quinta-feira, 19 de abril de 2012

Deixe a criança ser... naturalmente!

/ /







Quantas vezes deixamos que a ansiedade tome conta de nós e terminamos agindo com precipitação? Queremos tanto alguma coisa que não nos contemos e, na primeira possibilidade, colocamos "a carroça na frente dos bois"...

O tempo deve ser respeitado, porque é sábio! Nunca pára, mas nunca anda mais rápido do que o necessário. E a natureza sabe disso e o respeita, mas o homem, equivocado por seus desejos desenfreados, cego por suas vaidades ilimitadas e muitas vezes enganado sobre o que é realmente amar, não percebe o quanto força a seqüência natural dos acontecimentos, causando sofrimentos, angústias e resultados irreversíveis.

Pode parecer estranho estar relacionando essa história e essas atitudes com os responsáveis pelas crianças e a nós mesmos: mães, pais, avós, tios, enfim, todos aqueles que convivem com um bebê até que ele se torne adulto ou, ao menos, adolescente, mas infelizmente não é tão estranho assim!!!

Se observarmos bem, estamos constantemente desrespeitando o tempo das nossas crianças! É claro que não fazemos isso conscientemente e muito menos por desejarmos mal à elas, mas a verdade é que terminamos por alterar a ordem natural das coisas e isso nunca é bom!

Tudo começa na gestação, quando fazemos planos para o futuro do bebê. Eu sei, é praticamente impossível não planejarmos um mundo cheio de coisas boas para um filho, mas é desde então que devemos nos lembrar que cada um possui um mundo particular. Devemos ser guias e não "donos" de nossos filhos.

Leo Buscaglia inicia o prefácio de seu livro Vivendo, Amando e Aprendendo dizendo:
"Nikos Kazantzakis sugere que os pais são os que se fazem de pontes, que convidam os filhos a atravessarem, e depois, tendo facilitado a travessia, desmoronam-se com prazer, encorajando-os a criarem as suas próprias pontes".
É assim que nós, pais, devemos ser: exemplos e não "manuais de instruções para a vida"! Não somos! Somos imperfeitos.

E depois que a criança nasce, nos enchemos de ansiedade e orgulho e passamos, dia após dia, "exigindo" (inconscientemente) que nosso filho seja sempre o melhor: o mais bonito, o com maior peso, o mais esperto, o mais inteligente, o maior, o mais desenvolvido para a sua idade, enfim, um verdadeiro campeão de uma maratona que ele, aos poucos, vai percebendo o quanto está sendo pressionado para vencer.

E não nos damos conta do quanto ele pode estar sofrendo por acreditar que estará nos desapontando terrivelmente se não corresponder às nossas listas infindáveis de cobranças e comparações. Certamente, em algum momento chegarão a duvidar se realmente os amamos por aquilo que eles são ou se esse amor depende do quanto eles se encaixam no modelo que insistimos em exibir o tempo todo.

Quantas vezes o arrancamos de seu casulo e o obrigamos a se mostrar desajeitado, tímido e decepcionado por não conseguir corresponder às nossas expectativas? Quantas vezes fazemos comparações, tentando convencê-los de que todas as crianças deveriam ser iguais, ou melhor, de que ele sempre deveria ser melhor?

Cada filho tem o seu tempo! Cada criança tem suas próprias qualidades e precisa ser reconhecida por isso; precisa ser encorajada a crescer e não subestimada e igualada como se fosse brinquedos fabricados em série! Toda criança vive em pleno desenvolvimento. Elas têm uma capacidade notável de absorver informações e aprender, mas só podem crescer se respeitarmos o seu tempo, se dermos à ela a oportunidade de amadurecer suas habilidades.

Devemos começar a prestar mais atenção ao ritmo de nossas crianças ao invés de nos concentrarmos em nosso próprio tempo, nos tornando egoístas, apressados e impacientes. Quantas vezes forçamos um bebê a se sentar logo? Achamos que já está na hora e decidimos que ele está pronto! E depois que ele não quer mais ficar deitado (porque já conheceu o mundo por outro ângulo mais interessante) e chora o tempo todo para que o coloquem sentado (porque ele ainda não está pronto e, por isso, precisa de ajuda!) nos irritamos e brigamos com ele o rotulando de chorão, chato e outras coisas... Como será que ele se sente?

E quando queremos que ele saia das fraldas? Fazemos por ele ou por nós mesmos, porque não agüentamos mais trocar e lavar fraldas? A criança precisa de tempo! Que seja 2,5 anos ou 3, pouco importa, mas ela precisa se sentir confiante e pronta (inclusive fisicamente) para se sentar em um peniquinho ou numa privada. Mas, quantas vezes batemos nela ou a humilhamos porque ela faz xixi ou cocô na calça? Será que sabemos o quanto a estamos prejudicando?

Esses são apenas alguns exemplos de ocasiões em que julgamos "não termos tempo" para esperar o desabrochar de nossas crianças... 
Que a partir de agora, consigamos olhar para elas e perceber que são indivíduos únicos e especiais e que precisam seguir a ordem natural da vida para se tornarem plenas.

Que a partir de agora, consigamos nos tornar pontes para nossos filhos, aceitando nossa condição de guias e não de "donos". Que a partir de agora, consigamos ensiná-las com exemplos, através de atitudes e não de palavras vazias e sem nexo.

Que a partir de agora, consigamos nos enxergar, com todas as nossas qualidades e defeitos e possamos, assim, aceitar e amar (realmente) nossos filhos pelo que eles são e não pelo que sonhávamos e esperávamos que eles fossem. A arte de "ser" é uma decisão que cabe somente a cada um. É condição intransferível.

Quem sabe assim, a partir de agora, consigamos ajudar a criar pessoas íntegras e livres para um mundo melhor!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook