terça-feira, 13 de novembro de 2012

SE UM INVESTE MAIS QUE O OUTRO, A RELAÇÃO PERDE O EQUILÍBRIO E DESANDA

/ /



Um dos pontos importantes para que o encontro entre duas pessoas dê certo, é a equidade da relação. Como numa gangorra de parque de diversões, se o peso é maior para um lado do que para o outro, a coisa trava.
Perde-se o equilíbrio e também a harmonia.  Não é incomum que um dos parceiros tome para si as rédeas do relacionamento, deixando o outro numa posição submissa. Só que uma relação de amor não pode se basear no jogo dominador/dominado. Para valer a pena, ela precisa ser simétrica, com poderes, direitos e deveres equivalentes, nunca desiguais.
Quando a vida a dois é construída em bases díspares, um dos parceiros (geralmente aquele que é dominado) acaba se entregando mais, doando mais afeto, abrindo mais espaço para o outro e, também, esperando mais. A relação se torna uma via de mão única, sem reciprocidade, sem trocas. E ainda que o sentimento seja intenso, não se sustentará se o peso pender só para um dos lados. É preciso haver esforço de ambas as partes. Voltando à imagem da gangorra, se um dos dois não dá impulso quando baixa ao chão, a brincadeira perde a graça do sobe e desce; um fica sempre em cima e o outro fica sempre embaixo.
No amor é igualzinho: precisa haver investimento dos dois envolvidos. Quando algo faltar a um deles, o outro deve estar ali, pronto para ajudar. É assim que se constrói uma história. Quando só um estica o braço e ampara, fica uma relação capenga e desleal. 
Um período muito difícil de qualquer história de amor é a aceitação da outra pessoa como ela é e não como se gostaria que fosse. Não é fácil, eu sei. E olha que estou falando de situações corriqueiras. Se é assim para qualquer casal, imagine numa relação que entra em desequilíbrio. Qualquer chuvinha vira um temporal.
O que fazer, então, você deve estar se perguntando. Tenho algumas sugestões:
1. Logo de cara, bem no começo do envolvimento, é importante que os dois se certifiquem de que ambos desejam — no mesmo nível — que a relação dê certo. Assim, a doação nunca pesará mais para um do que para o outro.
2. O casal deve atentar também para as diferenças entre as personalidades de um e de outro, diferenças essas que podem ser até ser decorrentes do gênero: o homem em geral é mais direto, objetivo; a mulher prefere as curvas que passam pela emoção. Se um ou outro não tem consciência a respeito dessas diferenças, isso pode criar um desequilíbrio. Nesse caso, um simples ajuste pode resolver o problema. Basta que o casal abra o jogo e converse sobre o que está, afinal, incomodando.
Desejar alguém e não ter a contrapartida na mesma medida traz sentimentos contraditórios e de rejeição. Uma relação precisa de envolvimento, porque quem não se envolve não se desenvolve. Por isso, a necessidade de se investir na equidade e de falar sobre isso, cara a cara, sempre que necessário, sem recorrer à velha desculpa de que o outro “é assim mesmo”. Quem tenta levar um relacionamento adiante achando que um dia ele ou ela vai começar a investir mais, por conta própria, sem ter sido alertado para a importância que essa atitude tem para a relação, pode um dia acordar percebendo que o amado ou a amada já se foi há muito tempo, mesmo estando fisicamente ali do lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook