domingo, 23 de setembro de 2012

Recém-Solteiro: os desafios dessa nova fase

/ /



Como é complexo, depois de um grande tempo de relacionamento, ficar solteira (o) novamente. É Difícil porque se habitua a fazer tudo em companhia da pessoa que está ao nosso lado.  Essa dificuldade “apavora” quem não consegue ficar sozinha (o).
A maioria das pessoas se afasta de tudo e de todos quando começa a se relacionar, isso é ruim, complicado. Relacionar-se significa: ter a sua própria vida, o outro a dele e juntos constituem uma relação a dois. Constantemente, existe um conflito entre o que o ser humano deseja e o que deve fazer.
O recém -solteiro muitas vezes sente-se “um peixe fora da água”. Não sabe o que fazer sem o outro, como se o parceiro fosse uma bengala –um apoio para a sua existência. O outro sai, o relacionamento finda e parece que “leva um pedaço”.
Ter um namorado, esposa ou marido, não significa que o universo não existe mais. Não se deve viver um relacionamento sem vida “pessoal, social, familiar, profissional”, porque se não der certo – você vai sentir-se deixada (o) de lado e consequentemente rejeitada (o). É importante o autoconhecimento e a autoestima, para que as dificuldades sejam solucionadas. Estar solteira (o) é diferente de ser solteira (o). Assim como a (o) recém- solteira (o) não precisa se “apavorar”, pode descobrir o que proporcionar a si, se estimando, se qualificando enquanto pessoa.
O retorno à vida social
Nunca deixe de lado os amigos, pois eles são para vida toda, desde que você saiba mantê-los. Se mantiver vínculos com facilidade, é um grande passo para se relacionar bem. Às vezes, por conta de um relacionamento afetivo, o afastamento acontece e com isso a dedicação à relação se torna simbiótica. Isto é, você passa a viver no outro tudo o que não consegue viver em você – esse tipo de relação é fadada à infelicidade.
Quando termina um namoro/casamento, retomar as relações acaba sendo difícil porque você tem consciência de que se afastou dos amigos. A vida social precisa ser mantida sempre. Não esqueça que amigos são importantes, irão entender seu afastamento, cabe a você no momento difícil procurá-los, se aproximar e aos poucos criar condições para retomar as amizades.
Fique atento; o que pode ser ruim é encarar o término da relação e não propriamente os amigos. Caminhe em direção à sua vida social para se divertir. Você pode até ir sozinho em algumas situações como cinema ou teatro, o que ajudará no convívio com as pessoas. Viaje, vá a baladas, retome  a sua vida. Descubra o que gosta de fazer, aproxime-se dos outros e de tudo o que deixou de lado, afinal só você pode fazer algo por você. 
Como manter amizades em comum após o fim da relação ?
É uma saia-justa. Sempre há amigos em comum. Pior são aqueles que o (a) ex apresentou e que tornam-se queridos para você... Tem de ter jogo de cintura para não perder esses amigos, mas também não se machucar.
Aqueles que fazem muitas amizades cultivam e sabem manter os laços afetivos, mas às vezes é difícil preservar os relacionamentos que lhes são caros.  Se tiveres problemas com o ex, prefira se reunir com os amigos em comum (e familiares) em lugares neutros, na segurança de não encontrar o ex-parceiro. Bom, caso mantenha amizade com o ele, não há problema encontrá-los todos juntos.
Difícil é quando os amigos insistem em tocar no assunto do ex. No entanto, para que essa questão não seja motivo de afastamento, pontue, coloque limite e seja coerente às suas limitações. A colocação de limites é fundamental para a conquista de um ajustamento e de relacionamentos maduros e saudáveis.
Não esqueça que esses amigos em comum são seus também. Aproveite suas amizades com sinceridade. Amigo é aquele que fala tudo para o outro, o diálogo é a base para que haja um relacionamento saudável e duradouro. Aproveite, esses amigos aumentaram seu círculo e consequentemente você poderá demonstrar seu carinho, atenção e afeto a eles também.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook