Não manter a penetração, se a vagina ou o ânus da parceira não estiverem bem lubrificadas (o pênis pode ficar com microlesões — portas para os micróbios).
      4. Manter a higiene adequada do pênis.
      5. Fazer o auto-exame do pênis e virilha mensalmente.
      6. Convencer a parceira fixa a também se auto-examinar.
      7. Não ter contato com feridas e verrugas de outras pessoas.
      8. Usar roupas íntimas de algodão, que permitam que o pênis fique arejado.
      9. Não permanecer longos períodos com sungas de praia, piscina ou ginástica que estejam úmidas.
      10. Não pedir toalhas, roupas íntimas e lençóis emprestados.
      11. Visitar o urologista ou médico de confiança a cada seis meses.
      12. Fazer exames preventivos de sorologia para as principais DST.
      13. Convencer a parceira a visitar o ginecologista regularmente.
      14. Convencer a parceira a não abandonar o tratamento de uma doença sexualmente transmissível.
      15. Procurar um urologista assim que surgir qualquer tipo de secreção no pênis.
      16. Procurar o médico sempre que sentir dor durante as relações sexuais ou ereção.
      17. Intensificar os exames de rotina se for fumante ou se ingerir muita bebida alcoólica.
      18. Tomar vitaminas antioxidantes que ajudam o sistema imunológico a combater os micróbios.
      19. Manter uma alimentação saudável e diminuir a ingestão de açúcar (bactérias adoram as sustâncias adocicadas).
      20. Evitar o desgaste físico e emocional constante.

      Excluir
    7. Ele tem algumas rachaduras no pênis?

      Um bom remédio apara alívio da coceira é banho de assento com água morna e vinagre, adicione 8 colheres de vinagre para 1 litro de água. Faça esse banho 3x ao dia por 15 minutos

      Excluir
    8. 150g de Fluconazol de 12/12h dose única;

      Excluir
    9. Recomendo que você procure uma farmácia de CONFIANÇA (evite as drugstores e as que fazem "empurroterapia"). Converse com o FARMACÊUTICO.

      Excluir
    10. Deia, to esperando o resultado do exame, mas to muito apreensiva. Isso pode ser HPV? Eu li que nos homens não aparece sintomas, e qd há alguma coisa é verruga, ele não tem isso. Apenas a coceira que evoluiu para ardência e o prepúcio extremamente sensível e dolorido, nada de verruga ou rachadura, ou outra coisa. O médico me disse que pra saber se eu tenho hpv só com o exame, mas há algum caso que tenha acontecido isso? Obrigada!

      Excluir
    11. Não creio que seja HPV.
      Eu acho que o problema dele não foi bem curado por isso ainda persiste. Você teve apenas uma Candida. Ele pode ter pego outra coisa. Ou ser um problema mal tratado. Não creio que seja isso. Querida, nunca confie em homem, por mais que o ame. Já tive aqui milhares de casoso de mulheres que colocavam a mão no fogo pelos parceiros e foram infectadas com inúmeras doenças. Um de meus clientes chegou a pegar a AIDS. Então confie apenas em você.
      O exame sai resultado que dia? Enquanto isso não mantenha relações sexuais. Não sai nenhum corrimento do pênis dele?

      Excluir
    12. Dicas para ele:

      Compre um creme vaginal fungicida tal como o miconazol e cubra o pênis dele. Isso ajudará a reduzir a coceira e também auxiliará no tratamento da vermelhidão, dor e desconforto.
      Tome banho em água morna com duas colheres de sopa de vinagre branco, duas vezes por dia ou mais, se precisar. O ácido no vinagre ajudará a matar o excesso de fungos que habita no pênis e causa todos esses terríveis sintomas.
      Durma sem nenhuma roupa íntima. Se você mantiver a área seca, limpa e arejada, o fungo terá dificuldade em reproduzir-se, pois eles adaptam-se melhor a áreas quentes e úmidas.
      Evite lavar com sabonetes perfumados ou antibacterianos até que sua infecção esteja sob controle. Eles podem piorar bastante a coceira.
      Tenha uma dieta rica em probióticos como iogurtes e queijos cottage. Em ambos, estão presentes bactérias inócuas que passarão pelo seu sistema digestivo e ajudarão a reduzir o número de fungos, também, melhorando os sintomas.

      Excluir
    13. Deia, vc tem sido uma amiga pra mim! O resultado sai até dia 23, mas eu realmente to com medo, eu sempre me cuidei relativamente bem e como ele foi meu primeiro relacionamento serio, acabei descuidando. Estou com medo de ser dst, de verdade, só tenho 21 anos e estou abalada com isso. Por mais que eu fale com ele a respeito, eu quero que ele vá ao médico e realize os exames, pq ele acha que eu to passando uma dst pra ele de outro relacionamento (que na verdade foi um caso) que eu tive. Minha vida se tornou um inferno por causa disso.

      Excluir
    14. Imagino a agonia de ter que esperar esse resultado. Mas não tem nada aí, foi só uma candida e a sua foi curada, nele provavelmentente teve alergia a pomada. Ou então teve uma candida peniana, tem todos os sintomas pra isso. Você já procurou um farmaceutico de sua confiança e levou ele? Sou de Belo Horizonte/MG. Se são da mesma cidade que eu posso ajudar, se não me envie um email no dicasderelacionamento@hotmail.com e me envie seu telefone pra mantermos contato em tempo real no whatsApp. Ele esta fazendo os banhos de assento? Peça-o pra dormir sem cueca. Cortar alcool, fumo e açucar no momento até termos certeza do que seja.

      Excluir
    15. Me conte desse seu outro caso?

      Excluir
    16. Se por acaso ele encher o saco demais mete o pé na bunca dele, Ele esqueceu que ele mesmo pode ter passado uma DST pra vc?

      Excluir
  7. OI TENHU CORRIMENTO N FEDI E NAO COSA POIS JA PASSEI TODAS AS POMADAS EXISTENTI JA VUI EM 5 GINECOLOGISTA E SO ESSE ANO JA FIZ 2 PREVENTIVO E ND DI MELHORA MAS ICOMODA POIS E CHATO IR NAMORA E TA CHEIO POIS SOUB DE UM REMEDIO Q TOMA E SEGA RAPIDO MAS TEM Q DA AO PARCEIRO TBM SO ESQUECI O NOME DELE VOU FAZER ESSA COISA DA GOIABA PRA VER SE FUCIONA JA FALEI PRO MEU MARIDO SE EU TIVER PEGADO DELE E PQ ELE TA FAZENDO ALGO ERRADO ME JUROU Q NAO MAS N CONFIO POR MAIS Q JURE OS HOMENS SAO SAFADOS ATE NA PONTINHA DO DEDO DELES MAS ME AJUDDAAAA RS BJUUU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca confie em homens.

      Se tem corrimento sem cheiro e não coça, é normal.

      Fazer banhos e lavagens vaginais com uma solução de dois copos de água fervida e duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio , duas vezes a dia, manhã e noite. Por duas semanas.


      Excluir
  8. oi tenho uma baba que sai da minha vagina e muita dor no baixo ventre muito estranha ,e com isso vem um mal cheiro muito forte de podre o que pode ser meu madico ja me passou remedio e não resolveu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já tem relações sexuais? Seu parceiro foi tratado também?
      Tratamento caseiro para corrimento com mau cheiro

      Um bom tratamento caseiro para reduzir o incômodo causado pelo corrimento com mau cheiro é o banho de assento com folhas de goiabeira.

      Ingredientes:
      30g de folhas de goiabeira;
      1 litro de água;
      1 bacia;
      1 panela.

      Modo de preparo:

      Ferver 1 litro de água, desligar o fogo após fervura, acrescentar as 30g de folhas de goiabeira e fechar a panela durante 3 a 5 minutos. Em seguida, deve-se coar para retirar as folhas e colocar todo o chá numa bacia.

      Quando estiver numa temperatura suportável, sentar da bacia sem roupa para fazer um banho de assento, lavando cuidadosamente toda a região genital até a água esfriar. Repetir o procedimento de 2 a 3 vezes ao dia.

      Além do banho de assento com folhas de goiabeira, algumas alterações na alimentação como consumir mais frutas, legumes, verduras e iogurte natural, podem ajudar na diminuição do corrimento com mau cheiro pois facilitam o reequilíbrio da flora bacteriana do órgão genital feminino.


      A vaginite causada pelo tricomoníase normalmente se apresenta com um corrimento fino, amarelo-esverdeado, de odor desagradável, associado aos outros sinais clássicos de vulvovaginite, como dor ao urinar, irritação da vulva, se você foi ao médico, tomou os remédios e não melhorou, retorne. Você e seu parceiro precisam tomar remédios juntos.

      Excluir
  9. Oi desde que começei a ter relaçoes sexuais meu corrimento aumentou isso é normal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Principalmente se vocês não usaram camisinha o corrimento pode ter causas variadas: alteração do ph vaginal depois da transa, infecção, saída de sêmen e secreções produzidos no ato sexual, etc…Se isso não se resolver , consulte seu médico.

      Excluir
  10. Oi tenho um branco sem cheiro e sem dor mas em grande quantidade ja passei por no medico ele passou uns remédios mas ñ resolveu .... dissem q remédios caseiro s e bom qual e melhor me ajuda ai....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os preservativos costumam estar na origem de grande parte dos casos de corrimentos crônicos. O látex das camisinhas pode provocar uma reação alérgica na vagina e desequilibrar o seu pH. O uso de produtos de higiene íntima (duchas vaginais) são outro agente irritante importante. As duchas vaginais destroem a flora benéfica de lactobacilos, que protegem a vagina de bactérias invasivas.
      Há corrimentos normais no período de ovulação (na metade do ciclo, ou cerca de 14 dias após a última menstruação) quando aparece um muco claro, transparente, viscoso, semelhante à clara de ovo. Outro exemplo é o que ocorre alguns dias antes da menstruação, em que surge um muco mais espesso, por vezes esbranquiçado, semelhante ao que ocorre em gestantes.O corrimento após relação sexual pode ser bastante fluido, em quantidade que varia entre as mulheres, conforme a lubrificação vaginal durante a relação.

      *durante o banho não tenha pressa, faça uma perfeita higienização dos genitais e seque bem todo o corpo;
      *a higiene pessoal sempre deve ser feita da vulva para o ânus, jamais ao contrário;
      *evite banho em banheiras;
      *escolha sabonetes, absorventes e papéis higiênicos neutros;
      *não compartilhe roupas e toalhas com outras pessoas;
      *prefira calcinhas de algodão: evite roupas íntimas de material sintético e meias de náilon;
      *lave suas roupas íntimas com água fervente e sabão, e depois, antes de usá-las, passe-as com ferro quente.
      *evite jeans apertados! Sua pele precisa respirar.

      RECEITAS CASEIRAS


      + IOGURTE NATURAL

      Pode ser ingerido e também aplicado diretamente na vagina através de um tampão (absorvente interno) embebido no iogurte. Este é um dos métodos mais utilizados e bem-sucedidos no controle desse problema.



      + ALHO

      É um antibiótico e antifúngico natural, por isso, se comermos dois dentes de alho ao dia, estaremos protegidos de diversos tipos de infecções.



      + AROEIRA

      Muito usada em casos de leucorreia, a planta é muito eficaz no tratamento dessa infecção.

      Ferva 1g de casca de aroeira em 1 litro de água por dez minutos. Deixar amornar ou esfriar e fazer banhos de assento várias vezes ao dia.



      + BARBATIMÃO

      Esta também é uma árvore de cujas cascas se faz ótimo remédio para tratar este problema!

      Ferva 2 litros de água com 2 xícaras de cascas de barbatimão por 15 minutos e deixe esfriar um pouco. Coe e acrescente uma colher de sopa de suco de limão ou vinagre, como preferir. Fazer lavagens ou banhos de assento com esse preparo sempre que achar necessário.

      Excluir
  11. BOA TARDE, venho aqui lhe perguntar uma coisa andreia. eu e minha namorada não fazemos sexo a mais de 3 meses, porem dia 13 eu estava ereto sem querer passei o dedo no corrimento transparente do meu penis e depois coloquei a ponta do dedo na vagina dela, ela esta muito preocupada a menstruação não deceu, está com corrimento branco na vagina, e bico do peito inchado, a 2 meses atraz ela estava desse mesmo geito com medo de estar gravida por eu ter colocado o penis perto da vagina dela porem não houve penetração. ela está preocuapada e acredito que por isso não menstrue.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só preocupação mesmo. Quando ela parar de pensar no assunto a regra desce.
      Pra tranquilizá-la compre o teste de farmácia e peça que o faça. Só assim ela vai esquecer isso.
      O atraso se deve também a descontrole menstrual, infecções, estado emocional.

      Excluir
  12. Oi estou com todos os sintomas de tricomoníase...Minha duvida é... Ela só pega se o homem tiver relação com alguma mulher que tem ne.. ?no caso se eu tiver com isso quer dizer q meu parceiro teve relação com alguma mulher que tinha sem preservativo.. Existe outra forma deles pegarem isso ou nos??? Urgente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como se contrai a Tricomoníase:
      Essa doença só se é transmitida pelo ato sexual. Portanto a transmissão é via o contato sexual sem proteção com uma pessoa infectada.
      É extremamente raro alguém contrair a doença pela contaminação de roupas, toalhas, ou algum outro tipo de tecidos e materiais que se usam nas partes genitais.
      Por incrível que pareça, a transmissão do parasita da tricomoníase é feita com a relação sexual entre um homem e mulher, e entre mulher e mulher, pode ter pegado dele, como pode ter passado pra ele.Se você não teve relações sexuais com outro, com certeza ele teve com alguém e te contaminou.

      Excluir
  13. Oii,a candidíase pode ser passada de mae pra filho durante o parto? Acho que eu e minha irma pegamos. Tenho corrimento desde pequena mas minha mae nunca me levou ao medico. A alguns anos coçava mas parou hoje as vezes sai um negocio branco, mas tou com medo de ser algo contaminoso. Pode ser transmitido para o parceiro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E porque ainda não foram a um ginecologista?
      Se realmente tiverem cândida precisam se cuidar. A cândida infecta o bb na hora do parto.
      Ocorre pela transmissão sexual( o parceiro contaminado transmite os fungos.
      A cândida ainda pode ser adquirida através do compartilhamento de roupas intimas, toalhas e em banheiros públicos. Por isso tomem cuidado também com suas crianças, principalmente as meninas, que infelizmente também não estão livres desse problema. Deve-se ainda evitar o uso contínuo de calça jeans e roupas apertadas. Prefira sempre calcinhas de algodão. Passe o fundo das calcinhas e sempre que possível , durma sem calcinha. O fungo prefere lugares úmidos e abafados.
      A camisinha só protege parcialmente. Pode ainda ser transmitido por via oral. Ocorre também , com casais que fazem penetração anal -vaginal, permitindo que fungos do ânus penetrem na vagina pela penetração sem higienização adequada do pênis).No caso de uma candidíase não tratada durante a gestação, além da bolsa rota (ruptura da bolsa) , você pode transmitir a candidíase para o seu bebê ainda no útero. Chamada de candidíase cutânea congênita, apesar de rara, pode afetar o bebê .Tendo como evidência manchas brancas no rosto, pescoço e tronco do bebê bem aparentes no nascimento ou logo nos primeiros dias de vida.

      Excluir
    2. É muito importante que você passe por uma avaliação médica e faça um tratamento alopático( com medicamentos) e seja feita uma manutenção por meios naturais para que a candidíase não retorne.
      O médico lhe indicará medicamentos para combater o fungo, e pomada para controlar a contaminação e aliviar os sintomas. Seu parceiro também deverá ser medicado.

      Excluir
  14. Minha irma já foi ao ginecologista durante a gravidez ainda an adolescência, mas estou com medo pois sou nova e minha mae ira descobrir que não sou mais virgem, não namoro em casa e isso ira causar grandes problemas principalmente religioso. Não sei o que fazer. Causaria problemas mais graves se esperasse completar a idade de maior pra ir no ginecologista Déia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O adequado é depois de começar as relações sexuais ir a um ginecologista. Não há problema em esperar até maioridade, mas será que consegue ficar até lá sem pegar nenhuma doença? gravidez? candidiase?

      Excluir
  15. Oi, eu tenho corrimento muito intenso, branco e com mal cheiro e sinto dor forte no baixo ventre ja a muito tempo e quando tenho relaçoes sinto muita vontade de urinar, ja fui no ginecologista ja varias vezes, fiz o papa nicolau e deu alteraçao no ph, tomo os remedios e melhora um pouco e depois volta tudo de novo, isso e grave, por favor mim ajude nao aguento mais a situaçao, mim ensina algum remedio caseiro q possa amenizar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrimento com mal cheiro é sinal de presença de infecções como vaginose bacteriana, candidíase, tricomoníase ou feridas no colo do útero. Quando se tratar, precisa também tratar o parceiro. Vocês tem que evitar o contato íntimo até que ambos se curem. Se você se trata e o parceiro não, ele continuará te infectando. Um bom tratamento caseiro para reduzir o incômodo causado pelo corrimento com mau cheiro é o banho de assento com folhas de goiabeira.
      Ingredientes:
      30g de folhas de goiabeira;1 litro de água;1 bacia;1 panela.
      Modo de preparo:
      Ferver 1 litro de água, desligar o fogo após fervura, acrescentar as 30g de folhas de goiabeira e fechar a panela durante 3 a 5 minutos. Em seguida, deve-se coar para retirar as folhas e colocar todo o chá numa bacia. Quando estiver numa temperatura suportável, sentar da bacia sem roupa para fazer um banho de assento, lavando cuidadosamente toda a região genital até a água esfriar. Repetir o procedimento de 2 a 3 vezes ao dia.Além do banho de assento com folhas de goiabeira, algumas alterações na alimentação como consumir mais frutas, legumes, verduras e iogurte natural, podem ajudar na diminuição do corrimento com mau cheiro pois facilitam o reequilíbrio da flora bacteriana do órgão genital feminino. Se o mau cheiro persistir após tratamento com o chá por alguns dias, é importante que seja realizado um exame bacteriológico do corrimento por um médico ginecologista, para identificar qual o agente agressor e tratar convenientemente o caso. A vontade de urinar durante a relação sexual é geralmente normal, especialmente em mulheres. Algumas doenças podem cursar com aumento da vontade de urinar, mas não especificamente durante a relação sexual, como é o caso da cistite (polaciúria), mas são exceções; na maioria dos casos essa vontade é totalmente normal. Entretanto, se for algo recorrente, que não aconteça apenas próximo da hora do orgasmo, é recomendado consultar um urologista para investigação da causa e tratamento associado.É importante tomar todos os comprimidos até o término das cartelas, mesmo que sinta um alívio.
      Os preservativos costumam estar na origem de grande parte dos casos de corrimentos crônicos. O látex das camisinhas pode provocar uma reação alérgica na vagina e desequilibrar o seu pH. O uso de produtos de higiene íntima (duchas vaginais) são outro agente irritante importante. As duchas vaginais destroem a flora benéfica de lactobacilos de Doderlein, que protegem a vagina de bactérias invasivas. A atividade sexual com múltiplos parceiros, sem o uso de preservativo, é fator de risco de infecção vaginal, especificamente de vaginose, a infecção que produz o odor que lembra o cheiro de peixe. O corrimento de odor fétido aparece em geral quando a mulher mantém relação sexual. Sabe-se que o PH demasiado alcalino do sêmen, equivalente a 8, eleva o PH vaginal por várias horas depois de uma relação sexual, dando chance à outras bactérias que compõem a flora da vagina de proliferar. Quando o sêmen é familiar, a flora vaginal acaba se adaptando `a tal alteração momentânea de PH. Mas uma mulher que não tem um parceiro fixo e não usa preservativo fica exposta a sêmen de tipos variados e corre mais risco de ter a vagina permanentemente alcalina.


      continua ,,,,,,,,,,,,

      Excluir
    2. Também as causas de infecções vaginais por problemas imunológicos como a deficiência auto-imune, que sujeita a mulher a tornar-se hospedeira de agentes infecciosos. São seis os tipos de infecções vaginais que produzem corrimento. A vaginose, a candidíase e a tricomoníase, cujo produto infeccioso é o corrimento visível, que a mulher percebe, e a clamídia, o mioplasma e a neisseria, ou gonorréia, que produz corrimento junto ao cérvix, a entrada do útero, não perceptível pela mulher. A redução do nível de lactobacilos na vagina e a conseqüente alteração do PH vaginal está na origem de todas elas. Entre os fatores que desequilibram o PH, além dos já mencionados, também são considerados o tratamento com antibióticos, que ao mesmo tempo que mata as bactérias invasoras pode diminuir a quantidade de lactobacilos na flora. Situações de estresse e de baixa da resistência do organismo, dependendo do impacto, causam o mesmo efeito e podem produzir infecções. "Algumas mulheres nascem com uma infeliz predisposição a ter desequilíbrios da flora vaginal, assim como certas mulheres são mais predispostas `a acne".O exame da secreção em laboratório e a consulta propriamente, que levanta a história da paciente, são outros recursos que os médicos utilizam para definir o melhor tratamento de uma infecção instalada. Manter uma alimentação saudável e cultivar bons hábitos de vida como a prática de exercícios físicos e até de algum tipo de meditação ou relaxamento também é recomendado para impedir que o corrimento volte. Evitar alimentos apimentados ou muito condimentados, álcool e cigarro em excesso e produtos enlatados ou industrializados, que contém conservantes químicos faz parte do tratamento. Além de observar a reação alérgica a determinas alimentos como o leite e seus derivados. "Tenho visto com freqüência mulheres com corrimento provocado por alergia `a proteína do leite”.

      Excluir
  16. Obrigada Déia vou pensar muito bem no que fazer, valeu mesmo

    ResponderExcluir
  17. Olá Andreia!
    Eu tinha um mau cheiro vaginal e sentia dores ao ter relações sexuais com meu namorado. Quando comecei a tomar anticoncepcional comecei a sentir um mau cheiro bem mais forte, dores abaixo do abdomem fortes que parecer que se intensificam quando a menstruação está saindo. Uns três meses se passaram e agora uns 3 a 4 dias antes da menstruação chegar sai um líquido parecendo uma água antes da menstruação e depois tbm. O que você acha que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mau cheiro vaginal é sinal de doenças infecciosas, que você pegou de alguém ou dele mesmo. Um exame físico é a maneira mais exata de determinar a causa .
      Quando procurar ajuda médica

      Ter secreção vaginal é comum e normal. No entanto, diante dos seguintes sintomas, o corrimento vaginal não é normal e deve ser avaliado pela ginecologista:

      - Coceira na vulva e entrada da vaginal
      - Vermelhidão, ardor, dor ou inchaço da pele vulvar
      - Coloração amarela-esverdeada, cinza ou que lembre nata de leite
      - Mau cheiro
      - Presença de sangue fora do período menstrual
      - Dor durante o coito ou micção
      - Dor abdominal ou pélvica

      As causas mais comuns de corrimento vaginal incluem:

      - Infecção vaginal (causada por fungos ou infecção bacteriana) e DST
      - Reação do organismo a corpo estranho (como um tampão ou preservativo esquecido) ou substância (tais como espermicida)
      - Alterações que ocorrem após a menopausa podem causar secura vaginal, especialmente durante o sexo, bem como um corrimento aquoso ou outros sintomas.

      É importante referir que a duração do tratamento depende da gravidade e do tipo de corrimento. A depender do caso, o parceiro também pode necessitar tratamento e o ginecologista orientará para evitar contato íntimo até que a infecção esteja curada.
      Quanto a reclamação sobre o líquido saindo antes e depois da menstruação, cada mulher tem um padrão menstrual, que inclui: variação de intervalo entre um sangramento e outro, intensidade e duração do fluxo. O alarme só apita quando algum fator destoa do padrão que acompanha a mulher desde as primeiras menstruações. Quando uma destas características sai do normal, pode ser sinal de alguma alteração hormonal, orgânica ou, até mesmo, funcional. "Quando as mudanças são notadas em apenas um ciclo não diz muita coisa, pode ser natural" . "O problema começa quando essa mudança na menstruação se mantém com o passar dos ciclos." Um fluxo que passa a ser muito intenso ou com maior duração, por exemplo, pode ser indício da presença de um mioma - tumor benigno do tecido que forma a parede do útero. Além disso, o sangue da menstruação deve ser um sangue limpo, ou sangue novo - e ele é muito parecido com o sangue de todo o resto do nosso corpo, como quando cortamos a pele. Ele deve ter um tom vermelho intenso que é uniforme durante todo o ciclo e não apresenta odores. Alterações na coloração da menstruação - como quando ela fica amarronzada ou quase preta - podem estar relacionadas a mudanças importantes no corpo. essa alteração na cor pode ser um sinal de endometriose, feridas na vagina, útero ou colo do útero, HPV e outras DSTs, cisto de ovário, alterações hormonais por medicamentos, estresse e até mesmo mudança da pílula anticoncepcional. Entretanto, as mudanças no ciclo decorrentes de problemas como estresse ou pílula tendem a normalizar com o tempo.

      Menstruação com odor muito forte e desagradável pode ser um sinal de vaginose bacteriana, que é uma infecção por bactérias. Menstruações abundantes também podem exalar cheiro forte uma vez que o sangue pode ser degradado por bactérias na própria vagina ou no absorvente - e fluxos intensos, que duram mais de seis dias, também devem ser visto como um alerta para algo errado.

      Tudo indica que você está com alguma DST ou infecção bacteriana. Melhor procurar um ginecologista o quanto antes


      Excluir
  18. Boa tarde. È comum aparecer corrimento após fazer exames ginecológicos? Ontem fui ao ginecologista e fiz citologia e colposcopia. Hoje tenho um corrimento que parece catarro. É branco e não tem cheiro. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O médico deve ser contactado se a mulher sentir desconforto ou hemorragia durante mais do que um dia ou se apresentar um corrimento vaginal fora do habitual depois do seu exame ginecológico.

      Excluir
  19. Boa noite
    Estou muito precisando de ajuda. Tem mais de 2 meses que estou com corrimento (desses mais comuns: cor amarelada, pouco ardor, tipo leite coalhado). Fiz exame de prevenção e não deu nada. Fui em duas médicas e não resolveu. Me receitaram várias pomadas. Meu último tratamento foi com antibiótico, ducha vaginal e outra pomada, mas não resolveu. Tenho tomando cuidado com tudo que faço, cuido das minhas calcinhas, minha higiene e nas relações com meu namorado e nada de resolver. Estou muito preocupada e cansada já. Por favor me ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E seu namorado também fez o tratamento?Vocês tem relações sem camisinha?
      Corrimento tipo leite coalhado é fungo, tem que tratar você e o parceiro se tem relações sem camisinha. O tratamento com antibiótico seu parceiro também deve ministrar. Bom,me esclareça melhor e volte aqui,vou analisar se há formas melhores pra te aliviar desse corrimento.


      Excluir
  20. Olá boa tarde. Estou com corrimento amarelo esverdiado, ralo, e com odor forte. Fiz o preventivo, mas preciso aguardar o resultado ou posso tomar algum medicamento durante esse tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom,seu ginecologista vai te indicar um remédio pra isso. Quando fez o preventivo já estava com esse sintoma? Se não estava, não sairá resultados nele.
      Você está com Tricomoníase. Essa é uma infecção que pode ainda gerar sintomas como corrimento amarelado ou amarelo esverdeado líquido, pastoso ou grosso e, por vezes, bolhoso, além de dor nas relações e ao urinar.Seu diagnóstico é feito através da análise do líquido vaginal ou papanicolau. Mas, nos homens, ele ainda pode ser identificado através do exame de urina.O tratamento para o corrimento esverdeado causado pela tricomoníase é feito com o uso de remédio, como o Metronidazol, em dose única ou 2 comprimidos de 500mg durante 7 dias consecutivos,para você e seu parceiro. Se ele não se tratar, você vai reinfectar novamente. Durante esta fase, recomenda-se não ter relações sexuais. A tricomoníase é considerada uma doença sexualmente transmissível. O homem pode estar infectado e não apresentar sintomas e, por isso, ele deve ser sempre tratado juntamente com a mulher.

      Excluir
  21. Oi. Eu tenho um corrimento que nao acaba ja tomei remedios mas voltou novamente . Ele tem uma cor amarelo esverdeado nao tem cheiro e nem sinto dor ao urinar. Sinto coceira de vez em quando. Muito raramente. Isso e muito constrangedor. Ja tem um ano que nao tenho relacao com ninguem. O que pode ser? Ja estou desesperada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O conteúdo vaginal normal tem odor inespecífico e varia de mulher para mulher. O volume normal varia de pessoa para pessoa e de acordo com as fases do ciclo menstrual e as fases da vida da mulher. Na segunda metade do ciclo, o volume aumenta, podendo às vezes sujar as vestes íntimas. Na juventude, antes da primeira menstruação, e após a menopausa, o conteúdo é quase nulo por conta dos baixos níveis dos hormônios femininos no organismo. Na gravidez, no geral aumenta. Na maioria das vezes o corrimento é provocado por alterações do equilíbrio da flora vaginal. Algumas bactérias são próprias da vagina e fazem a defesa contra infecções.

      Fatores de risco
      Uso de antibióticos prolongado
      Sexo sem proteção
      Uso de pílulas anticoncepcionais
      Diabetes não controlada
      Menopausa
      Sistema imunológico comprometido.

      Prevenção:

      – Secar completamente a área externa da vagina após o banho ou piscina
      – Trocar a roupa de banho ou ginástica sempre que possível
      – Preferir calcinhas de algodão
      – Evitar roupas muito justas
      – Não fazer duchas íntimas, pois podem interferir no equilíbrio vaginal. Isso diminui a acidez normal das secreções vaginais
      – Se tiver diabetes, fazer controle da açúcar no sangue (glicose)
      – Evitar banho de espuma, desodorante íntimo e sabonete perfumado
      – Evitar, se possível, uso frequente ou prolongado de antibióticos
      – Algumas mulheres notaram menos infecções fúngicas crônicas com a não ingestão de álcool, açúcar, cafeína e carboidratos refinados.

      Alguns tipos de corrimento não desaparecem devido, exatamente, ao uso de calcinhas de lycra ou de outro material que não o algodão ou do jeans apertados, ou ainda por causa do uso diário de protetores de calcinha. A vagina não pode ser abafada. Converse com seu ginecologista sobre a conveniência de você fazer um exame bacterioscópico completo da secreção vaginal e, se possível, também de cultura para detectação eventual de fungos.




      Excluir
  22. Oi Andreia, bom dia! Foi diagnosticada uma "feridinha" no colo do meu útero há 4 anos e meio, depois disso eu tive duas gestações. Agora voltei ao ginecologista e me foi dito que a ectopia esta em todo colo do útero e que há 3 manchas brancas que talvez seja HPV. Fiz uma biópsia mas o resultado só sai dia 24, estou muito preocupada. Sempre tive muito corrimento de cor amarelada e pastoso e de tempos em tempos com coceira. Durante toda minha vida só tive um parceiro que é meu marido. O que você acha? Estou com HPV?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é uma doença, apenas períodos evolutivos da vida da mulher e não é necessário ter uma vida sexual ativa para o seu desenvolvimento, portanto, até mesmo crianças e bebês podem ter uma ferida no útero.
      Os sintomas de ferida no útero nem sempre estão presentes, mas podem ser:
      Resíduos na calcinha;
      Corrimento vaginal de cor amarelada, branco ou esverdeado;
      Cólica ou desconforto na região pélvica;
      Pode haver coceira e ardência ao urinar;
      Pode haver sangramento vaginal após a relação.
      As causas da ferida no colo do útero não são totalmente conhecidas mas podem estar ligadas a infecções não tratadas, tais como:
      Clamídia;
      Candidíase;
      ​Tricomoníase;
      HPV;
      Cervicite.
      Estas infecções vaginais podem surgir quando a mulher não se limpa de forma adequada; ao tomar banho em piscina, rio, cachoeira ou mar com água contaminada, ou quando as bactérias migram do ânus para a região da vagina através do suor. Uma outra forma de contaminação com estas bactérias é através do contato íntimo com um indivíduo contaminado(SEU MARIDO), sem o uso de preservativo.Há maiores de chances de uma ferida no útero virar câncer quando ela é causada pelo vírus HPV. O câncer é confirmado através da biopsia com resultado NIC 3 e o tratamento deverá ser iniciado prontamente com quimioterapia para evitar a metástase.O tratamento para ferida no útero pode ser feito com o uso de uma pomada que deve ser aplicada diariamente, pelo tempo determinado pelo médico, ou através da cauterização à quente, à frio.
      O corrimento que você relatou amarelo, pastoso e com coceira pode ser tricomoníase, uma doença sexualmente transmissível que na mulher pode ainda ser acompanhada de dor durante o contato íntimo e ardor ao urinar. O diagnóstico da doença pode ser feito pelo médico ginecologista através do exame papanicolau ou pela observação da secreção vaginal. Logo após a identificação da doença é importante iniciar o tratamento que pode ser feito com remédios como o Metronidazol ou Secnidazol, pois a tricomoníase aumenta o risco de outras infeções, inclusive a AIDS.

      Geralmente a tricomoníase é a principal causa do corrimento amarelo ou amarelado, mas a gonorreia ou clamídia, outras doenças sexualmente transmissíveis, também podem provocar este tipo de corrimento. Outros sintomas de gonorreia e clamídia incluem dor ao urinar e dor durante o contato íntimo e o tratamento pode ser feito com antibióticos.
      DICA: Use camisinha com seu marido. Não confie em homens.
      Manchas no útero podem ser sinal de infecção pelo vírus HPV, tricomoníase, endometriose, colpite ou ainda ectopia, dependendo da coloração (brancas, vermelhas, escuras).
      Manchas brancas e espessas no útero, que só são visíveis após a realização da Colposcopia, podem indicar a presença do vírus HPV (Papiloma Virus Humano). Dependo do grau de comprometimento do tecido, pode significar apenas a presença do vírus ou de lesões precursoras do câncer do colo uterino.

      Apareceram verrugas?



      Excluir
  23. Deia, não aparecem verrugas. Em agosto eu fiz o papanicolau e o resultado foi completamente normal, mas a médica com a qual eu consultei me disse que teria que fazer um CAF devido ao tamanho da "ferida", mas em nenhum momento mencionou HPV. Aí resolvi ter uma segunda opinião, pois fiquei com receio de fazer o CAF. A segunda médica disse não haver necessidade de fazer o CAF, mas realizou um novo papanicolau e a biópsia e mencionou as manchas brancas no colo o útero e a suspeita de HPV. Acha que se fosse HPV teria aparecido algo anormal no meu papanicolau? Muito obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os sintomas do HPV incluem a presença de várias pequenas verrugas, que aparecem na região genital masculina ou feminina ou na boca, mas em muitos casos, apesar do indivíduo estar infectado com o vírus do HPV, a doença pode não apresentar sintomas.
      Acredita-se que quando não há sintomas a doença não seja transmissível, mas em todo caso é recomendado usar camisinha em todas as relações sexuais como forma de prevenção, porque nem sempre as verrugas são visíveis a olho nu, sendo somente identificadas num exame microscópico. Sintomas do HPV na mulher
      Os sintomas do HPV na mulher podem ser:

      Várias pequenas verrugas de tamanhos variáveis na vulva, grandes ou pequenos lábios, parede vaginal, colo do útero ou ânus, que podem estar tão juntas que formam placas.

      A infecção por HPV pode se apresentar em diferentes formas:

      Latente – existe a infecção pelo vírus, mas sem sintomas e sem nenhuma manifestação detectável, somente a identificação do vírus em exames laboratoriais, conhecido como Teste de DNA/HPV, por Biologia Molecular.

      Subclínica – existe o HPV, ele está se manifestando, mas as manifestações não são vistas a olho nu, ou seja normalmente o paciente não sabe que está tendo manifestação. Estas manifestações podem ser suspeitadas em exames de Papanicolau e só serão vistas em exames detalhados, com aparelho com lentes de aumento e uso de soluções reagentes, chamado Colposcopia.

      Clínica – existe o vírus e este está se manifestando em forma de lesões verrucosas, chamadas condilomas genitais ou “crista de galo”, que podem aparecer em pênis, vulva, períneo, pelos, vagina e colo uterino e que normalmente são causadas pelos HPV 6 e 11, considerados não oncogênicos.

      Assim sendo, quando não vemos lesões genitais, não é possível garantir que o HPV não está presente.

      As alterações subclínicas em colo uterino são identificadas na Colposcopia como manchas espessadas e de cor branca com uso de solução de ácido acético e a depender do graus de comprometimento do tecido podem ser chamadas de Lesões Intra-epiteliais de Baixo Grau/Neoplasia Intra-epitelial grau I (NIC I), que refletem apenas a presença do vírus, e de Lesões Intra-epiteliais de Alto Grau/Neoplasia Intra-epitelial graus II ou III (NIC II ou III), que são as verdadeiras lesões precursoras do câncer do colo do útero e que devem ter seu diagnóstico confirmado por bópsia.As lesões subclínicas (Lesão intra epitelial de baixo grau/NIC I) não oferecem maiores riscos, tendendo a desaparecer mesmo sem tratamento na maioria das mulheres. A conduta recomendada é o acompanhamento dos casos, com a repetição do exames em seis meses.

      No exame vem resultado suspeito para HPV e só uma biópsia poderá identificar.

      Na verdade manchas no colo uterino são sempre sinais que chamam atenção, em sua maioria a mancha do colo uterino está muito relacionada ao vírus HPV, existem mais de 200 sorotipos de vírus e a mulher não precisa se preocupar, o tratamento é simples e feito consultório sem dor. É importante que toda mancha seja curada, a evolução natural dela até virar um câncer é muito lenta, então à mulher tem inúmeras chances de se cuidar. Estudos científicos tem mostrado que essas manchas comum levam mais de 8 anos para se tornar um câncer de colo, raramente acontece de 2 a 3 anos.

      Se o HPV está presente sem causar lesões, o preventivo será normal.

      Em algumas mulheres, porém, o preventivo pode detectar uma lesão relacionada ao HPV.

      Você fez colposcopia?

      Excluir
  24. Sim, foi durante a realização da colposcopia que a médica detectou três manchas brancas no colo do útero e aí resolveu fazer a biópsia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HPV (pode ser uma das possibilidades), candidíase ou herpes, que deve ser tratada.

      Excluir
  25. Deia, bom dia! O resultado da biópsia saiu ontem, mas só vou ter consulta dia 26. Ele fala em colo ZTA com pqna área em leucoplasia. Fala que os fragmentos apresentam cervicite crônica com metaplasia escamosa. Camada basal hiperplasiada com indiferenciação e despolaridade envolvendo terço inferior do epitélio, alem de atipias nucleares leves. Lâmina própria com ectasia capilar leve a moderado infiltrado inflamatório predominante linfohistoplasmocitário. E conclui lesão intra-epitelial escamosa de baixo grau (NIC I/ displasia leve). Tem algo relacionado há alguma DST? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inflamação da camada interna do colo uterino (endocérvice), que pode ocorrer em resposta à infecção pelo HPV, dentre outras causas. Reação inflamatória de longa data, pois é crônica. No colo do útero são chamadas de Lesões Intra-epiteliais de Baixo Grau/Neoplasia Intra-epitelial grau I (NIC I), que refletem apenas a presença do vírus. As alterações não são câncer. No entanto, podem levar ao câncer cervical se não tratadas.Geralmente a conduta é expectante, com eventual cauterização ou retirada da lesão, com controle citológico a cada 3 a 6 meses.

      #Provavelmente um HPV

      Querida, estarei a disposição. Me envia um e-mail pra que eu possa te passar meu whatsapp se precisar falar comigo.

      dicasderelacionamento@hotmail.com


      Déia Fargnoli

      Excluir
  26. ola. gostaria de saber se posso fazer sexo ou me masturbar tomando metronidazol?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deve consumir bebidas alcoolicas, nem ter relações sexuais. Se for por causa de corrimento com mau cheiro, seu parceiro sexual também deve tomar.
      Masturbar-se não tem problema, só não pode ter relações enquanto está em tratamento.
      Se seu parceiro não se medicar,você será reinfectada novamente. .

      Excluir
  27. Olá Andreia, estou no meu último dia de metronidazol comprimidos e pomada, e surgiu um corrimento com a cor marrom. Isso é anormal? Ou pode ser menstruação com uma cor diferente? ele altera a menstruação?

    ResponderExcluir
  28. Ola td bem? Fui a ginecologista para consulta puerperal e relatei ardancencia na parte externa na vaginae após exame clínico a médica receitou miconasol creme vaginal uso interno e externo.
    ocorrer que após utilizar a medicaçãoo creme vaginal tomou uma coloração verde. Isso é uma reação esperada? Nao sinto mais ardência após o uso.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. · Evite usar calças apertadas,
      · Use calcinhas de algodão, evitando sempre tecidos sintéticos,
      · Passe a calcinha com ferro quente após sua lavagem,
      · Fique sem calcinha em casa e ao dormir,
      · Tenha uma boa higiene da vagina, limpá-la de preferência com água, mas se não der, use o papel de frente para trás, para não levar as bactérias do ânus para ela,
      · Não use roupas íntimas de outras pessoas.
      Se mesmo assim ainda estiver tendo candidíase de repetição, existe um outro recurso que adianta muito bem: lavar a vagina, apenas na parte de fora, com pasta de dente de bicarbonato de sódio (tem que enxaguar após a passagem)! Isso diminuir a acidez da vagina, dificultando a proliferação da cândida.
      Se fizer tudo isso, dificilmente a candidíase continuará sendo um incômodo na sua vida.

      É uma reação esperada se for a coloração da pomada. Se for um corrimento esverdeado com mal cheiro me avisa.



      Excluir
    2. Inicialmente me parece que foi a reação da pomada pois ja após o primeiro dia de uso o creme vaginal ficou esverdeado.... mas após a utilização do miconazol estou com corrimento esverdeado e com mal cheiro mas não tenho relação sexual a meses. Estou muito preocupada pois estou amamentando.

      Excluir
    3. Se não teve relações sexuais pode ser Gardnerella. Pode ser por uma diminuição do seu sistema imune (sistema de defesa do corpo contra doenças), resultante de uma vida desregrada com pouco sono, alimentação ruim, sedentarismo, estresse, etc. Uso de antibióticos: além de matar a bactéria para a qual você o usa, também mata algumas bactérias da vagina, assim podendo levar ao desbalanço da flora vaginal.
      Quais são os sintomas?
      • Corrimento esverdeado, normalmente não causa coceira ou irritação na vagina;
      • Cheiro muito ruim, muitas vezes comparado a ovo podre, que piora muito quando esse corrimento entra em contato com sangue (ex. menstruação) e sêmen.

      Pode ser uma vaginite. A vaginite é uma inflamação relacionada com a atrofia muscular da vagina, podendo ocorrer na menopausa, pós-parto, amamentação ou sempre que houver uma diminuição dos níveis de estrogênio;

      É preciso que volte ao ginecologista

      Excluir
  29. Olá tudo bem? Observo que desde pequena tenho corrimentos marrom claro/amarelo escuro. Não fede a peixe, o odor é azedo. Isso sempre acontece quando fico 2 dias ou mais sem tomar banho. É normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É falta de tomar uns dois banhos por dia.Por que não toma banho?
      Podem ploriferar fungos e bactérias se não lavar.

      Excluir
  30. Olá Andreia, estou com o seguinte problema, tomava Selene e de um tempo pra cá comecei a ter escapes e corrimento marrom, parei com o Selene e o corrimento marrom sumiu. Comecei a tomar elani 28 e o corrimento marrom voltou. Dei uma pausa para a menstruação descer e agora estou com um corrimento amarelado, meio marrom claro, gelatinoso, e ao me limpar sai um pouco de sangue no papel/toalha. Minha menstruação já acabou. O que pode ser? Estou muito preocupada, me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O corrimento marrom pode ser causado por diversos motivos, entre eles infecção vaginal bacteriana (geralmente amarelado, mas pode ser marrom claro na vaginose bacteriana, porém quando é marrom escuro geralmente adquire esta cor por ter sangue em sua composição, o que pode indicar feridas sangrantes no colo do útero, paredes vaginais, tubas uterinas ou ser proveniente da própria parede uterina (alteração menstrual).Grande parte dos corrimentos crônicos são causados por preservativos. O látex nas camisinhas pode provocar alergia em algumas mulheres, o que vai desregular o pH vaginal e criar um ambiente propício à proliferação de bactérias que causam a vaginose bacteriana. Produtos de higiene íntima (duchas vaginais) também são outro agente que provoca irritação. Duchas podem levar à destruição das bactérias benéficas (flora vaginal normal - bacilos de Doderlein) que impedem a proliferação de bactérias causadoras de doenças como as da vaginose. O uso de sabonetes, lubrificantes e cremes vaginais sem indicação do médico é outro fator que pode explicar corrimentos recorrentes. Como dito inicialmente, o corrimento marrom escuro geralmente indica sangramento em algum local do aparelho reprodutor. O sangramento pode ser oriundo da própria parede vaginal ou do colo do útero, como consequência de relações sexuais intensas ou repetidas.Pode ocorrer eliminação de um corrimento marrom após a menstruação, geralmente decorrentes de restos da menstruação que a mucosa uterina não conseguiu eliminar totalmente (escape menstrual, por alterações hormonais), mesmo depois de dias do término do fluxo. Em caso de corrimento, de qualquer cor ou tipo, um médico ginecologista deve ser consultado para avaliação e tratamento adequado.

      Excluir
  31. Boa Noite, Andréia !!!
    Estou com seguinte problema, sempre qnd tenho relação está saindo um negócio branco e sinto dor durante a relação.. tem uns meses que esse negócio branco saí durante a relação, mas não tinha cheiro, mas esses dias começou a ter um cheiro desagradável.. oq pode ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrimento com mau cheiro e de outros sintomas como coceira na vagina, dor ou ador na região íntima feminina, é provável que haja uma infecção e uma consulta com o ginecologista é necessária.

      Excluir
  32. Andreia, tive gardenerella há um tempo atrás , fiz o tratamento e melhorei! Porém tenho corrimento branco, leitoso, as vzs sai uns pedacinhos brancos, mas n sinto dor , coceira nada! As vzs quando tenho relação , sai no penis do meu marido, é constrangedor! N sei mais oq faço , minha ginecologista diz q corrimento é normal, mas eu acho anormal isso de sair no penis dele! Me ajude , estou desesperada 😫

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu marido também foi tratado? Ele também precisa tomar o antibiótico. O contágio desta doença ocorre através do contato íntimo sem proteção. No tratamento convencional o uso de antibióticos mata a bactéria, mas é importante evitar alguns hábitos que favorecem a proliferação desta bactéria como como por exemplo o estresse, baixa imunidade e mudança de pH na região genital feminina. O indivíduo com gardnerella tem maior risco de contrair outras infecções como a gonorreia, tricomoníase e candidíase devido a baixa imunidade do organismo e por isso é importante o tratamento adequado da doença.Mas é importante avaliar a possibilidade da presença de doenças sexualmente transmissíveis (DST), principalmente se a mulher fez práticas sexuais sem proteção recentemente.Quero esclarecer um conceito médico que acredito que poucos pacientes saibam: em medicina, o diagnóstico final, a origem de todo aquele incômodo, não é esclarecida logo no início. O que acontece no raciocínio médico são as hipóteses diagnósticas, ou seja, avaliam a paciente com sua história, examinamos a procura de alterações que justifiquem as queixas, e a partir daí fazemos suposições em nossa mente que possam explicar e englobar os sintomas que estão acontecendo com aquela mulher. A partir daí começa toda a investigação diagnóstica, que pode variar desde a indicação de um tratamento para a minha hipótese, até outras pesquisas com exames adicionais. Gardnerella acontece resultante de uma vida desregrada com pouco sono, alimentação ruim, sedentarismo, estresse, etc. Também pode ser porque por algum motivo o ambiente de sua vagina mudou. Possíveis motivos para essa mudança são:
      o O hábito de fazer ducha vaginal (lavar a vagina internamente com água). Isso remove toda flora vaginal (bichos que vivem normalmente na vagina garantindo seu equilíbrio), podendo facilitar a procriação da Gardnerella;
      o Uso de antibióticos: além de matar a bactéria para a qual você o usa, também mata algumas bactérias da vagina, assim podendo levar ao desbalanço da flora vaginal. Não tenha o hábito de lavar a vagina com água lá dentro. Se você é uma dessas mulheres que não consegue limpar a vagina apenas com o papel, precisa passar uma água, limite-se a limpá-la apenas do lado de fora.
      Tenha uma vida mais “light”, não abuse de seus horários, tenha uma alimentação correta e balanceada, enfim, você sabe melhor do que eu o que tem que mudar na sua vida para que ela fique mais regrada.É muito importante dormir o suficiente, reduzir o estresse, diminuir os doces e usar calcinhas 100% de algodão.
      Lembre-se que a calcinha deve ser posta para secar em ambiente fresco e seco - evite deixá-la secando dentro do banheiro, que é quente e úmido, como os fungos gostam...
      ... e usar camisinha, masculina ou feminina!
      O melhor exame diagnóstico para secreção vaginal persistente é a cultura de secreção vaginal com antibiograma, bacterioscopia a fresco e pesquisa de clamydia em secreção vaginal.
      Em caso de recidiva é melhor o marido também procurar um urologista para exame de secreção e, até saírem os resultados, tenha relações somente com preservativo. Você está com Candidíase, precisa ir ao ginecologista para que ele te indique o melhor remédio. E se este ginecologista não resolve, marque outro.

      Excluir
  33. Olá !... pelas perguntas e respostas vejo que vc é muito boa no que faz .... quase me diagnostiquei com suas respostas ...rsrs ... talvez vc possa me ajudar .
    Eu tive relação com meu namorado e em seguida peguei uma infecção. ..nunca tinha pego por isso não sabia o que era ... fui na ginecologista e ela me receitou um remédio que deixa o xixi azul ...e aqueles sintomas de ardência ao urinar entre outros passaram....porém fiquei com corrimento ele é amarelo e tem um mal cheiro terrível ...as vezes não sinto o cheiro por fora logo que tomo banho mais quando tenho relação sexual o cheiro fica muito forte durante o ato.
    Você podia me dizer o que posso tomar e alguma pomada ... e o que ele pode tomar também ?desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra não se infectar não tenha relações sexuais sem camisinha, principalmente com esse parceiro porco que você tem hoje. Você está com TRICOMONIASE, mas outras DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS podem provocá-la, como gonorreia e clamídia.
      Bom, os dois parceiros tem que tomar as medicações e não podem ter relações sexuais até o término dos remédios. Eu nem me arriscaria transar com esse parceiro seu. A transmissão é pela via sexual e, curiosamente, só se dá através do sexo. O protozoário causa lesão do epitélio vaginal, levando à formação de úlceras microscópicas que aumentam o risco de contaminação por outras DSTs, nomeadamente o HIV, HPV, herpes, gonorreia e clamídia. O Metronidazol e o Tinidazol são as duas opções de tratamento para a tricomoníase. A taxa de cura com esses antibióticos é superior a 90% e nenhuma outra droga apresenta tamanha eficácia. O esquema indicado consiste em 2 gramas de Metronidazol ou Tinidazol por via oral (4 comprimidos de 500mg) em dose única
      Atenção, é estritamente proibido o consumo de álcool em quem está sendo tratado com uma das duas drogas. É preciso esperar no mínimo 3 dias devido ao risco grave reação. Sexo nem pensar.

      Excluir
    2. Você e seu parceiro devem tomar.

      Excluir
  34. Olá Deia boa noite , bom queria saber se você pode me ajudar sobre o seguinte : a 1 ano e pois Atras, eu tive um corrimento tem cheiro forte (não chega a ser cheiro de peixe podre) a cor as vezes é amarelada ou branca, suja a roupa íntima e muitas vezes passa até pra roupa que to usando , tenho dores no baixo ventre como se fosse uma pressão , sinto dor quando tenho relação na maioria das vezes , dor ao fazer xixi e logo em seguida comecei a ter um sangramento fora do período , esse sangramento é interno não suja o absorvente só o vejo quando vou a banheiro e passo o papel higiênico , é uma cor meia marron e as vezes vermelha bem pouco, vem uns 10 às 15 dias antes da minha menstruação , e fica até quando chega o dia da menstruação . Quando a menstruação para esse sangramento de antes para também . Fui ao médico na época que começou a acontecer falei tudo isso (e mais que nas épocas de menstruação eu sinto dores fortes e o fluxo é bem intenso) ele me pediu o papa um transvaginal e o ca125 pra ver se eu não tinha endometriose . Bom no papa a moça que colheu me disse que me colo Tava bem inflamado e sangrando fácil pois estava bem sensível . No resultado só deu inflamação no colo , no trans deu um pólipo de quase 1cm no endométrio e o ca125 de normal . O médico me passou metronidazol comprimido e pomada. Enquanto eu tava tomando e passando estav tudo ótimo sem dor sem corrimento e sem cheiro, assim que terminei voltou tudo de novo . Esse pequeno sangramento que te falei vem pelo menos a cada 2 meses . Eu estou com a consulta marcada novamente pois ando mto aflita com essa situação , sou casada nunca tive outra relação a não ser com meu marido , até 6 anos atrás eu era virgem . Você sabe me diZer o que pode ser ? Estou com mto medo de ser ou ter virado algo grave ! Obrigado desde já . Se possível me responder por email : prica1906@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O corrimento vaginal pode ser algo completamente normal ou um sinal de doença ginecológica. O corrimento vaginal fisiológico é estimulado pelo estrogênio e, portanto, pode ter seu volume aumentado em períodos onde há maior estimulação hormonal, como na gravidez, uso de anticoncepcionais à base de estrogênios, no meio do ciclo menstrual, perto da ovulação. A sua dor ao fazer xixi a maioria das pessoas relaciona a dor para urinar apenas com infecção urinária, mas vários outros problemas do trato urinário ou ginecológico podem causar este tipo de sintoma. Pode ser uma DISÚRIA: A maior parte dos episódios de disúria ocorre por inflamação ou infecção da uretra e/ou bexiga. Porém, inflamações na vagina e útero também podem apresentar a disúria como um dos seus sintomas.
      Como se pode ver, a dor ao urinar é um sintoma que está presente em mais de uma dezena de doenças diferentes, sendo, portanto, necessária a avaliação médica para se estabelecer um diagnóstico correto. A dor pélvica pode ser também sintoma de problemas no aparelho urinário, intestino e em alguns casos pode envolver ainda articulações, nervos, músculos e até ossos, que se encontram na parte inferior do tronco. Sobre o colo do útero a inflamação pode resultar em uma ENDOMETRITE.
      Os sintomas de inflamação no útero podem ser:

      Corrimento amarelado, marrom ou cinza com mau cheiro;
      Sangramento, principalmente durante ou após o contato íntimo;
      Dor ao urinar e durante o contato íntimo;
      Dor na parte inferior da barriga.
      O tratamento para inflamação no útero quando causada por microrganismos é feito com a ingestão de medicamentos antibióticos se o microrganismo for uma bactéria ou antivirais se for um vírus. Nestes casos, os parceiros sexuais também devem ser tratados, mesmo que não tenham sintomas. Quanto ao pólipo o diagnóstico definitivo consiste na visualização direta o pólipo, bem como sua retirada para análise anatomopatológica. Na grande maioria das vezes, este procedimento realizado em centro cirúrgico e sob anestesia, pode visualizar a lesão, bem como retirá-la. A mulher recebe alta no mesmo dia, praticamente sem nenhum desconforto ou dor.
      Priscila, você é casada e só teve relações sexuais com seu marido, e quem garante que ele não tenha tido relações com outras? Nunca confie nos homens. Tenha relações sexuais com ele somente com camisinha. Fique tranquila, se for algumas das hipóteses que citei acima, todos tem tratamento. Indico também que além de um ginecologista, marque consulta com um urologista.

      Excluir
  35. Oi, Deia!! Obrigada por seu espírito generoso, pela disposição em nos ajudar!! Tenho um relacionamento fixo faz uns 6 anos...ocorre que no ano passado nos separamos por uns 7 meses e retomamos a relação no início deste ano. Após 3 meses deste novo convívio (onde tivemos relação sexual sem preservativo) comecei a apresentar os sintomas da Gardnerella (corrimento esbranquiçado com o tal odor fétido de peixe, apenas isto). Perguntei a ele se havia tido relação sexual no período em que estávamos separados e ele disse que sim, com uma única mulher e uma única noite, mas com uso de preservativo (vale ressaltar que eu não tive relação sexual com ninguém). Já marquei uma consulta ao ginecologista, mas o atendimento vai demorar um pouco, em função do número de agendamentos e também não sei se vou me sentir à vontade para me aprofundar nisso, portanto gostaria muito que me ajudasse...que esclarecesse algumas dúvidas...sei que em sendo gardnerella mesmo, não é nada muito grave, mas em relação a confiança no meu parceiro...como posso saber se foi ele que me transmitiu? Desde que reatamos, tivemos relação sexual, mas só agora (cerca de 2 meses e meio depois apareceram os sintomas). Se foi ele o transmissor, eu necessariamente já teria apresentado antes os sintomas ou independe disso? Pode-se transmitir gardnerella no sexo oral? E no caso de ele não ter me transmitido, o que justificaria a gardnerella? O fato de eu ter voltado a ter uma vida sexual ativa (ainda que com o mesmo parceiro) pode contribuir? Como poderia me aconselhar, Deia? Um beijo grande e obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma dica importante vou deixar: Nunca confie em um homem, por mais que o ame.

      Tem duas opções:

      Ser gardnerella ou tricomoniase, porque ambos tem odor fétido.
      Sintomas da Gardnerella na mulher:

      Corrimento amarelado;Odor de "peixe podre";Coceira na genitália feminina;Dor na relações íntimas.

      Sintomas da Gardnerella Mobiluncus no homem:

      Inflamações no prepúcio, glande ou uretra;Dor ao urinar;Coceira;Secreção amarelada.

      A infecção causada por Gardnerella pode ser causada por situações como baixa do sistema imune; toma de medicamentos imunossupressores; stress; múltiplos parceiros e má higiene íntima, como o uso indevido de duchas vaginais. A Gardnerella Mobiluncus pode ser transmitida através das relações sexuais sem preservativo com indivíduo contaminado. O tratamento para a infecção causada por Gardnerella Mobiluncus​ é feito com a toma de antibióticos como Metronidazol de ambos parceiros, por exemplo. Transmitido pelo sexo anal ou vaginal.

      A tricominiase:

      Trichomonas vaginalis, que tem como principal sintoma um corrimento amarelado e espumoso com odor fétido. Seu tratamento é feito com o uso de antibióticos como o Metronidazol.A transmissão da tricomoníase se dá através do contato íntimo sem preservativo. O tratamento da tricomoníase deve envolver ambos os parceiros, sendo composto de uma dose única de 2g de metronidazol, ou 500mg, 12/12h durante 7 dias ou 2g de Secnidazol em dose única. O ginecologista vai receitar um deles pra vocês.

      A Gardnerella Vaginalis é uma bactéria que provoca vaginite, e costuma ser a terceira causa mais comum desse tipo de infecção tão incômoda. Ela pode fazer parte da flora normal da vagina e se proliferar de forma descontrolada, provocando a infecção, por uma alteração da acidez vaginal, por exemplo. Mas a infecção também pode ser provocada por contato sexual, que é o fator principal de contágio, ou por contato com roupas íntimas ou toalhas contaminadas.

      Vá me escrevendo e vamos conversando pra ver se os sintomas realmente são de gardnerella


      Excluir
  36. Grata mais uma vez, Deia!! Parabéns pelo seu trabalho!! Todo sucesso pra ti!!

    ResponderExcluir
  37. Oi, preciso de ajuda !! Eu tomava o anticoncepcional femina mas comecei a tomá-lo direto para não menstruar ai fui ao ginecologista elA me orientou a usar o Elaine 28 justamente para não menstruar Pq eu ficar muito assada ! Fiz o papanicolau e não deu nada , porém a dois meses estou com um corrimento marrom e com sangue Pq quando passo o papel sai sangue! Ela me disse que seria normal até meu organismo acostumar mas já faz dois meses e nestes últimos dois dias apareceu coceira demais !! O que eu devo fazer?? Deveria parar de tomá-lo??

    ResponderExcluir
  38. Sim, tenho relações apenas sem camisinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve procurar um ginecologista, você pode ter contraído uma DST também.

      Excluir
  39. Olá, tenho uma dúvida...
    Minha menstruação estava quase acabando quando dormi com um ob... Quando acordei no outro dia e retirei o absorvente íntimo, comecei a ter uma coceira muito forte e um corrimento amarelado, sem odor ou dor para urinar e com o fluxo intenso parecido com o final de menstruação... Faz 4 dias que estou nessa agonia, o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O absorvente interno impede que a vagina transpire e, por isso, o ideal é que seja trocado a cada três horas (principalmente quando seu fluxo é intenso, pra evitar vazamentos). Ou seja, passar uma noite toda com ele – cerca de oito horas – não é legal.Quando a vagina não transpira, cria o ambiente favorável para o desenvolvimento de fungos e bactérias, o que pode render alergias e corrimentos. Por isso, use o absorvente somente durante o dia e troque sempre.

      Ainda continua a coceira?

      Excluir
  40. Oii queria tira minha duvida, tou usando secnidazol pra combate a gardnerella dps que eu acabar o tratamento precisa ferver minhas roupas pra não ter risco de contrair de novo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem necessidade. Apenas lave-as normalmente. Use sempre calcinhas de algodão. Durma sem calcinha. Use sempre camisinha.

      Excluir
  41. Oi,depois que minha menstruação vai, s
    Ou qnd estar perto de vim sinto cólica mas n muito e sai um liquido intenso caso de usar aabsoorventae é amarelo,ms n coça e nem arde. N fui ao medicoo

    ResponderExcluir
  42. Oi Deia! Estou com uma duvida, e q fiz uma cauterizaçao ha 10 dias e hj fiz sexo anal com meu esposo. Isso pode atrapalhar a cicatrizaçao do utero? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A restrição é só em relação ao sexo vaginal, e o período que você deve evitá-lo depende da orientação da sua ginecologista.

      Excluir
  43. Olá Deia. Estou com um corrimento transparente sem odor. O ginicologista me passou metronidazol por 7 dias. Mas ja terminei de tomar o remédio e o corrimento contínua. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O corrimento feminino é uma secreção que serve como defesa para o organismo, sendo comum toda mulher apresentar uma pequena quantidade de corrimento, principalmente se estiver em idade fértil.Evite o uso de roupas sintéticas, amaciantes, papel higiênico e sabonetes perfumados. Também mudanças hormonais e até mesmo a gravidez podem ser causas de corrimento.O corrimento também varia de acordo com os hormônios. Diminui na fase pós-menstrual e aumenta até a metade do ciclo, durante os dois a três dias anteriores à ovulação, refletindo a atividade endócrina do ovário. Seu parceiro sexual também precisa tomar o remédio. em casos menos frequentes podem estar relacionados com alergias alimentares ou o corrimento pode ser decorrente de problemas emocionais (ansiedade e estresse) , precisa descobrir e tratar a causa do corrimento, é a maneira mais eficaz de se livrar desse problema. Procure outro ginecologista.

      Excluir
  44. Oi Andreia, eu gostaria de saber uma coisa toda vez q eu e meu marido temos relação no dia seguinte fica saindo um liquido amarelo e com cheiro mto forte..
    Fui na ginecologista e ela disse q pode ser que eu tenha alergia ao semen dele, pois estamos tentado engravidar!!
    Agente tranzou no sábado e no domingo ficou descendo esse corrimento amarelo com cheiro forte, e está descendo até hoje e hoje já é Quinta feira.. me ajuda precisso de uma resposta pois n consigo engravida será esse o motivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu marido e você precisam tomar remédio para o corrimento.. O que seu ginecologista indicou? Para mim está mais para Tricomoniase, onde os dois parceiros tem que se tratar.

      Excluir
  45. Ola eu tinha corrimento esverdeado fui a Gini e passei a pomada e parou o corrimento, porem a 1 vez qe me relacionei com meu atual namorado eu tinha esse corrimento e tinha odor, mas fui a gine e ttratei o odor e o corrimento param , mas ele ta reclamando qe ficou um cheiro desagradavel qe nao tinha antes e depois de relacionarmos qe teve, entao eu qe passei o mau cheiro para ele,oqe pode ser ? Eu hje não tenho mais o corrimento mas ele reclama desce odor depois qe nos relacionamos, pfvr Deia me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quem garante que não foi ele que passou pra você? Por isso é necessário o uso da camisinha nas relações sexuais. Você tomou os remédios e se tratou e ele tomou também? Se ele não tomou o tratamento vai por água abaixo. Os dois devem se tratar.
      O corrimento esverdeado com mau cheiro e intensa coceira pode ser Tricomoníase. Essa é uma infecção que pode ainda gerar sintomas como corrimento amarelado ou amarelo esverdeado líquido, pastoso ou grosso e, por vezes, bolhoso, além de dor nas relações e ao urinar.
      Seu diagnóstico é feito através da análise do líquido vaginal (Swab) ou papanicolau. Mas, nos homens, ele ainda pode ser identificado através do exame de urina.O tratamento para o corrimento esverdeado causado pela tricomoníase é feito com o uso de remédio, como o Metronidazol, em dose única ou 2 comprimidos de 500mg durante 7 dias consecutivos, conforme a necessidade.
      Durante esta fase, recomenda-se não ter relações sexuais e é preciso que o parceiro também seja tratado, para evitar a reinfecção. A tricomoníase é considerada uma doença sexualmente transmissível. O homem pode estar infectado e não apresentar sintomas e, por isso, ele deve ser sempre tratado juntamente com a mulher.

      Excluir
  46. Oi Deia!! Comecei a tomar o anticoncepcional iumi no primeiro dia do meu ciclo, e ele nao interrompeu minha menstruação, ela continuou normalmente. Isso esta normal? E a partir de quando posso confiar na eficácia dele? Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vai interromper mesmo. A eficácia um mês pelo menos

      Excluir
  47. Oi Andréia, eu tenho herpes genital e candidiase.já fiz tratamento com fluconazol e a pomada,só que não melhorou,e a coceira e a ardência fica a cada dia insuportável não consigo dormir a noite porque a coceira é muita.eu tomo anticoncepcional ciclo 21, Pq a minha menstruação não cessa, só com remédios anticoncepcional,fiquei quatro meses menstruando sem intervalo, e agora que comecei a tomar o remédio pra menstruação parar. E o corrimento em excesso, a coceira insuportável e a ardência voltaram, eu choro de tanta coceira.
    Eu fui no médico ela falou mas uma vez, que eu to com a candidiase, sendo que eu já sabia, e não passou nenhum remédio.
    Eu não sei oq fazer Pq tá insuportável.
    A eu e o meu parceiro fizemos o tratamento tudo certinho, ele tbm tem herpes genital.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça o tratamento e não tenham relações sexuais sem camisinha, isso vai te aliviar e muito. A Herpes é transmitida pelo contato sexual. Manter relações sexuais sem camisinha é a principal causa do herpes genital e o principal comportamento de risco.Ainda não há cura para herpes genital, mas o tratamento pode ajudar a evitar a recorrência da doença e impedir que ela cause complicações mais graves e que se espalhe pelo corpo. Acompanhamento médico pode, também, agir para amenizar os sintomas e para não transmitir herpes para outras pessoas.
      O tratamento é feito basicamente por meio de medicamentos antivirais, que aliviam a dor e o desconforto causados durante uma crise, curando as lesões com maior rapidez.Para crises recorrentes, comece a tomar o medicamento assim que o formigamento, a queimação ou a coceira começar, ou assim que você notar o aparecimento de bolhas.
      Os medicamentos mais usados para o tratamento de herpes genital são:

      Aciclovir
      Ezopen (creme)
      Penvir
      Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.
      Quanto a Candidíase, ela afeta a vagina e os tecidos na abertura de sua vagina (vulva) , durma se calcinha, use somente calcinhas de algodão.
      Medicamentos para Candidíase
      Os medicamentos mais usados para o tratamento de candidíase são:

      Canditrat
      Clindamin-C
      Clocef
      Colpatrin
      Colpistatin
      Daktarin
      Fentizol
      Flogo Rosa
      Fluconazol
      Gynazole-1
      Gyno-Icaden
      Gynopac
      Icaden
      Itraconazol
      Nistatina (creme)
      Nistatina (solução)
      Nitrato de Miconazol (creme vaginal)


      A maioria dos casos de candidíase pode ser evitado mantendo a pele limpa e seca, utilizando antibióticos apenas com orientação médica, e seguindo um estilo de vida saudável, incluindo alimentação adequada. Pessoas com diabetes devem tentar manter o açúcar no sangue sob controle. Se você tem HIV ou outra doença que favoreça episódios recorrentes de candidíase, o uso contínuo de drogas antifúngicas pode ajudar a minimizar crises.

      Fazer a higiene íntima regularmente, preferir roupas com tecidos de algodão e evitar peças justas, além de evitar o uso contínuo de absorventes internos também ajudam a evitar a candidíase vaginal. Usar camisinha em todas as relações sexuais também evita que você seja infectado.

      Excluir
  48. Olá Andreia,eu fui na ginecologista e ela passou um remédio eu acho que foi secnidazol só que eu não entendi o pq pois eu sou virgem ...e o meu problema é o mal cheiro( as vezes é um cheiro forte de urina ) que ainda esta me em comandando e o corrimento meio amarelado... eu posso tomar esse medicamento??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve tomar o remédio corretamento e mesmo depois que passe o efeito, termine a cartela, nunca interrompa o tratamento antes. Dicas:
      Não use calças apertadas, durma sem calcinha. Sempre que urinar, lave. Compre a fruta Cranberry, faça um chá e tome um copo pela manhã e outro a noite todos os dias. Pode comprar também o pó na farmácia pra fazer o chá.
      O aumento de corrimento associado a esses outros sintomas pode ser explicado pela presença de alguma infecção vaginal; pela baixa da imunidade e consequente proliferação das bactérias vaginais e por reação à corpo estranho como no caso de absorventes também.

      Excluir
  49. Quais as marcas de iogurte natural que podem ser aplicados na vagina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for para Candida, a melhor opção é procurar seu ginecologista, mas há outras opções.
      Uma delas é tomar o chá de uva-ursina.
      Além disso uma ótima estratégia é introduzir 1 cápsula de lactobacillus acidophilus, na vagina à noite, antes de dormir, durante 14 dias. Este remédio natural ajuda a repor a flora vaginal, controlando o aparecimento de fungos. Também pode ingerir 1 cápsula de suplemento de Lactobacillus acidophilus às refeições por 1 mês, sendo este um ótimo remédio caseiro para candidíase na boca.
      O iogurte irá diminuir a acidez da vagina, travando o crescimento das bactérias que preferem um ambiente mais ácido para se desenvolver. Esse remédio caseiro também pode ser utilizado por homens, mas pode ser desconfortável permanecer com a cueca molhada durante o dia.

      Ingredientes

      1 embalagem de 125 g de iogurte natural
      1 seringa sem agulha ou 1 absorvente interno
      Modo de preparo

      Introduza o iogurte no interior da vagina, com o auxílio de uma seringa (sem agulha), 2 vezes por dia, durante 3 dias. Use um absorvente para evitar que a calcinha fique molhada.

      Uma outra forma prática de utilizar o iogurte como remédio para candidíase é mergulhar um absorvente interno no potinho de iogurte natural, em temperatura ambiente, e introduzi-lo na vagina, deixando-o atuar por, pelo menos, 3 horas.

      Retire o iogurte da geladeira com alguma antecedência, para que a temperatura fria não cause incômodo.

      Uma outra opção para tratar a candidíase é tomar um remédio em dose única, como o Fluconazol e o Itraconazol. A abordagem costuma ser bem aceita, pois o tratamento só dura 1 dia. Mesmo assim, o tratamento deve ser realizado sob a orientação médica.

      Esse tipo de medicamento pode ser utilizado sozinho ou associado ao tratamento tópico, que consiste em passar uma pomada com o mesmo princípio ativo nos órgãos genitais, sendo eficaz tanto para homens quanto para mulheres. Veja outros exemplos em: Pomada para candidíase.


      O blog é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde

      Excluir
  50. Ter corrimento branco e sem sintomas durante 09 meses direto e sem pausa é normal? Pois tenho isso é durante a relação sexual sai muito com aspecto de um creme dental, isso é normal? Durante o sexo não sai de mim aquele lubrificante natural com aspecto de clara de ovo, é só esse corrimento branco em forma de creme. Será que pode ser doença da genitalia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lubrificante com aspecto de clara de ovo você só terá depois da menstruação no momento em que está ovulando. é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. o corrimento é um desequilíbrio do corpo e pode ter duas causas: baixa imunidade ou agressão à região genital. A primeira ocorre quando há diminuição na resistência da pessoa por dormir ou comer mal, tomar muito sol, não praticar esportes ou abusar de antibióticos.Já o fator externo é desencadeado por aumento da temperatura (absorvente diário, calça jeans justa ou calcinhas e cuecas de tecido sintético), relação sexual sem lubrificação ou uso de absorvente interno por muitas horas (o sangue ajuda a proliferar bactérias). O excesso de higiene também pode alterar a flora vaginal e tirar a camada protetora da vulva. Para acabar com corrimento intenso, você precisa realizar um acompanhamento com um ginecologista, e realizar o tratamento exatamente da forma que ele orientar. Fique preparada para a falha de um ou outro tratamento, pois se sua candidíase já possui certa resistência, algumas medicações poderão não ser potentes o suficiente para eliminá-la.
      Outra coisa que também pode estar acontecendo é que esses sintomas são de uma candidíase de repetição, e que a relação sexual esteja resultando numa reativação de seus sintomas de candidíase. Se for esse o caso, você e seu parceiro devem realizar um tratamento em conjunto para melhorar desse problema. Sempre com o acompanhamento médico.
      Quando o parceiro também deve se tratar para candidíase?
      Candidíase de repetição (que melhora com o tratamento, mas sempre acaba voltando);
      Parceiro com sintomas: coceira, inchaço, vermelhidão, ardência ou aumento da sensibilidade local.
      Como anda sua vida, o que você tem feito que possa estar alterando seu sistema imunológico: é o final do prazo do trabalho? A ausência de exercícios físicos? Seu relacionamento que não está muito bom? São as poucas horas de sono? Esses quilos a mais, ou a menos? O que pode ser? Quando você encontrar essa resposta e tiver uma atitude pró-ativa para reverter esse quadro, que você conseguirá se livrar desses desconfortos vaginais tão frequentes. Até lá, você provavelmente vai continuar usando um remédio ou outro, mas essa irritação sempre voltará para te importunar, e para avisar que você não está bem, não apenas sua vagina.
      Obs.: uma outra causa muito comum de queda da imunidade é a diabetes. Se você tem parentes com diabetes, realize um teste para investigar essa doença, que também muitas vezes tem como primeiro sintoma os corrimentos recorrentes.

      Excluir
  51. Olá Déia, adorei sua postagem! Em 2014 tive um namoro que durou de abril até novembro onde não usava proteção nas relações e começei a ter problemas. Primeiro começou com coceira e um corrimento branco, fui no ginecologista do sus que não me examinou, mas pelo que disse me receitou remedio para candidiase. Depois de um tempo melhorou, mas eu notei o aparecimento de uma pinta na vulva que eu não dei importancia, pois não sabia se eu ja tinha isso antes. Agora me preocupo pq a pinta se tornou uma mancha escura ao redor da vulva e ao redor do anus tbm. Estou com corrimento branco, as vezes meio amarelado e de odor a peixe. Tbm estou com coceira. O que pode ser? Pode ser tricomoniase ou gardnerella? Ou algo mais grave? Eu ainda não fiz nenhum exame ginicológico, antes por medo e falta de oportunidade. Agora vou marcar um esse mês. Não estou tendo relações com ninguém no momento. Ví uns tratamentos caseiros com alho, yogurte, ou vinagre de maça. Vc indica? Obrigada, desde já.

    ResponderExcluir
  52. Esqueci de dizer que uso anticoncepcional desde 2014 e já fiquei muitas vezes doente tendo que tomar antibiotico. Em 2014 devo ter tomado antibiotico 2 ou 3 vezes e 2015 tbm 2 ou 3 vezes por causa de gripes que infeccionaram a garganta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imunidade fraca.
      TRICOMONIASE.
      A pinta na vulva, pode ser sinal de alguma DST, precisa realmente fazer exames de dst e papanicolau.Lesões na área externa ou interna da vagina podem indicar uma série de problemas, conforme a extensão da ferida, profundidade, local e possível causa. Elas podem ser dolorosas, coçar, produzir corrimento ou não provocar nenhum sintoma – e em todos os casos é motivo para preocupação. Isso porque essas aparições estão frequentemente associadas a DSTs, como herpes genital, sífilis e granuloma inguinal. Já a presença de pequenas verrugas na região íntima é um sinal de alerta ainda maior. As verrugas podem aparecer na forma de manchas brancas, vermelhas ou marrons na vulva e podem provocar coceira. O problema que está mais comumente associado às verrugas genitais é o HPV, que pode evoluir para um câncer de colo de útero. O Metronidazol e o Tinidazol são as duas opções de tratamento para a tricomoníase. A taxa de cura com esses antibióticos é superior a 90% e nenhuma outra droga apresenta tamanha eficácia. O esquema indicado consiste em 2 gramas de Metronidazol ou Tinidazol por via oral (4 comprimidos de 500mg) em dose única. Marque o quanto antes um ginecologista.

      Excluir
  53. Olá deiá fargnoli!
    tive relação sexual com meu namorado e tenho corrimento, so que foi sem camisinha, tem alguma chance de prejudica-lo de alguma forma, podde virar algum tipo de doença??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do tipo de corrimento que você tem. Se não tem mal cheiro não há problema. Mas ter relações sem camisinha é um risco para sua saúde, pode pegar DSTs. E há um risco grande de engravidar.

      Excluir
  54. Boa noite Andreia. Minha medica passou Secnidazol para mim e meu parceiro tomar. Estou com baixa imunidade, com isso causou infecções na vagina. Mas por que meu parceiro também precisa tomar? Por favor me ajude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dependendo do tipo de doença é preciso que os dois se tratem. Se você se trata sozinha e tem relações com o parceiro que não se tratou, ele vai te infectar novamente.

      Excluir
  55. Oi, nao sei se vai ver minha pergunta, mas vou tentar kk
    Eu tenho corrimento desde que me entendo por gente, sempre fui na ginecologista atras de respostas e tratamentos, mas sempre me passavam pomada externa pra candidiase. Agora estou tendo relaçoes sexuais frequentes, e toda vez que transamos eu fico com uma certa dorzinha depois, e agora ele começou reclamar de dor tambem quando transamos sem camisinha. Esses dias fui na gine e ela me passou pomada interna e antibioticos tamb, depois do tratamento, nos fizemos e as dores voltaram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É necessário que usem camisinha sempre. No dia a dia é importante sim evitar ficar muito tempo com biquíni molhado ou calça muito apertada e “abafada”. A vagina precisa “respirar”. Além, claro, de lavar direitinho: sem esfregar demais, nem de menos. Mas isso tudo você já está fazendo, não é mesmo? O nosso estado emocional tem ligação direta com o nosso corpo. Uma coisa não está descolada da outra. Quando você se apaixona e fica pensando mais no menino, pode ser que isso interfira no que acontece nos seus genitais. Mas aqui me parece que entra também outra questão: a lubrificação. E é importante a gente diferenciar isso de corrimento. Ao ter sonhos eróticos e ficar excitada pensando no menino, é natural que o seu corpo produza um líquido lubrificante: que é transparente e um pouco pegajoso. Esse líquido tem uma função: tornar a penetração vaginal mais prazerosa.A dor durante a relação sexual é um sintoma muito comum na vida íntima de vários casais e, normalmente, está relacionada com a diminuição da libido, a qual pode ser provocada pelo excesso de estresse, uso de alguns medicamentos ou conflitos na relação. ELE TAMBÉM PRECISA TOMAR OS REMÉDIOS.

      Excluir
  56. Olá doutora,

    Eu costumo ter candidíase com frequência e lendo seus comentários aqui no blog, eu vou procurar um homeopata para tratar a minha imunidade. Já estou tomando também probioticos, receitados pelo ginecologista.
    A minha dúvida, na verdade, é que meu namorado sempre reclama de um gosto amargo na minha vagina, então gostaria de saber se isso tem a ver, ou seja, se estar com gosto amargo é sinal de alguma infecção ou é normal da própria vagina!
    Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não sou Doutora, mas vamos lá. Isto acontece por causa da descamação do interior do útero e do canal vaginal, mais o serviço de bactérias que vivem por lá. A composição da flora vaginal, ou seja, quais espécies de bactérias sobrevivem na vagina da mulher, é quem determina o cheiro e gosto da secreção. Em uma vagina saudável ele é ácido e salgado. Estas são as características de uma vagina que está livre de bactérias e outros parasitas indesejáveis.

      Excluir
  57. Oi, estou com um corrimento de pouca quantidade só que branco e qualhado e sentindo uma coceira e ardor (menos quando eu urino) e quando abrir os pequenos labios vi uma coisa amarelada como se fosse uma bolha mais não chega ser uma bolha e nem pus, é meio grande de tamanho e bem amarelado, isso seria a candidiase? Me ajuda, estou nervosa com isso, só poderei ir na medica semana que vem e nao sei o que usar pra passar essa coceira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Candidíase: Uma boa pomada para candidíase é a que contém uma substância antifúngica chamada miconazol, como Nistatina e Candicort. Mas estas pomadas só devem ser utilizadas sob orientação do ginecologista ou urologista.
      As pomadas antifúngicas são as mais indicadas para curar a candidíase, por trazer de volta o reequilíbrio dos micro-organismos que habitam normalmente a região, sem maiores prejuízos, mas uma outra possibilidade é tomar 1 comprimido, sendo dose única, de Fluconazol 150 mg ou Itraconazol 200 mg por 3 dias.

      As três principais causas de corrimento vaginal e que representam 95% dos casos são:

      1. Vaginose Bacteriana
      2. Candidíase Vulvovaginal
      3. Tricomoníase

      1. Vaginose Bacteriana
      É um conjunto de sinais e sintomas resultante de um desequilíbrio da flora vaginal, que implica numa diminuição dos lactobacilos e um crescimento de bactérias, principalmente a Gardnerella vaginalis. epresenta a principal causa de corrimento vaginal incidindo em aproximadamente 45% das mulheres. Não se trata de infecção de transmissão sexual, apenas pode ser desencadeada pela relação sexual em mulheres predispostas, ao terem contato com sêmen de pH elevado.

      Suas características clínicas incluem corrimento vaginal com odor fétido (semelhante a “peixe podre”), mais acentuado após a relação sexual e durante o período menstrual, corrimento vaginal branco-acinzentado, de aspecto fluido ou cremoso e algumas vezes bolhoso. Embora o corrimento seja o sintoma mais frequente, quase a metade das mulheres com vaginose bacteriana são completamente assintomáticas. O tratamento recomendado se dá com uso de antibiótico.


      2. Candidíase Vulvovaginal
      É uma infecção da vulva e vagina, causada por um fungo que habita a mucosa vaginal e digestiva, que cresce quando o meio torna-se favorável para o seu desenvolvimento. Representa a segunda causa mais comum de corrimento vaginal.
      A relação sexual não é a principal forma de transmissão, visto que esses organismos podem fazer parte da flora endógena em até 50% das mulheres assintomáticas. Cerca de 80 a 90% dos casos são devidos à Candida albicans.
      Alguns fatores podem predispor a proliferação do fungo como: gravidez, diabetes, obesidade, uso de anticoncepcionais orais de altas dosagens, uso de antibióticos ou corticóides, hábitos de higiene e vestuário inadequados e contato com substâncias alérgenas ou irritantes.
      Os sinais e sintomas mais comumente apresentados são: prurido (coceira) vulvovaginal (principal sintoma), ardor ou dor à micção, corrimento branco, grumoso, inodoro e com aspecto caseoso (“leite coalhado”), vermelhidão e edema vulvar, fissuras e maceração da vulva, dor durante a relação sexual, fissuras e maceração da pele e vagina e escoriações de coçadura. O tratamento pode ser feito com antifúngicos na forma de creme vaginal ou por via oral.

      3. Tricomoníase
      É uma infecção causada por um protozoário chamado Trichomonas vaginalis que tem os seres humanos como únicos hospedeiros e nos homens costuma ser assintomáticos, enquanto nas mulheres quase sempre causam sintomas.
      Sua transmissão ocorre através da relação sexual desprotegida.
      O sintoma predominante é o corrimento abundante, amarelo ou amarelo-esverdiado (mais comum), mal cheiroso e bolhoso. São comuns também os sintomas inflamatórios na vulva e na vagina, como: ardência, vermelhidão e edema vulvar e vaginal, prurido vulvar e, às vezes, dor ao iniciar a relação sexual. Em alguns casos pode acometer a uretra e bexiga e causar ainda dor ao urinar, aumento na frequência e volume urinário e dor em baixo ventre. O tratamento é feito com antifúngicos por via oral.


      Como eu posso prevenir?
      A Candidíase e a Vaginose, por não serem doenças sexualmente transmissíveis, podem ser evitadas com medidas simples como:

      hábitos de higiene corretos
      dormir sem calcinha
      usar calcinha de algodão
      dar preferência às roupas mais soltas e leves de modo a proporcionar uma boa ventilação, evitando assim, o aumento do calor e da umidade local na genitália.
      Já a Tricomoníase, como é uma DST, pode ser evitada com uso de preservativo nas relações sexuais.

      Excluir
  58. Oi boa noite Andreia, eu estou com um corrimento forte, sem cheiro e não fede.. mais tá muito forte e pastoso, fui fazer relação e saiu muito no pênis do meu parceiro. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidado, use sempre camisinha. Candidíase: infecção das paredes vaginais pelo fungo, pode levar a um corrimento branco, tipo “nata de leite”, sem odor fétido, mas normalmente associado a coceira (prurido) vaginal e vulvar.

      Excluir
  59. Olá a uns 2 dias estou tendo um corrimento as vzs esverdeado e as vzs amarelado, sem cheiro mas comas com coceira, oq será que pode ser? Como contrai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser sinal de Tricomoníase, uma infecção vaginal, ou de vulvovaginite, uma inflamação que ocorre em simultâneo na vulva e na vagina.
      Nestes maior parte dos casos, o Corrimento Esverdeado vem quase sempre acompanhado de outros sintomas, sendo recomendado consultar o médico ginecologista logo que possível, para que este possa indicar o melhor tratamento.

      Excluir
  60. ola andreia, tem um corrimento a muito tempo, meio esverdiado com um mau cheiro terrivel, já fui no gimencolista e antes de fazer a prevençaõ me receitou um creme vaginal e fluconazol pra mim e meu marido, por algum tempo melhorou agora voltou tudo de novo nao aguento mais , vc pode me ajudar pois todo vez que vou ao medico é sempre o mesmo tratamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Transe com seu marido com camisinha que a contaminação vai parar, pode estar vindo dele.

      Excluir
  61. Oi Andreia, queria saber o que eu posso ter com um corrimento amarelado, cheiro ruim e desagradável, e coça as vezes mas não todos os dias e isso já vai fazer uns dois meses e percebi isso alguns dias depois que meu namorado botou o pênis dele na minha vagina mas só botou e tirou mesmo, Queria saber com isso ele pode ter me transmitido alguma DST. Obrigada se puder me ajudar. bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Ter secreção vaginal é comum e normal. No entanto, diante dos seguintes sintomas, o corrimento vaginal não é normal e deve ser avaliado pela ginecologista:

      - Coceira na vulva e entrada da vaginal

      - Vermelhidão, ardor, dor ou inchaço da pele vulvar

      - Coloração amarela-esverdeada, cinza ou que lembre nata de leite

      - Mau cheiro

      - Presença de sangue fora do período menstrual

      - Dor durante o coito ou micção

      - Dor abdominal ou pélvica

      As causas mais comuns de corrimento vaginal incluem:

      - Infecção vaginal (causada por fungos ou infecção bacteriana)

      - Reação do organismo a corpo estranho (como um tampão ou preservativo esquecido) ou substância (tais como espermicida)

      - Alterações que ocorrem após a menopausa podem causar secura vaginal, especialmente durante o sexo, bem como um corrimento aquoso ou outros sintomas

      A duração do tratamento depende do tipo de corrimento e da gravidade.

      Os parceiros sexuais de mulheres com uma infecção transmitida sexualmente, como a clamídia, gonorréia ou trichomoníase(o que acho que pode ser), devem receber tratamento concomitante. Se for necessário, você deve evitar ter relações sexuais até que ele seja concluído.

      Portanto, procure um ginecologista o quanto antes.

      Excluir
  62. Andréia, eu tenho escorrimento a MT tempo, e eu comecei a ter relação sexual um tempo desse com meu namorado,eu posso ter contaminado ele? Comecei a fazer o tratamento esses tempos

    ResponderExcluir
  63. Boa tarde!! Gostaria que me ajudasse.. sempre tenho tido corrimentos, porém sempre sem coceira, sem odor,e em pequena quantidade (mas mesmo assim incomoda) há 1 ano, o corrimento continua no mesmo jeito, sem odor, sem coceira, e mais esbranquiçado, porém em maior quantidade, fui ao medico, ele me passou pomadas e nao adiantou, voltei novamente, ele pediu papanicolau e nao constou nada...me contentei com a resposta, porem esse ano o corrimento veio do mesmo jeito mas continuava vindo muito, fui de novo ao ginecologista e ela disse que eu estava com uma feridinha no utero, e tive que fazer cauterização e que meu corrimento podia vim da feridinha, depois disso usei 2 pomadas e mesmo assim nao adiantou, voltei ao medico com o papanicolau e apresentou gardnerella, ela me receitou tomar dose unica de secnidazol eu e meu parceiro, tomamos e ficamos 1 semana sem relação, meu corrimento desapareceu.. ai tivemos relação esta semana e o corrimento apareceu novamente, mas em pouca quantidade, sem odor, coceira e meio branco... o que será que pode ser? o problema pode estar no meu namorado?
    mas todos os medicamentos q tomei, ele toma junto comigo, inclusive tomamos juntos o secnidazol.. Nao sei mais o que eu faço, pq ele nunca teve sintomas de nada, secreção etc.. só eu tenho esse corrimento chato, mas nao tenho efeitos colaterias de nenhuma dor, só q ele incomoda mesmo. Me ajuda por favor, obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seja bem vinda.

      Pode ser uma Vaginose (A vaginose bacterina é uma alteração na flora vaginal normal, com diminuição na concentração de lactobacilos e predomínio de uma espécie de bactérias sobre outras, principalmente da Gardnerella vaginalis. Por ter uma causa orgânica, não é considerada uma DST. Nas mulheres, ela é causada pelo aumento da quantidade da bactéria Gardnerella vaginalis na vagina e nem sempre apresenta sintomas, e seu tratamento é feito com o uso de antibióticos). Os preservativos costumam estar na origem de grande parte dos casos de corrimentos crônicos. O látex das camisinhas pode provocar uma reação alérgica na vagina e desequilibrar o seu pH. O uso de produtos de higiene íntima (duchas vaginais) são outro agente irritante importante. As duchas vaginais destroem a flora benéfica de lactobacilos de Doderlein, que protegem a vagina de bactérias invasivas. O uso de cremes vaginais é o outro fator potencial de corrimentos recorrentes. A maioria dos produtos usa o propileno glicol como "veículo" para incorporar o medicamento e muitas mulheres desenvolvem alergia a esta substância química. Existe até um medidor químico para isso, o teste Caugranulin B, que o médico deve usar para confirmar a alergia e corrigir o tratamento. Mas é muito comum ver mulheres utilizando o mesmo creme que seu ginecologista receitou da última vez. "E aí se instala um círculo vicioso." Situações de estresse e de baixa da resistência do organismo, dependendo do impacto, causam o mesmo efeito e podem produzir infecções. "Algumas mulheres nascem com uma infeliz predisposição a ter desequilíbrios da flora vaginal. O teste de Whiff para vaginose, que mistura uma gota de amostra do corrimento em uma solução de hidróxido de potássio, um meio alcalino e detecta o cheio característico da infecção. O exame da secreção em laboratório e a consulta propriamente, que levanta a história da paciente, são outros recursos que os médicos utilizam para definir o melhor tratamento de uma infecção instalada.Manter uma alimentação saudável e cultivar bons hábitos de vida como a prática de exercícios físicos e até de algum tipo de meditação ou relaxamento também é recomendado para impedir que o corrimento volte. Evitar alimentos apimentados ou muito condimentados, álcool e cigarro em excesso e produtos enlatados ou industrializados, que contém conservantes químicos faz parte do tratamento. Além de observar a reação alérgica a determinas alimentos como o leite e seus derivados.Para evitar a vaginose bacteriana, recomenda-se não fazer duchas vaginais, usar preservativo em todas as relações. QUALQUER CISA ME CHAMA AQUI DE NOVO.

      Excluir
  64. Obrigada pelas dicas, Andreia.
    Qual seria o antibiótico, secnidazol é considerado um antibiótico? será que devo tomar ele novamente? o problema entao, nao é com o meu namorado?
    E mais uma dúvida, esse corrimento com mais de 1 ano, pode me tornar infértil ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O corrimento também pode ser provocado pelo uso de calças de tecido sintético. Elas reduzem a ventilação. Durma sem calcinha também. Não podemos prever se o problema está ou não com seu namorado, é melhor que ele faça exames. Seu médico pode indicar várias alternativas e uma delas é Metronidazol, em forma de comprimidos, em dose única ou durante 7 dias consecutivos. Outro remédio para vaginose bacteriana que pode ser prescrito pelo seu ginecologista é a Clindamicina, em forma de comprimidos ou em creme vaginal, sendo uma boa opção para casos de vaginose intensa. Quando a mulher apresenta a doença que provoca corrimento, há a alteração do pH da região íntima desta, o que pode tornar o ambiente vaginal hostil para os espermatozoides, por mais que estes estejam protegidos pelo líquido seminal.
      Vale ressaltar também que o uso de antifúngicos e cremes vaginais durante o tratamento contra a doença pode dificultar a locomoção do espermatozoide ao óvulo, o que também diminui as chances de gravidez, além de dificultar o sucesso em mulheres que estão sendo sujeitas a tratamentos de fertilização.

      Excluir
    2. Voltei muito tarde para responder, me fale se ainda está com problemas.

      Excluir
  65. Oi, boa noite! Bom, eu estou no sétimo dia da pomada miconazol+nistatina para tratar vaginose bacteriana, queria saber se é normal o mau cheiro e o corrimento continuarem mesmo no ultimo dia, e se for, em quanto tempo eles somem? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pomada vaginal serve para tratar determinada inflamação e/ou infecção e precisa estar disponível na região da vagina para fazer efeito. Com a atividade sexual pode atrapalhar a absorção da pomada, pois desequilibra a flora vaginal normal e altera o pH da vagina. Assim, a ação e a eficácia do medicamento ficam prejudicadas. Para saber se a inflamação melhorou, observe se os sintomas desapareceram. Se eles não melhoraram, pode ser que o diagnóstico ou o tratamento não está correto, o tratamento não foi eficaz contra o seu tipo de inflamação ou o tratamento não foi feito de forma adequada.

      Use a pomada durante o tempo determinado pelo/a médico/a e evite relações sexuais durante esse período. Se não observar melhora dos sintomas, faça uma nova consulta com o/a médico/a que prescreveu a medicação.

      Excluir
  66. Boa tarde! Preciso de algumas informações... Fiz a dois anos atrás uma biópsia em uma lesão no colo do útero , o resultado deu nic 1 , e HPV ,depois disso fiz três sessões de cauterização de aplicação de ácido na qual não tive muita confiança e resultado, não fiz mais. Fiquei de repetir os exames, mas aconteceu vários imprevistos, que não deu para fazer mais nada, já se passou 2 anos mas estou muito preocupada, pois sinto dores durante a relação, cólicas, dores nas costas descendo para perna, muita fadiga, cãibra e tontura,corrimento as vezes amarelado com aspecto de clara de ovo... É possível que eu tenha câncer no colo do útero? É possível passar de nic 1 para nic 2 em 2 anos?

    Obs: tenho consulta marcada para daqui a 15 dias,estou muito ansiosa! mais essas dúvidas está tirando meu sono.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tratamento correto nestas etapas 1, 2. 3, cura completamente a doença e impede a progressão para câncer, além de não interferir na capacidade de ter filhos da mulher.Portanto, vá novamente ao médico.

      Excluir
  67. Fui a médica dia 10/10, deu que estava com inflamação e ela me passou 2 comprimidos Azitromicina 1g, um comprimido pra mim e pro meu parceiro, dose única, tomamos e acabou, tomamos no mesmo dia 10/10, uns 2 dias depois transamos sem preservativo, será que melhorou a inflamação ? Ou temos que tomar o remédio novamente ? Ela me passou o anticoncepcional Selene também pra eu tomar quando minha menstruação descer, comecei a tomar no dia 21/10, ela me disse que passou esse anticoncepcional por causa da dor que sinto na hora da relação sexual. Então temos que tomar o Azitromicina novamente ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de 7 dias após o término do antibiótico e tomando a pílula anticoncepcional corretamente você já pode voltar a ter relações sexuais sem camisinha, a quem prefira cuidar um pouco mais por pelo menos 10 dias ou durante toda a atual cartela de anticoncepcional. Ainda assim indico que não tenha relações sexuais sem camisinha nem com seu grande amor, afinal, o amor é cego e não enxergamos com quem convivemos.

      Excluir
  68. Olá eu tenho 18 anos e sou virgem,estou com um corrimento esverdeado,com comichão,mas não tenho dor ao urinar,o meu corrimento tem um odor desagradável o que será que eu tenho????Nunca tive contacto sexual mas desde à dois ou três meses que me apareceu este corrimento e não sei o que fazero que acha que devo fazer é o que pode ser ???aguardo a sua resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa ir a um ginecologista. O Corrimento Esverdeado ou amarelo-esverdeado quando acompanhado de cheiro desagradável, coceira e ardência na região íntima pode ser sinal de Tricomoníase, uma infecção vaginal, ou de vulvovaginite, uma inflamação que ocorre em simultâneo na vulva e na vagina.

      Excluir
  69. Olá,tenho 22 anos e namoro a 4 anos tendo relações sexuais,a um ano mais ou menos venho tendo um corrimento com odor forte,as vezes amarelo,as vezes branco,não sinto dor ao urinar,porém um pouco de dor na hora do sexo,na minha vagina sai tbm umas 2 bolinhas parecendo espinha,doe um pouco pra sair,tem um pus e desaparece só em questão de uns 2 dias,elas não aumentam ,são só umas 2 direto no mesmo local ,nos grandes labios ,o que será? sera que as bolinhas são espinhas vaginais?pelos encravados?ou pelo fato de sair direto sera uma DST.lembrando que elas não aumentam em grandes quantidades( se não me engano até hoje só saiu 3 do mesmo jeito,sempre no mesmo lugar) 1 delas sai frequentemente as outras são mais dificeis de sair.

    ResponderExcluir
  70. Olá. Tenho 20 anos e a alguns dias sempre que tenho relações com meu namorado aparece um muco bem espesso e brando, não tem odor. O que poderia ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre tem relações com o namorado? Tem usado camisinha? Toda mulher tem saída de pequena quantidade de secreção branca fluida, sem odor pela vagina, isso é bom e mantém a mesma lubrificada. Na época da ovulação, cerca de 10 a 14 dias após a vinda da menstruação, existe uma grande liberação de muco, uma espécie de gelatina incolor, para facilitar a relação sexual e subida dos espermatozoides para que haja a fecundação. Se previna.

      Excluir
  71. Olá sofro de vaginose a um tempo nao consigo melhorar , já usei varias pomada não obtive melhora, apenas o mal cheiro que acabou, agora o corrimento branco continua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve-se pesquisar a possibilidade de haver infecções associadas. Pode acontecer de ser uma infecção polimicrobiana, ou seja, por mais de um tipo de agente; portanto, tratar somente a vaginose não elimina totalmente os sintomas. Um bom exame clínico é necessário para esclarecer melhor o diagnóstico e consequentemente definir a melhor forma de tratamento.
      A Vaginose é uma proliferação vaginal de bactérias anaeróbias, sendo que a gardnerella vaginalis é uma das bactérias frequentemente presentes. Mas quando o Mobiluncus curtis esta presente, os medicamentos usualmente utilizados para tratamento, não são eficazes. Eles são resistentes ao metronidazol e outros derivados imidazólicos.Além disso, existem também remédios caseiros que podem ajudar a aliviar os sintomas e medidas de prevenção para evitar uma recidiva. A vaginose quando não tratada ATÉ O FIM CORRETAMENTE pode causar doença inflamatória pélvica ou aumentar o risco de desenvolver uma doença sexualmente transmissível como clamídia.


      Excluir
  72. Olá,a cerca de uma semana estou com corrimento branco, não tem cheiro, nem coça, só que quando vou fazer xixi dói um pouco, o que pode ser? E qiqu tratamento caseiro posso fazer pra isso parar.?
    E posso passar isso pro meu namorado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser uma infecção urinária, é importante ir a um ginecologista para fazer o tratamento. Os tratamentos caseiros para infecção não dão resposta rápida como os remédios. Se for infecção não transmitirá a seu parceiro.

      Excluir

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook