quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Será que você tem 'vocação' para casar?

/ /
"Nem todo mundo nasceu para viver casado, outras formas de relacionamento amoroso podem ser experimentadas"
As estastísticas atuais trazem um dado paradoxal: por um lado, o número de casamentos continua alto, mas o número de separações não para de aumentar. Nos grandes centros urbanos, chega a 50%. A cada dois casamentos, um termina em divórcio.
"Casar implica em boa dose de renúncias, numa alta capacidade de tolerância, em negociações constantes. Saber quando abrir mão, e quando insistir. Enfim, as pessoas ao escolherem o casamento deveriam fazê-lo, se realmente sentissem vocação"Realmente, nenhuma instituição parece refletir melhor as transformações da intimidade do que o casamento. Outro dia, ouvi de uma aluna a seguinte frase: "Gostaria de passar um tempo de minha vida casada". Esta frase parece encerrar e resumir as perspectivas das jovens de hoje. Não se acredita mais que o casamento possa ser um estado definitivo.
Essa mudança em relação à ideia de casamento aconteceu de maneira bastante rápida. Em apenas uma geração. Essas jovens, fazendo um paralelo com suas mães, veem-se bem distantes do ideal de comportamento feminino que norteou as escolhas de seus pais. Consideram o horizonte de suas mães muito limitado, restrito ao casamento e à maternidade. Afirmam que essa não era sequer um escolha, pois não havia outra. Em algumas famílias, a mãe já começava a preparar o enxoval assim que a filha nascia. A escolaridade das mulheres que tinham acesso ao estudo não ia além do curso Normal, aliás chamado de "espera-marido".
Mesmo que esses casamentos fossem baseados num ideal romântico, o que contava na escolha do parceiro não era tanto a paixão, mas o fato de ele ser um bom partido, aquele que mostrasse promissoras chances de ascender materialmente e assegurar o futuro da esposa e dos filhos.
Havia ainda, a fantasia de que o marido seria uma espécie de salvador, que traria a segurança afetiva e financeira.
Nas pesquisas que fiz com mulheres jovens, constatei em seus depoimentos, que elas não acreditam mais nessa promessa e estão priorizando a formação profissional. Uma funcionária de uma grande empresa, com boas chances de sucesso abriu mão de um namorado bonito, inteligente, bem-sucedido e enamorado, quando ele foi trabalhar em outro pais e convidou-a para ir com ele. Ela optou pela carreira. Isso seria impensável para uma mulher há pouco tempo atrás.
Outra grande mudança foi em relação à sexualidade feminina. Sem o tabu da virgindade, a mulher passou a ter parceiros sexuais fora do casamento sem ser apontada como "galinha".
Teria sobrado algum motivo para as mulheres ainda desejarem se casar? Sabemos que a vida conjugal exige, ainda nos dias atuais, um grau maior de responsabilidades para a mulher. A divisão financeira foi assimilada, mas a dos afazeres domésticos não.
Creio que esses dados que obtive podem ser úteis para uma reflexão sobre a escolha de se casar ou não. Em nome do quê seria o casamento uma boa opção?
Casar implica em boa dose de renúncias, numa alta capacidade de tolerância, em negociações constantes. Saber quando abrir mão, e quando insistir. Enfim, as pessoas ao escolherem o casamento deveriam fazê-lo, se realmente sentissem vocação. O alto número de divórcios parece revelar que essa decisão não é tomada com seriedade.
A grande vantagem de se viver nos dias de hoje é justamente poder traçar seu projeto amoroso de maneira mais pessoal, respeitando suas características, seus desejos e seus limites. Nem todo mundo nasceu para viver casado, outras formas de relacionamento amoroso podem ser experimentadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook