segunda-feira, 12 de março de 2012

Consumismo fomenta liquidez no relacionamento amoroso

/ /




Gosto sempre de refletir sobre os pensamentos do sociólogo Zygmunt Bauman, onde se faz presente o questionamento sobre nossa sociedade atual, tão rápida, veloz, consumista e preocupante.

Por que preocupante?
Não seria a tecnologia e a liberdade sexual algo excitante e fantástico?

Não estaríamos vivenciando uma era de conforto e inovação de aparelhos e pensamentos?

Isso pode ser visto de forma boa, mas é preciso tomar cuidado ao enxergar tal sociedade moderna de forma tão encantadora.

Devemos refletir sobre como ela acaba nos atrapalhando em diversos setores de nossa vida profissional, emocional e amorosa.

Pessoas assistem televisão e acreditam ser correto, bom e imprescindível tudo o que é transmitido. É "dito" que para termos uma autoestima elevada e sermos cidadãos bem posicionados, devemos possuir tal carro, ter aquela casa, aquele corpo, aquela forma de pensar...

No dia seguinte, ao ligarmos a televisão novamente, nos deparamos com outro carro melhor do que o anterior, outra casa ainda mais moderna, um corpo esculpido para o nosso êxtase e perfeição, uma rapidez de modificações que, se não seguirmos, seremos esmagados.

Os amores, assim como os bens de consumo, estão se transformando em liquidez, em mercadoria. Afinal, se posso ter alguém “melhor” amanhã, por que persistir no meu relacionamento?
Por que devo prosseguir com alguém, se tenho opções de pessoas, como se estivessem todas numa vitrine expostas para que eu escolha?

Assim como Bauman, acredito que estamos perdendo o valor e o respeito pela humanidade e por nós mesmos, ao entrarmos de cabeça numa sociedade que nos cita regras consumistas e amores desestruturados, onde nada se cultiva. Não há tempo e esforço para estar com alguém, não há conquista e perseverança, não há estímulos, não há o verdadeiro e real amor.

Estamos trocando de roupas, acessórios, tecnologia e pessoas em nossas vidas.

Deixo esse questionamento em aberto:

Esse excesso de informação traz coisas positivas?

Em quais pontos nos transformam em pessoas mais sofredoras e carentes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook