quarta-feira, 11 de abril de 2012

AIDS: Por que as mulheres contaminam-se cada vez mais?

/ /



Segundo o Ministério da Saúde, (www.aids.gov.br) sim.
Das estimativas de 42 milhões de pessoas com HIV positivo, há uma estimativa de que 50% sejam mulheres e que essa proporção deva aumentar.
Mas porque as mulheres estão nessa crescente de contaminação com HIV?

- Para a mulher contaminar-se, é preciso que haja alguma lesão vaginal, geralmente interna. Isso pode passar despercebido. Muitas não examinam nem a área externa da vulva!
- O esperma contaminado tem mais vírus que a secreção vaginal de uma mulher soropositivo.
- O homem como pode ver se o pênis possui alguma lesão, tem menor possibilidade de contaminar-se em relações vaginais, mas isso pode acontecer. Esses homens, segundo pesquisas do Ministério da Saúde, contaminam-se com mais facilidade em relações com travestis ou com outros homens. Há um grupo que tem se denominado "homens que fazem sexo com homens", sem considerarem-se homossexuais.
- O grupo que mais preocupa hoje é o de mulheres com mais de 30 anos, casadas e que não usa preservativo. Outro grupo é o de mulheres com mais de 30 com namorados “fixos”. Uma parcela grande dessas mulheres só descobre que é HIV positivo quando a doença já manifestou-se no parceiro. Mas porque não usaram?
Por que esse comportamento de arriscar-se?
- Algumas por ignorar o perigo. Muitas ainda acreditam que isso não pode acontecer com elas. Um resquício da onipotência juvenil.

- Muitas não se vêem correndo risco, pois estão casadas ou em uma relação estável. O mito do amor romântico está presente e o tema infidelidade é muito difícil de ser digerido. Para muitas, o amor supre a necessidade de sexo e mesmo que não mantenham uma atividade sexual freqüente, não acreditam que possam correr risco. Por outro lado, o número de homens que busca aventuras sexuais extraconjugais freqüentes está demonstrado na proporção de crescimento de mulheres contaminadas.

- Muitas acabam contaminando-se pela dificuldade de negociar o uso do preservativo com o parceiro. Isso pode acontecer porque o parceiro é intransigente, autoritário; ou porque essa mulher tem uma auto- estima e autoconfiança frágil, o que a impede de ser assertiva e impor a necessidade do preservativo. Isso acontece por medo de ser abandonada ou desvalorizada. Se esse parceiro valer a pena e gostar de você de verdade, ele não vai se negar a usar preservativo.

- Muitas utilizam preservativo no início do relacionamento, mas depois de dois ou três meses, acham que essa relação ganhou caráter de estável e aí abrem mão. A maioria não pede ao parceiro que faça um teste de AIDS para saber se ele não possui o vírus. Ela também deve fazer o teste.

Hoje as pessoas infectadas têm uma sobrevida e uma melhor qualidade de vida. Isso é devido ao uso de medicações anti-retrovirais, alimentação saudável, rotina sem drogas, bebida alcoólica, balada e estresse. Mas o desconforto dos efeitos colaterais ainda existe.
É preciso investimento em educação e na mídia para que essa mulher se conscientize que antes de ganhar o amor de um parceiro, ela precisa aprender a se amar e a gostar de si mesma e da sua vida.
Prevenir AIDS é fácil, é só usar preservativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook