sexta-feira, 8 de março de 2013

Infecção pelo HPV se torna vilão por trás do câncer oral e de garganta.

/ /



Há uma luz vermelha acesa na saúde pública: jovens que nunca fumaram nem beberam estão sendo cada vez mais afetados por tumores de boca e de garganta. Sombra de um tabu, em xeque, está a intimidade de qualquer indivíduo de vida sexual ativa. A maioria dos casos de câncer oral está associada à infecção pelo papiloma vírus humano (HPV) — da família Papilomaviridae —, sexualmente transmissível e capaz de provocar lesões de pele e mucosa. É também esse vírus o responsável pelo desenvolvimento de 500 mil novos casos anuais de câncer de colo uterino nas mulheres.
Para o médico Sérgio Augusto Triginelli, com pós-doutorado em ginecologia oncológica, o momento é de alerta e de desmistificação. “O jovem está fazendo mais sexo. Ao mesmo tempo, tem bebido mais e usado mais drogas. Isso o deixa mais vulnerável, já que, alterado, o sujeito não é mais dono de seu controle”, considera. Até bem pouco tempo, câncer de boca e garganta era comum na população com mais de 50 anos, com histórico de alcoolismo e tabagismo. “Hoje, assim como o fumo está para o pulmão, o HPV está para os casos de câncer de colo do útero e oral”, alerta o especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook