segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Como fazer o ex-marido pagar a pensão alimentícia

/ /
Casal conversando com o advogado



O processo de pensão alimentícia funciona tão bem que até dá cadeia se o pai não cumprir a obrigação. Para fazer valer o direito você precisará superar sentimentos pessoais. A psicóloga Evani Zombon e a promotora de Justiça Fabiana Sabaine ensinam o que fazer para garantir a pensão de seu filho. Confira
A hora certa de ir à Justiça
Depois de três meses consecutivos de atraso, você pode acionar um advogado para fazer uma intimação. O pai tem três dias para quitar a dívida, do contrário, vai preso. Para ser libertado, é preciso pagar os três últimos meses cobrados mais as pensões que venceram durante o processo. Cobranças anteriores são feitas com o pai em liberdade.

6 erros que você não pode cometer ao pedir pensão alimentícia

1. Fazer só um acordo verbal com o ex
Com acordo: Tentem chegar a um consenso e, depois, procurem um advogado para formalizar o acordo. Sem o papel, não dá para cobrar o pagamento.
Sem acordo: Pai e mãe não se resolvem? Entre na Justiça. Caso não tenha
como pagar advogado, procure a Defensoria Pública ou a Ordem dos Advogados do Brasil e peça um advogado gratuito. O juiz marcará uma audiência e definirá o valor da pensão.
2. Acovardar-se
Não permita que familiares pressionem você a tirar o processo, mesmoque tenham boas intenções. Também não ceda a chantagens e a choramingos do pai. Se ele ameaçá-la,faça boletim de ocorrência.
3. Envolver as crianças
Pensão é assunto de adulto. Caso seu filho pergunte, fale a verdade, mas não destrua o pai. Não faça a cova do ex. Se ele é um pai ruim, deixe que seu filho descubra por si.
4. Bancar a super-heroína
Há mães que não pedem pensão alimentícia só para provar aos outros que são capazes de sustentar os filhos sozinhas, sem a ajuda do ex-marido. Outras não recorrem a esse dinheiro porque têm esperança de voltar a ter uma relação com o ex. Qualquer que seja sua motivação, não cometa esse erro. Leve em conta o interesse e os direitos da criança, e não seus sentimentos após o fim do relacionamento.
5. Ter medo de ver o pai na cadeia
Presos por pensão ficam em celas separadas. "A ficha criminal nem fica suja", esclarece a promotora Fabiana Sabaine.
6. Usar a pensão como vingança
A pensão é um direito dos menores, e não uma forma de se vingar do ex-companheiro. Não a use como condição para que o pai possa ver a criança. O pequeno pode sentir que é moeda de troca.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook