quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Como superar a frustração de uma paixão não correspondida?

/ /

Depois de uma reflexão muito longa e dolorosa, percebi que criei uma situação que só existia para mim. Apaixonada por alguém que só tinha atitudes de coleguismo por mim, acabei me frustrando, pois criei a expectativa de que poderia ser correspondida. Não consigo me desfazer desse sentimento de perda. Mas não se perde o que nunca se teve. O que fazer para melhorar este quadro?
"O processo de conquista do outro está intimamente vinculado ao processo de autoconhecimento. Fica mais fácil conquistar alguém quando a gente sabe o que tem a oferecer"Resposta: A reflexão é um dos instrumentos importantes no autoconhecimento. Usada como instrumento único, porém, ela pode se tornar uma armadilha que cria novas angústias ao invés de aliviar as antigas.
Esse pode ser o seu caso. Você passou pelas agruras da reflexão, viu o que não quis ver, mas não consegue colocar um ponto final na questão.

A própria reflexão pode ter se tornado um círculo vicioso do qual você não consegue escapar. Explico: quando você diz "mas não se perde o que nunca se teve ", está dando um jeitinho de negar uma perda que existiu. É claro que você perdeu algo! Você mesma afirma que seu sentimento é de perda! Você perdeu a ilusão da conquista para a realidade da impossibilidade. Só que quando você conclui que "não se perde o que nunca se teve" , levanta, ainda que inconscientemente, a possibilidade de recomeçar a batalha da conquista. Afinal, se você nunca teve algo, vale o risco de tentar conquistar. Mas se você já teve e perdeu, seria bobagem insistir no que percebeu que não dá certo, não é?

Assim, a primeira coisa a ser feita é assumir a perda, chorar por ela, e tentar, não mais refletindo mas agora agindo, buscar novas conquistas.

Livrar-se de pensamentos que invadem sua cabeça pode não ser muito fácil, mas tente entender que a reflexão só se completa na ação.

Se você transformar o resultado de sua reflexão em atitude, ao invés de ficar só refletindo mais e mais, estará caminhando numa direção mais lúcida e menos dolorosa. Tomar atitude não significa correr desesperadamente atrás de uma nova pessoa que substitua a que você perdeu. Significa fazer coisas que você tem vontade, descobrir seus verdadeiros prazeres e evitar repetir a armadilha que a faz pensar que o outro é o único responsável por qualquer sensação boa que você possa ter. O outro tem que ser visto como um parceiro, um complemento, não como o centro de sua vida.

O processo de conquista do outro está intimamente vinculado ao processo de autoconhecimento. Fica mais fácil conquistar alguém quando a gente sabe o que tem a oferecer.

Assim, dedique-se algum tempo a você mesma para que, quando alguém interessante aparecer novamente em sua vida, você possa oferecer conscientemente a ela o que descobriu sobre você, ao invés de ficar esperando passivamente que lhe dê o que você julga essencial para a sua sobrevivência afetiva.

Costuma funcionar melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook