terça-feira, 13 de novembro de 2012

CONVERSA DE CASAL DEVE SER CLARA, GENEROSA, EQUILIBRADA E SERENA

/ /



Já defendi neste espaço que um casal pode transformar as cansativas discussões da relação, ou DRs, em experiências gratificantes, mas para isso é preciso que a comunicação entre os envolvidos tenha cinco qualidades: precisão, clareza, generosidade, equilíbrio e serenidade. Toco de novo no assunto porque essas qualidades são tão importantes que merecem detalhamento.
Quando se pretende abordar com o parceiro qualquer assunto sério, convém, em primeiro lugar, exprimir objetivamente o que se deseja comunicar, ter rigor no foco. Isso é precisão. Para consegui-la, precisamos, antes, refletir. É através da reflexão que se obtém nitidez de pensamento. Ao sermos precisos, corremos menos riscos de nos perder na conversa, permitindo que outros assuntos se sobreponham ao principal.
Não é incomum que isso aconteça, pois no calor da discussão uma avalanche de problemas é lembrada e tudo parece ser importante. O casal inicia falando da negligência afetiva dele e logo está discutindo os decotes dela, o ronco dele, os problemas do filho na escola e até o mau humor da empregada. Nessas condições é quase impossível esclarecer e encaminhar a solução de qualquer problema. Antes de uma DR, portanto, devemos pensar bem e definir o assunto que pretendemos abordar. Se houver mais de um, convém estabelecer uma escala de prioridades — e tentar não mudar de tema enquanto o primeiro estiver em discussão.
Por serem complementares, precisão e clareza costumam ser confundidas, mas são diferentes. Claro é aquele que não deixa dúvidas. “Você deveria usar roupas mais folgadas”, disse o marido à esposa, evitando dizer que a achava gorda. Ela abriu a brecha para o marido ser claro quando respondeu: “Você está dizendo que estou gorda?” Mas ele se acovardou: “Não! É que eu acho que você poderia mudar seu estilo de vestir”.
As pessoas evitam ser claras em assuntos constrangedores. Falam pela metade. Com isso, acabam gerando dúvidas. O outro fica sem saber que atitude tomar diante do que parece ser, mas não está claro se é.
Ser preciso e claro é fundamental, mas não suficiente. Há que se ter também generosidade. Ser generoso ao comunicar é entregar-se, expor-se, permitir que o outro saiba dos sentimentos e pensamentos que nutrimos e que se referem a ele.
Ser generoso é mais do que ser sincero, implica abrir mão do controle — controle que exercemos, por exemplo, quando mantemos o outro ao nosso lado porque não temos coragem de assumir que não o queremos mais. Ser generoso é, nesse caso, deixar o outro saber que o amor que sentíamos acabou. Na DR, é generoso quem dá liberdade a si a ao outro para validar ou não a escolha feita no passado.
São conversas delicadas, e devem ser conduzidas com equilíbrio, sem dramas ou exageros do tipo: “Pra você tudo o que eu faço está errado”; “Você nunca me ouve”; “Esta casa está sempre uma bagunça”. Muitas DRs terminam em briga porque quando um fala assim, no superlativo, o outro se sente desafiado e passa a fazer o mesmo, numa crescente disputa de agressividade.
Por fim, é indispensável haver serenidade. É ela que constrói o caminho para o consenso, contrabalanceando emoção e razão. Como é isenta de julgamentos, críticas, rótulos e acusações, desarma o outro, gera segurança e estimula os parceiros a construir o alinhamento que se espera de toda DR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook