quinta-feira, 31 de maio de 2012

A INCÔMODA SITUAÇÃO DO TRAÍDO QUE DESEJA PERDOAR O PARCEIRO TRAIDOR

/ /



Quem se descobre disposto a perdoar uma traição em geral vive um drama emocional. Afinal, perdoar implica passar a limpo a história de vida com o parceiro e a própria história. Um dos maiores desafios, então, é rever os próprios conceitos e até a auto-imagem. Muitas vezes a pessoa que deseja perdoar sente-se traída pela própria cabeça. Acha-se fraca, boba, enganada por si mesma, comportando-se de modo contrário ao que sempre disse e em que acreditou.
Novos casais costumam selar "contratos verbais" do tipo "eu suporto tudo, menos traição!" É uma forma de se prevenir quanto ao problema ou um desejo de que, caso ocorra, o traído tenha uma postura firme e abandone o traidor. Na prática, muitas vezes não funciona. Só vivendo a experiência para saber o que fazer.
Quando ocorre, muitos traídos xingam, fazem escândalo, expulsam o parceiro ou a parceira, arrumam as malas e vão embora. No entanto, quando baixa a poeira, em especial se amam o parceiro traidor, podem vir o arrependimento e o desejo de recomeçar. Por que não?
Nem sempre uma traição significa mesmo o fim de tudo, embora, na hora da descoberta, até pareça. Perdoar pode ser uma demonstração de força interna e de capacidade de reformulação. Não se trata de "empurrar a relação com a barriga", claro, nem de perdoar indistintamente. É preciso avaliar cada caso. Porém, há que se cuidar para não cair em uma rigidez emocional e atrapalhar a avaliação do quadro. Frases do tipo "os homens são todos iguais" e "as mulheres são todas iguais" são típicas de quem quer acreditar que todos passarão pelo mesmo inferno. Na verdade,é só uma forma de aliviar a dor da solidão.
É natural que o traído que tem dúvida quanto ao rompimento se surpreenda, pois nunca pensou em perdoar uma traição. Tem um segundo choque. Mas a postura poderá resultar em vantagens psicológicas e também para o casal, se desenvolver outro modo de ver a união e uma nova relação com o parceiro. É preciso entender o que não estava bom, o que pode ser melhorado ou deve ser mantido. Se o casal consegue ver além da traição, pode refazer o vínculo e crescer com a crise.
Um sentimento freqüente no traído é de que a união nunca mais será igual. Concordo. É ótimo que seja assim. Ambos não são os mesmos em qualquer dia seguinte, com ou sem traição. Estão sempre mudando e é isso que lhes dá esperança de poderem melhorar.
É comum o traído perder a confiança nooutro ou na outra e ter dúvida se é possível continuar. Na realidade, quem acredita em garantias eternas pode estar próximo de se dar mal. Após uma traição, a pessoa tem a oportunidade de direcionar a relação à realidade e abandonar as fantasias. Poderá perceber quantas vezes desprezou indícios de que as coisas iam mal, justamente porque acreditava ser imprescindível confiar cegamente. O caminho para reconquistar a confiança é longo, claro. Mas é importante ter em mente que nunca, por melhor que seja a união, uma pessoa exerce de fato controle sobre a outra.
É equivocada, ainda, a idéia de que, se perdoar, "ele, ou ela, nunca mais irá me respeitar." Depende de cada um. Muitos traidores passam a dar valor à capacidade do parceiro de acolher o deslize, o que pode modificar de modo positivo a essência do vínculo. Mas há que se cuidar para não exagerar na compreensão. Traições recorrentes podem dar origem a relações violentas, em que o respeito se esvai.
Outro fator fundamental é não esquecer o que ocorreu. Mesmo sendo dramática, a experiência é válida. Deve somar, não apenas subtrair, ainda que se decida pela ruptura. Mas, se a decisão for perdoar, não pode cair na tentação de ruminar o episódio a cada discussão, pois isso corrói os relacionamentos. Por fim, se não puder ter a ajuda de um profissional, escolha bem o seu confidente. Lembre-se de que, quando tudo estiver bem, a memória do outro poderá incomodar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook