terça-feira, 13 de março de 2012

Família recebe com choque exagerado notícia sobre orientação homossexual

/ /

 


A orientação sexual homossexual ainda gera conflito para muitas famílias. Aprender a lidar com isso exige, em primeiro lugar, conhecimento, tempo, carinho e muito respeito.
Sobre esse conhecimento ressalto dois pontos:
- Ser homossexual não é ser sem-vergonha e ele (a) não escolhe viver essa ‘opção’ sexual como erroneamente se pensa;

- Homossexualidade não é doença e não é perversão.
A orientação do desejo afetivo-sexual dele(a) acontece por alguém do mesmo sexo que o dele (a). Esse processo é natural nos indivíduos e não uma escolha.

Assisti trecho do  folhetim global Insensato Coração, onde um rapaz ao revelar à mãe sua orientação homossexual, foi direto ao ponto dizendo que namorava um “amigo”, já conhecido da mãe. Por mais que essa família soubesse da orientação sexual do amigo e da grande proximidade entre eles, existe uma natural resistência da família em não enxergar uma possível relação afetivo-sexual entre seus pares.

As famílias esperam um modelo-padrão de relacionamento, e nesse se encontra a expectativa da heterossexualidade. Na verdade, é mais fácil lidar com o que já é conhecido.

A homossexualidade sempre foi uma realidade presente na história da humanidade. Porém, por questões morais, religiosas e econômicas sempre foi suprimida e discriminada em nome do núcleo familiar hetero.

Hoje, a vivência da homossexualidade é muito mais presente nas relações sociais.
Com certeza você que lê este artigo, convive diariamente com o universo homossexual no seu trabalho, na sua academia, na sua escola/universidade e vizinhança. E se você olhar direito para sua família ampliada: sobrinhos, tios, primos, você perceberá que conviver com a homossexualidade é uma realidade muito próxima.

Mas e as famílias, como recebem esse fato?
Em geral com um choque que considero exagerado. É estranho acreditar que as famílias nunca tenham levantado a possibilidade sobre a homossexualidade de um filho ou filha pela mera observação de seus interesses, amizades e relacionamentos mais próximos.

O quanto prestamos atenção nas pessoas ao nosso redor, principalmente os filhos? Conversamos com eles? Sabemos de seus interesses? Somos parceiros?

Quando um jovem chega e coloca sua orientação homossexual, é importante que a família entenda que sua ansiedade é muito grande, pois o medo de serdiferente e de sentir-se rejeitado é grande.

Outro receio é o da reação violenta de pais e irmãos. Infelizmente existe ainda muita ignorância e grande parte das pessoas reage agressivamente em relação à descoberta de um homossexual na família. Isso é uma pena, pois o apoio familiar para uma vida saudável e equilibrada é importante, independente de se ter filhos homo ou heterossexuais.
As pessoas devem ser integralmente respeitadas como seres humanos e isso independe de credo, raça ou orientação sexual.

Em São Paulo existe o o GPH (Grupo de Pais de Homossexuais). ONG fundada pela professora universitária, pesquisadora e terapeuta especializada em diversidade de orientação sexual Dra. Edith Modesto. Essa instituição tem como objetivo auxiliar famílias que sintam necessidade de conversar e trocar experiências a respeito da sexualidade dos filhos e adquirir condições para aceitar essa orientação homossexual.

Espero que outros centros como esse se multipliquem pelo país. E que essa possibilidade de poder olhar e aceitar o outro como ele é, nos faça mais humanos e menos agressivos.
Nenhuma discussão sobre criminalização à homofobia seria necessária se aprendêssemos a conviver pacifica e afetivamente com todas as diferenças que compõem os seres humanos.

O núcleo familiar deve ser um ambiente de troca e compreensão mútua. Enfim, um espaço para o aprendizado e o crescimento. Pense nisso antes de discriminar!


www2.uol.com.br/vyaestelar/sexo_orientacao_homossexual.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook