terça-feira, 27 de março de 2012

Ele me roubou tudo, inclusive minha dignidade, desabafa leitora

/ /



"Tenho 74 anos e estou desesperada. Apaixonei-me por um homem uns 10 anos mais novo que eu. Nos conhecemos num feriado, onde estive com duas amigas, numa viagem tranquila a um balneário. De início ele veio mansinho, bem educado, muito charmoso, muito dedicado, de tal modo que, muito ingenuamente, me apaixonei e caí feito um patinho.

Confiei demais nele, a ponto de entregar dinheiro nas mãos dele, para que ele aplicasse. Entreguei a administração de alguns bens que ainda conservava e ele, me parecendo muito correto, foi me apresentando resultados e contas. E, com os meses, foi se apossando das minhas contas e até me levou a fazer uma procuração em nome dele, que lhe permitiu abrir o meu cofre no Banco, enquanto eu mesma, toda sorridente e feliz, conversava com o gerente e não prestava atenção no que ele fazia, punha ou tirava.
Bem, com isso ele sumiu com os dólares que eu tinha guardado, que não era muito, mas poderia cobrir uma emergência de saúde ou me permitiria fazer uma linda viagem, “a viagem dos meus sonhos!”. Foi aos poucos, mas levou tudo!
Dói-me demais admitir: fiquei cega de paixão por ele. Nunca havia me sentido assim por ninguém, a ponto de nem querer saber das coisas materiais, da minha segurança. No meu casamento eu cheguei a ser feliz, mas era aquela felicidade tranquila, de quem fez família e pode adquirir algumas coisas.
Vim de família pobre e, apesar de meu falecido marido ter sido muito autoritário e grosseiro, eu o estimava, mas jamais cheguei a amá-lo. Então, achava que eu não havido nascido para viver um grande romance, até que surgiu esse homem na minha frente e eu me senti nas nuvens, pois ele me dizia tudo com que eu sonhara ouvir um dia. Muito romântica, fui extremamente feliz ao lado dele por um tempo e até me mudei para acompanhá-lo e ir morar no interior. Até que a carruagem virou abóbora de novo e eu caí do cavalo!
De repente ele foi mudando comigo, ficando esquisito, reticente e mais distante, aquelas coisas que uma mulher sente. Desconfiada, fui atrás e para meu amargor, descobri que ele tinha outra mulher, noutra cidade. Vi-os passar por mim, ele abraçado com ela, tal como tinha estado comigo: todo mesuras e carinhos! Eu quis morrer ali mesmo! E não deu outra: meu dinheiro acabou e ele me trocou por ela.
Ai,  só de escrever, meu coração sangra! A partir de então meus olhos se abriram e eu vi quem ele é mesmo: um aproveitador. Levou todo o meu dinheiro, minhas joias e minhas poupanças. Raspou tudo e sumiu com todos os meus valores! As histórias das dificuldades que ele contava estar encontrando nos negócios e, com isso levando mais e mais de mim, as oscilações dos investimentos. Uma farsa. Porque a questão é que perdi tudo e me encontro sozinha. Só e muito humilhada.
Meus dois filhos moram fora do país. Eles nem sabem de nada e, mesmo que eu arriscasse contar, sei que não poderiam largar seus empregos para voltar. Eles me haviam dito para tirar ficha do sujeito, mas eu achei que era ciúmes deles e nem levei a sério. Que maldição! Pessoas que acompanharam meu malfadado romance, também sabiam quem ele era, mas ninguém disse nada! Na-da!
Que vergonha, que humilhação. Estou feito cão ferido. Fui chutada, desprezada. Não tenho com quem falar, em quem me apoiar. E agora? Estou pobre e desolada. Peço ajuda a uma alma nobre e caridosa para que me aconselhe. Por favor."

CLS, 74 anos







RESPOSTA:


A questão é a seguinte: em primeiro lugar você precisa procurar um advogado ou advogada, para expor em detalhes o que aconteceu. Essa coisa de homens charmosos que se aproximam de mulheres mais velhas e se aproveitam delas, é algo muito mais comum do que você imagina. Eles são verdadeiros predadores. Sabem que a mulher é só, que está carente e frágil, vão conquistando o coração e a confiança da mulher e... Pá! De repente, quando já conseguiram tudo o que queriam dela, bens, dinheiro, carro etc., eles se mandam e deixam-na atordoada e sem nada! É terrível.

Assim como tem mulheres que não valem o pão que comem, que dão o golpe nos homens e deixam-nos 'depenados' (Já ouviu esta expressão, depenado? Acredito que sim), também têm homens que deixam a mulher sem nada. Você não tem culpa de ter caído nesse golpe. Foi crédula, foi enganada e, portanto, é uma vítima desse homem. Eles vão de senhora em senhora e com todas elas fazem a mesma coisa.

É preciso saber se ele gastou tudo, mesmo, ou se abriu alguma outra conta só em nome dele, que destino ele deu para o dinheiro, se age sozinho ou o quê. Precisa ver se há algum documento que comprove você ter entregado seu dinheiro a ele, em que termos e circunstâncias... De qualquer modo, não fique sozinha. Busque ajuda.

Se ele é useiro e vezeiro em agir assim, é provável que ele já tenha dado o golpe em outras mulheres, também. E se ele é golpista de carteirinha, quem sabe deixou algum rastro a partir do qual a polícia pode ir atrás. Sentimentos de culpa, vergonha e humilhação não vão te ajudar em nada agora. Você precisa extrair força de dentro de si mesma, ter fé em Deus e procurar um advogado. Tem advogado na justiça pública, caso você não possa pagar nenhum em particular.

Além disso, cuide muito bem da sua saúde. Vá ao clínico, conte que caiu num golpe baixo (nem precisa entrar em detalhes, caso não queira), que esse golpe a deixou muito infeliz e pergunte o que ele sugere para que você possa se recuperar, sem ter que pagar com a saúde. A infelicidade e o desespero cobram caro, também.



Comece por se dirigir a uma Delegacia da Mulher. Lá eles também têm serviço de assistência social que pode esclarecê-la e orientar sobre as suas reais possibilidades. Não desista sem antes ter feito todo o seu possível para reaver o que lhe foi tirado de má fé. Não é hora de você se deixar invadir pelas emoções e, sim, de agir com base na razão.

A tentação de ficar com pena de si mesma é muito grande. Quem sabe – para não cair na armadilha, da autocomiseração - você possa, também, fazer um aconselhamento psicoterápico? Só não fique fechada em si mesma. As faculdades de psicologia, os cursos de pós-graduação, todos têm um departamento que atende gratuitamente à população. Por ser uma pessoa de mais idade, você terá preferência na fila do atendimento.

Outra possibilidade e, desde já, é você se inscrever num grupo de autoajuda. Têm vários: ‘Mulheres que amam demais’, ‘Amor Exigente’, por exemplo. Outros grupos levam outros nomes, mas todos tratam da mesma coisa. Nas igrejas e nos colégios que oferecem serviços de apoio a pessoas e famílias que têm casos de pessoas disfuncionais, é relativamente fácil de achá-los, nas cidades onde se vive.

O problema com esses sujeitos é que eles sabem direitinho a quem abordar e como fazer. Não sei o que eu faria se estivesse em seu lugar, mas do ângulo em que me encontro o que posso lhe dizer é o seguinte: erga a sua cabeça. A vítima nunca é a culpada! Engula o seu orgulho e se abra com alguém que você conheça.

Ninguém vai rir de você. Quando muito vão dizer (ou não vão dizer, mas podem pensar, que você facilitou demais, que foi muito ‘idiota’ ou, no mínimo, ingênua demais). Você mesma, já pensou em contar à atual mulher que está ao lado dele, quem é esse homem? Pois então, pense se valeria a pena e, se sim, como o faria, para não se machucar ainda mais. Algum dia ele será desmascarado.

Bem, essas coisas todas você mesma já deve ter pensado e sentido a seu próprio respeito, não é mesmo? Pois, agora, pare de se atacar. Não fale, nem pense mal de você! Quem é maduro e respeitoso, sabe o que a solidão e o cansaço conseguem fazer na cabeça de uma pessoa! Essa dupla, solidão e cansaço, é a pior conselheira. Se paga caro para descobrir isso... 

Nem seus filhos têm o direito de julgá-la. Que eles fiquem aborrecidos entende-se e, só. E pode ser, ainda, que você se surpreenda com o apoio moral que eles venham a lhe dispensar. Lamento muito que isso tenha lhe acontecido, mas olha mulher, vá à luta.

Tente reaver o que é seu. Fica-se muito magoada e decepcionada com o fato de outros estarem sabendo e não terem alertado aquela que está sendo abusada. Mas é assim: pouca, mas pouca gente mesmo, se mete numa história dessas. Às vezes se mete, tenta alertar e a própria vítima não reconhece ou não quer saber e, ainda por cima, fica furiosa, achando que a tal pessoa que veio abrir-lhe os olhos, estaria mais é com inveja da sua felicidade.

Sim, imagino que você tenha vivido um tempo de muita felicidade, ao lado desse sujeito. E quando a pessoa está apaixonada é fácil de ser iludida. Se você colocar na sua cabeça que você não merece andar de cabeça baixa, nem com rancor daqueles que sabiam e que não disseram nada, você arranjará forças para ir atrás do que lhe pertence. Se não conseguir o dinheiro de volta, ao menos terá resgatado a sua honra de mulher! E isso já faz muita diferença.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook