segunda-feira, 28 de maio de 2012

É necessário tentar perceber o outro tendo como referência a realidade dele.

/ /



As palavras que nomeiam as experiências subjetivas dos homens e das mulheres são as mesmas. Em seus dicionários internos, porém, os verbetes nem sempre coincidem. O plano dos significados evidencia que, sob a mesma legenda, sustentam-se vivências distintas. Isso explica grande parte da dificuldade que um experimenta quando quer decodificar a realidade do outro.
As diferenças podem ser atribuídas à preponderância do princípio feminino na composição da personalidade da mulher, ainda que o masculino também esteja presente em seu dinamismo, e, claro, do predomínio do princípio masculino na formação da identidade de gênero do homem, embora a dinâmica do feminino faça parte de sua psique. A contraparte da identidade de gênero, o masculino na mulher e o feminino no homem, - é a disposição interna que os capacita a não se estranharem tanto. Mas é comum haver uma espécie de unilateralidade na orientação da consciência, o que dificulta o exercício de empatia e embota a habilidade de um perceber o outro tendo como referência a realidade dele. Em geral, se veem como se compartilhassem as mesmas predisposições e reagissem do mesmo modo diante de estímulos semelhantes, o que na realidade não se verifica. Para ilustrar esse ponto, tomemos um sentimento importante nas relações amorosas: o ciúme.
Quando acometidos por ele, homem e mulher sentem-se excluídos de algo importante da vida do parceiro. Sentem-se preteridos em favor de algo ou de alguém que recebe o interesse da pessoa amada; veem-se ameaçados de perder algum privilégio, de ter seu senso de merecimento ou valor post em questão.
A reação de um e de outro ao perceber-se ciumento, porém, é diferente. A mulher tem maior facilidade em tolerar a dor e as adversidades. O ciúme a fortalece, pois fala sobre a verdade, a potência e a intensidade de seu amor, coisas que ela preza e a qualificam. Em algumas oportunidades, pode levar à depressão, uma vez que ser preterida equivale a ser ameaçada de morte. Em outras, suscita na mulher a energia da guerreira, que por nada se deixará posta de lado ou comparada em qualidade com o que quer que seja: outra atividade, outros interesses e, claro, outras mulheres. Na maior parte das vezes, as duas coisas ocorrem: a mulher fica inicialmente abatida para, depois, reagir com todas as armas. O ciúme é o gatilho para uma questão de honra!
Diferentemente, o homem tolera mal os sentimentos menos harmoniosos. O ciúme, em especial, é algo que revela sua fragilidade, o que o faz sentir-se feminilizado, enfraquecido, vulnerável, diminuído. Raramente entra em competição com o rival; é mais provável que, silenciosamente, se deixe abater pela humilhação. Saber-se ciumento rivaliza com a prontidão do homem para a luta. Vexado, em geral ele nega ou dissimula o que sente, numa tentativa de não tornar tão maiúscula a suposta fraqueza, quer aos olhos da amada, quer aos próprios.
Em resumo: homem e mulher costumam confundir fragilidade (condição evidenciada pelo ciúme) com fraqueza. Isso impede o homem de conhecer e exercer seus aspectos sensíveis e compele a mulher a exercer uma força que a afasta de sua natural sensibilidade. Que bom seria se cada um cuidasse de saborear o que tem de melhor e de mais humano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook