quarta-feira, 30 de maio de 2012

AMAR É IMPORTANTE, MAS NÃO É TUDO. UM CASAL PRECISA TER AFINIDADES

/ /



Todo relacionamento precisa da contribuição dos dois envolvidos para seguir adiante. Quanto mais afinidades existir entre eles, maior será a chance de quererem estar juntos, de estabelecerem trocas. Isso será mais importante ainda com o tempo, quando o amor não for tão intenso como antes. São as afinidades que vão fazer os dois desejarem continuar caminhando lado a lado, apesar dos percalços de qualquer relação. Quanto mais histórias compartilhadas ou construídas pelo casal, maiores serão os espaços para o diálogo, a troca e a parceria. Um amor, por mais grandioso que seja, se esvazia com o tempo, se não houver afinidades. Pode até demorar, mas acaba desencantando.
Vejamos um exemplo. Uma mulher trai o marido. Se a única coisa que segura essa relação é o amor, o sentimento de inferioridade dele e a dor pela rejeição e pelo machismo melindrado levarão a relação a um ponto final, sem direito a vírgula. Mas se há respeito e admiração pelo crescimento do outro, se ela é a pessoa com quem ele mais gosta de conversar e se há projetos em comum, por terem os dois personalidades parecidas, essa etapa poderá ser vencida, porque a relação vai além do sentimento ou do desejo. Mágoas vão existir, mas poderão ser superadas. Agora, se não houver nada disso, só o amor ferido, dificilmente os dois seguirão juntos.
Por tudo isso, antes de iniciar uma vida em comum, é importante que cada parceiro reflita sobre estas três questões:
a) O que eu desejo no relacionamento? Quais são minhas necessidades, além do amor? É importante que a pessoa tenha consciência do que está buscando, independentemente do outro;
b) Eu acredito nessa relação? Vale a pena o investimento afetivo? Afinal, ao iniciar uma vida em comum, espera-se que ela seja duradoura e é bom lembrar que isso significa assumir compromissos e que nem sempre o amor combina com os contratempos do dia a dia. Como diz a canção Velho Piano, de Dori Caymmi  e Paulo César Pinheiro : “Ah! O amor muda tanto/ parece que o encanto/ o cotidiano desfaz”;
c) Tenho coragem para enfrentar o dia a dia?“você se compromete quando sua coragem é maior do que suas dúvidas, seus medos”. Essa coragem é que vai fazer com que cada um enfrente os desafios da rotina e os maremotos da relação, e tenha, ainda, a humildade de reconhecer os próprios erros para fazer valer o projeto comum. A coragem ajuda a entender o amor e as voltas que a vida dá, e a perceber quando é hora de parar, rever a história e retomar o caminho, para seguir em frente, começando tudo de novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook