sábado, 5 de janeiro de 2013

Como melhorar a autoestima

/ /




Não acredite em seus pais


Comecei mal hein? Como eu posso dizer para não acreditar nos pais? As palavras ditas pelos nossos pais enquanto ainda somos crianças acabam por refletir em nós por toda a vida adulta. Coisas como:
  • “Você não presta atenção no que faz?”
  • “Nove? Por que não tirou dez?” (vários pacientes me relataram essa).
  • “Você nunca vai ser nada na vida”
  • “Você nunca faz nada direito!”
  • “Por que você não é como o seu irmão” (irmão pode ser substituído aqui por primo, amigo vizinho, irmã etc.).
    Esse tipo de fala realmente pesa na autoestima de alguém. Porém, por que dar tanto valor a coisas ditas por pessoas que estavam tomadas pela raiva ou pela ignorância? Talvez você fosse um pouco desligado ou não se esforçasse tanto na infância e adolescência, mas isso são características da idade. Seu pai e sua mãe podem ser importantes, mas eles não sabem quem você é ou qual será o seu destino. Só você sabe quem você é e apenas você pode escrever o seu futuro.

Esqueça a revistas de moda e programas femininos
     O mercado vive da insatisfação, pessoas insatisfeitas consomem mais. Dessa forma o melhor jeito de fazer as pessoas comprarem mais é falando que elas são feias e infelizes. É por isso que as revistas, programas de TV e comerciais são cheias de pessoas lindas e corpos que a maioria das nós nunca conseguirá ter. Já reparou quantas mulheres saradas aparecem na televisão? Ao contrario do que você pensa, elas não estão lá para fazerem os homens babar, elas estão lá para fazer as mulheres acreditarem que isso que os homens desejam. Nos mesmos programas cheios de mulheres “desejadas” são vendidos shakes emagrecedores e calças que prometem levantar o bumbum. Por que será?


Faça bem o seu trabalho
    Muitas e muitas pessoas com baixa autoestima conseguem se sentir melhor com elas mesmas através do trabalho que realizam. Elas se tornam excelentes professoras, médicos, psicólogos ou qualquer outra função que possam exercer. Desempenhar o seu trabalho com excelência irá te ajudar a compreender que seu papel no mundo é importante.  Trabalhar bem também faz com que outras pessoas valorizem o que você faz.


Descubra a verdadeira causa da sua baixa autoestima

Algumas pessoas dizem se sentir um total zero a esquerda, que não gostam de nada nelas. Mas isso nuca é verdade, a falta de autoestima tem sempre uma causa bem definida. Existe algo em específico na forma como você se percebe ou algo que você faz (ou não consegue fazer) que gera esse sentimento de auto rejeição. Talvez você se ache feio (o) ou desajeitado (a). Pode ser que o seu problema esteja relacionado à falta de habilidades sociais, ou ainda a um baixo rendimento acadêmico e/ou profissional. A pessoa mais indicada a descobrir isso é você, seja sozinha (o) ou com a ajuda de alguém. Assim que estiver claro o que gera o seu problema trace meios de resolver isso.

Conhece a ti mesmo
    A frase cunhada no oráculo de Delfos apesar de tão desgastada nos livros de autoajuda, não deixa de ser de grande importância. Quanto mais você se conhecer, mais irá se amar ou como eu escrevi no outro artigo: Como se pode gostar daquilo que não se conhece? A pergunta que surge nesse ponto é “O que eu faço para me conhecer?”. Será que teste de revistas ou esses testes que existem nesse blog (que eu Cesar Borella crio) são suficientes para se conhecer bem? Eles podem até ser ferramentas para você começar a se observar, mas não irão promover o autoconhecimento. Testes psicológicos feitos com rigor científico e aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia são com certeza métodos muito mais seguros. A análise feita com um psicoterapeuta competente é o que a ciência garante como procedimento eficaz para o autoconhecimento.  Mas mesmo de posse de posse desses poderosos artifícios, você não vai escapar da difícil tarefa de olhar para si mesmo e com sinceridade se questionar sobre cada ato faz e cada pensamento que fizer.

Respeite a si mesmo
     Pessoas de baixa autoestima tendem a fazer um enorme esforço para serem aceitas pelos outros, e nessa atitude por vezes elas acabam se prejudicando. É caso do sujeito que sempre adia suas férias no trabalho ou o seu dia de folga toda vez que alguém lhe pede para trocar. Pessoas assim aceitam fazer favores desconfortáveis e emprestar para quem não irá devolver. São os chamados “bonzinhos”, mas por trás dessa bondade existe a falta de respeito próprio. Não é desse jeito que se conquista amizade ou admiração. Enquanto você acha que está sendo legal, outros estão lhe fazendo de bobo.
   A falta de autorrespeito também se manifesta na falta de cuidados com si mesmo: má alimentação, falta de exercícios, falta de cuidado com a saúde, desleixo com a aparência etc. Quem não se respeita acredita que tudo tem maior prioridade do que o próprio bem estar: “comprar um jogo de toalhas de mesa é mais importante do que uma blusinha ou camiseta nova para mim”. 

Tire a mascara de coitadinho
    Não acreditar em si mesmo ou ter uma baixa autoestima é uma situação cômoda. Você não precisa fazer muito esforço e nem se propor a nada, afinal não vai dar certo mesmo. Quero com isso questionar se não está sendo bom para você se manter como coitadinho, deixando que os outros façam as coisas por você ou se mantendo invisível na sua insignificância. A vida é breve, e você não vai querer chegar à velhice sem ter feito nada de importante ou relevante por isso mexa-se! 

Dicas para aumentar a autoestima


Por que ter uma boa autoestima?

     Quando se tem uma boa autoestima se é capaz de ousar mais de arriscar mais e dessa forma se obter mais conquistas e mais sucesso. Quando se tem uma boa autoestima você se sente merecedor das coisas boas da vida, se apto a amar e ser amado, resumindo: ter uma boa autoestima é quesito obrigatório para ser feliz.

O que nos leva a ter baixa autoestima?  

Como psicólogo eu acredito que somos fruto do meio onde vivemos. Nessa visão todas as pessoas nascem com potencial para uma autoestima considerada normal, nem muito alta e nem muito baixa. Entretanto diversos fatores que ocorrem no processo da nossa formação vão moldando aos poucos a nossa autoimagem e consequentemente a nossa autoestima. As situações que vivemos, o que os nossos pais no disseram, como as pessoas nos tratavam, entre diversas outras coisas.
    Todos esses detalhes vãos embutindo ideias e pensamentos nas nossas mentes e infelizmente, para a maioria das pessoas essas idéias iram permanecer para o resta da vida. Parou para analisar o quão absurda é essa situação? Ter toda a sua vida guiada por fatos que aconteceram quando você tinha menos de dez anos de idade?  Por isso é sempre bom fazer terapia.

Como aumentar a autoestima?
      Se conhecendo de verdade: Como se pode se gostar de algo que não se conhece? Dessa forma para gostar mais de si mesmo é necessário se conhecer, para isso tire algum tempo do seu dia para se observar, não digo apenas fisicamente (o que é um ótimo começo), mas observe também como você está se sentindo agora e a cada momento do dia.

    Valorizando o que você faz: é muito provável que você faça alguma coisa muito bem, talvez você cozinhe bem, talvez seja organizada, dance bem, ou seja, uma boa professora. Não importa, tenho certeza que você tem algum talento, você é capaz de fazer algo que faz com que outras pessoas te elogiem e te admirem. Se você é capaz de fazer algo assim, é por que você pode fazer muitas outras coisas bem.

    Aceitando seus defeitos: não adianta tentar esconde-los ou fazer de conta que eles não existem, por que você irá sempre se lembrar deles. Se for possível faça algo para mudá-los, se não for, os aceite, afinal você não é a única pessoa no mundo com esse problema.
  
     Cuidando de si mesmo (a): invista mais tempo e dinheiro em você mesmo, pessoas com baixa autoestima tendem á passar muito tempo tentando mostrar que são ótimos profissionais, que são bem sucedidos financeiramente (tipo assim: eu sou feio, mas tenho dinheiro) que acabam por deixar a si próprios de lado. Frequente uma academia, compre boas roupas para você, faça um tratamento de pele etc... Isso vai te ajudar a encontrar a beleza que você estava escondendo.

    Aceitando os elogios que te fazem: quem possui baixa autoestima, costuma ter uma modéstia exagerada, na verdade eles se julgam não merecedores de elogios. Eu me lembro de que toda vez que alguém me elogiava eu me sentia uma fraude, até que alguém me disse que um elogio é como um presente, quem te faz um elogio sente que ele serve em você, e da mesma forma que é falta de educação recusar a um presente é falta de educação recusar um elogio.

    Diminuindo a autocrítica: todo mundo erra e todo mundo tem defeito, mas quem tem pouca estima por si mesmo só consegue ver os próprios erros e defeitos e geralmente são extremamente críticos quanto a eles. Se você analisar isso mais a fundo vai notar que isso é de um egocentrismo enorme, afinal por que todo mundo pode errar menos você? 

Esquecendo o passado: como eu já mencionei, coisas que aconteceram no passado, principalmente no período da infância acabam por moldar a nossa autoestima, principalmente as coisas que nossos pais nos falaram: “você não faz nada direito”, “você é uma besta mesmo”  isso realmente magoa e fica gravado para vida toda. Mas é necessário lembrar que essas são coisas ditas na hora da raiva e não são carregadas de verdade são apenas uma forma de punir ou agredir.
    O que hoje é conhecido como bullying é outro fenômeno que abala a autoestima de uma pessoa, quem recebe apelidos e sofre com brincadeiras de mau gosto, termina por acreditar que é aquilo que todos dizem (feio, gordo, esquisito etc...) e que não pode fazer nada para mudar isso. Mas isso é um engano você não é mais aquela criança que sofria bullying ou era criticada pelos pais. Você é um ser humano incrível que é o senhor da própria vida e pode fazer dela o que quiser.  

Tendo a sua própria opinião: se você quer melhorar a sua autoestima comece por dar valor a sua própria opinião, se você gosta de si mesmo e do que você faz não importa a opinião do outro.
      
     Entendendo o outro: se apesar do que eu disse você ainda se importa muito com a opinião do outro e gostaria de ser admirado e aceito eu vou te dar a receita: as pessoas se apaixonam por quem as ouve e ama quem as aceita.

     Aprendendo a se mostrar: se quer que as outras pessoas gostem de você (isso é realmente bom par autoestima) então mostre as pessoas quem você é e o que você faz. Como elas vão gostar de algo que não conhecem?  Arrisque-se e se mostre afinal como disse Raul Seixas: “O caminho do risco é o sucesso”.


Quem escreve é: Minha foto

http://www.psicologosp.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook