terça-feira, 9 de abril de 2013

Resolva o mal entendido e resgate o relacionamento.

/ /




Em nosso convívio, seja ambiente de trabalho ou familiar, algumas vezes, ocorrem discussões calorosas, cada um defende o seu ponto de vista sem ao menos ouvir o que o outro diz. Isto provoca tensão e, mesmo quando se chega a conclusão, percebe-se que uma das partes abriu mão de suas crenças para fazer valer as crenças  da outra pessoa. É o jogo do "perde-ganha".
Em situações dessa natureza como você reage? Por acaso fica se remoendo, pensando que deveria ter dito isto ou aquilo, julgando as atitudes da outra pessoa, enquanto a carga emocional arrebenta o seu peito?
É o que acontece com a maioria das pessoas, pois as emoções e os sentimentos interferem na analise dos fatos como realmente são, provocam raiva, culpa e ressentimentos. Costumamos interpretar e avaliar as reações das outras pessoas em vez de descrever a situação tal qual ocorreu e entender a intenção por trás da ação. Ao agirmos dessa forma criamos alucinações, imaginamos razões que, muitas vezes, se quer passaram pela cabeça da outra pessoa.

É útil livrar-se da raiva, ressentimentos e culpas para viver em harmonia, isto não significa fazer de conta que nada tenha acontecido, significa, sim, compreender a intenção por trás da ação, assim, irá  se sentir confortável, acalmará o diálogo interno e com isto conseguirá desfrutar o momento presente com mais vitalidade e criatividade.O segredo de relacionar-se bem está na capacidade de se posicionar no lugar da outra pessoa, compreender seus sentimentos e motivos que desencadearam o conflito, sem julgar. Conseguir observar a situação a partir de  posição neutra, isenta de qualquer emoção e agir como o consultor que, após  analisar os fatos, é capaz de encontrar soluções para dissolverem mal entendidos ou propor novas estratégias de mudanças que garantam  resultados diferentes.
Este padrão é conhecido em PNL-Programação Neurolinguistica como "As três posições perceptuais", uma das mais importantes técnicas, em meu modo de ver, para solucionar problemas de relacionamentos. São denominadas: 1ª posição – "Eu sou"; 2ª posição –  a "outra pessoa" e 3ª posição – "neutra".
Na 1ª posição a pessoa se associa ao contexto, coloca-se inteiramente presente, vivencia sentimentos e emoções como se pudesse voltar no tempo.
Na 2ª posição vai ocupar o lugar da outra pessoa, sua postura, respiração, tom de voz, gestos. Sentir o que ela sente, ver o que ela vê e ouvir o que ela ouve. Assim, será capaz de compreender a intenção por trás da ação.
Na 3ª posição deverá agir como consultor, isento de emoções para analisar os fatos e propor solução. Não há julgamentos, veja, ouça e sinta claramente e de forma limpa. O consultor compreende as partes com imparcialidade.
A efetividade desta técnica está na prática, em vez de deixar-se dominar pela raiva e poluir sua mente com diálogos internos intermináveis, experimente aplicar as três posições perceptuais e equilibre o seu estado emocional. Com isto abrirá mais espaço para construir relacionamentos saudáveis na empresa, em família e entre amigos.
Pessoas sábias perguntam o que a outra pessoa quis dizer especificamente. Pessoas comuns guardam rancores. Qual é a sua escolha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook