terça-feira, 13 de março de 2012

Relacionamento aberto é para poucos; exige maturidade e equilíbrio

/ /

 


Falar em relacionamento sempre dá trabalho. Vivê-los então é mais difícil ainda!

Como alimentar um relacionamento de longa data? Dá para manter o erotismo e o desejo sem cair na mesmice?



Um relacionamento aberto (liberal), ou casamento aberto é um tipo alternativo de relacionamento afetivo onde os parceiros aceitam que ambos possam ter outros tipos de relacionamentos, inclusive sexual, com outras pessoas.

O RA pode ser vivido pelos dois parceiros juntos (como no swing) ou separadamente, o que também se diferencia por fatores como: a parceria saber dessa(s) outras vivências ou não, cada um viver suas aventuras sem que o outro saiba do que acontece.

Alguns chamam de relacionamento de traição acordada, outros de traição consentida. A questão é que nesse ‘acordo’ as relações extraconjugais não deverão ser consideradas como traição ou infidelidade, mas como variações ou experiências relacionais e sexuais, sem que haja o desejo prévio de envolvimento ou busca afetiva.

Chegar a esse acordo para se viver um relacionamento aberto ou liberal nem sempre é facil ou possível, pois o desejo romântico de viver um relacionamento e sentir-se exclusivo, é ainda muito presente. Muitos que não aceitam a relação liberal e nem uma possível separação, preferem fingir não saber ou ‘evitar saber’ dessas traições, para manter uma aparência social e uma vida familiar; justificando a atitude com o objetivo de preservar filhos, patrimônio ou o status de um casamento. Aí o que se mantem é a traição unilateral onde o traído é conhecido como ‘corno manso’- para ambos os gêneros.

Relação aberta: acordo difícil 

Chegar a esse acordo de maior flexibilidade e liberdade no relacionamento depende de:
- muito diálogo aberto e franco sobre medos, fantasias, desejos...;
- esse acordo pode levar semanas, meses, anos e pode até nunca se chegar a esse consenso;

- esse acordo depende de: limites, desejos, ideias de liberdade e de parceria de cada casal e do respeito a essa busca consensual.
Três condições essenciais: 

- O relacionamento aberto não deve nunca ser buscado como tentativa de flexibilizar as cobranças ou desconfianças para tentar salvar o casamento;

- O relacionamento aberto só deve ser uma opção para pessoas que tenham uma relação madura para encarar essa vivência;
- O casal tem que ter muita clareza de suas buscas e uma especial ausência da sensação de posse ou de desejo de exclusividade afetivo-sexual para se permitir viver essa relação, sem se machucar ou machucar o outro (a).
Os cinco prós e contras do relacionamento aberto:
Prós
Contras
1º) Iniciar essa liberdade conjugal pode ser altamente motivador e pode até ‘apimentar’ a relação conjugal;

2º) Pode dar uma sensação de mais autoconfiança;

3º) Pode melhorar a autoestima e os relacionamentos sociais;
4º)Ajuda a quebrar a rotina do próprio casal;

5º) Até a aproximação e o diálogo podem se apurar
1º) Essa liberdade traz menos contato, pois cada um vai estar mais voltado a buscar suas vivências pessoais;

2º) Pode trazer sensação de rejeição;

3º) Pode trazer crescimento da desconfiança e atritos no relacionamento;

4º) Pode gerar rebaixamento da autoestima e até estados depressivos;

5º) Pode aguçar o desejo de ‘tomar conta’ da rotina do outro, gerar até uma ‘paranoia’ de traição, que pode gerar um distanciamento tal e levar à separação
Relacionamento aberto definitivamente não é uma vivência para todos!

Se vocês sabem de tudo isso e se sentem maduros e equilibrados para experimentar esse desprendimento acordado de se darem mutuamente o direito de ter prazer em relações extraconjugais ocasionais com quem tenham tesão, afinidade ou simpatia, sem ferir o sentimento da parceria; aí sim, vocês podem tentar se divertir e viver essa opção de relacionamento.



www2.uol.com.br/vyaestelar/relacionamento_aberto.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook