domingo, 9 de setembro de 2012

Herpes genital sempre será transmitida ao parceiro se não usar camisinha?

/ /



Herpes genital é uma infecção viral causada pelo vírus do herpes simples. Existem dois tipos deste vírus: o tipo 1 e o tipo 2. O HSV-1, é responsável pelo Herpes Labial e o HSV-2, pelo Herpes genital. No entanto, tem ocorrido cada vez mais casos de infecção genital pelo HSV-1 e vice-versa, em decorrência do aumento da prática do sexo oral.

A transmissão ocorre com muito mais frequência quando existem lesões, mas pode acontecer, em bem poucos casos, na ausência das mesmas também. O uso do preservativo pode diminuir bastante o risco, no entanto, se a lesão provocada pelo herpes estiver localizada fora da área protegida pelo mesmo, então a alternativa será evitar a relação sexual durante o período da infecção.

Mas vamos conhecer um pouco mais sobre esta doença que é transmitida sexualmente, mas não só.

Os sintomas da 1ª infecção em geral são os mais graves, pode durar mais de 20 dias e é comum que as pessoas apresentum uma série de sintomas generalizados, como febre, dores, aumento dos gânglios. Em outras pessoas, a infecção inicial pode ser leve. Em geral, os primeiros sinais podem ser percebidos entre dois a 12 dias depois da exposição ao vírus. É importante destacar que uma pessoa pode estar contaminada pelo vírus e não apresentar ou nunca ter apresentado sintomas.
Sinais
Um sinal característico do herpes é a presença de vesículas, pequenas bolhas agrupadas, cheias de líquido claro, que vai se tornando amarelado. No início, antes do aparecimento das bolhas, pode haver coceira, formigamento, dor e ardência no local. As bolhas, após breve período, rompem-se liberando aquele líquido rico em vírus e formando uma ferida. Este é o momento de maior perigo de transmissão da doença e também o de maior sofrimento, em função da dor no local das lesões. A seguir, a ferida começa a secar formando uma crosta que dará início à cicatrização. O período entre o surgimento das sensações que precedem as bolhas e a cicatrização é de cerca de 5 a 10 dias. É uma infecção recorrente, ou seja, ela ocorre, depois desaparece e pode não voltar mais, ou voltar em um tempo que varia de uma pessoa para outra. No entanto, mesmo que as lesões não voltem a ocorrer, o vírus continua presente no organismo.

Cuidados a serem tomados durante um surto de herpes

• o tratamento deve ser iniciado tão logo comecem os primeiros sintomas;

• o tratamento deve ser orientado por um médico.

• procure não furar as bolhas;

• se houver lesão nos lábios, evite beijar ou falar muito próximo de outras pessoas, principalmente de crianças;

• se for de localização genital, evite relações sexuais, mas se a mesma ocorrer, use preservativo;

• lave sempre bem as mãos após tocar as feridas pois você pode transmitir para outros locais de seu próprio corpo, em especial as mucosas dos olhos, boca e genitais.

O tratamento existente, não leva à cura, mas tem por objetivo diminuir as manifestações da doença ou aumentar o intervalo entre as crises.

Já existe um tratamento, eficaz e específico do herpes genital: é a terapia antiviral. Os medicamentos antivirais impedem a replicação do herpes no organismo. O tratamento só funciona enquanto a pessoa estiver tomando a droga e não pode evitar futuros episódios uma vez que o tratamento tenha sido interrompido.

Os tratamentos antivirais podem:

• Encurtar a duração do episódio de infecção pelo herpes genital e ajudar a acelerar a cicatrização das lesões;

• Reduzir o número de episódios ou evitá-los completamente.

Além disso, existem cuidados gerais que podem aliviar os sintomas e o desconforto. Se você tem herpes, procure um médico que o orientará sobre todos os aspectos do tratamento.
As doenças sexualmente transmissíveis, como o herpes, podem ser uma consequência negativa do encontro sexual. Assim, é importante destacar o quanto é importante perceber que o sexo não é só um ato que produz prazer, mas também um ato que exige responsabilidade consigo e com o outro.

Adiar o momento de uma relação sexual, ser sincero a respeito da existência de um problema de saúde, são situações que podem gerar algum incômodo momentâneo.
No entanto, essas atitudes vão mostrar seu interesse em preservar a si e ao par e revelar ao outro o quanto de consideração e sinceridade existe em você, o que pode fortalecer ainda mais a confiança e a proximidade do casal.

A camisinha que deve ser uma parceira constante, é em determinados momentos uma aliada imprescindível. Afinal, o objetivo de um encontro sexual deve ser prazeroso, não só no momento em que ocorre, mas deixar lembranças tão agradáveis, que se queira repetir.

Um comentário:

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook