domingo, 14 de abril de 2013

"toda relação é uma via de mão dupla"

/ /




Isso quer dizer que os dois devem ser ativamente participantes na construção da relação. É claro que existirão diferenças e cada um terá seus próprios traços e características, um pode ser mais tímido enquanto o outro será mais expansivo, um mais opinativo e outro mais reservado. De toda forma é fundamental que exista a troca entre o casal para não correr o risco de cair num namoro empobrecido.

Parece óbvio e trivial esse assunto e até podemos concordar que seja óbvio, mas apesar disso, muitas pessoas sem que percebam agem de forma exatamente oposta e se anulam na relação. Elas se tornam assim sempre que amam alguém ou potencializando uma característica possivelmente já pré-existente, mas que se manifesta apenas quando se apaixona.

Todo mundo conhece uma ou várias pessoas, amigos ou amigas que se transformaram de tal forma que, estar com eles passou a ser muito menos divertido do que era antes, pois de repente, tudo passa a girar em torno do ser amado e a vida pessoal devorada pela vida do casal. Ficam de fora então os amigos, a família e até mesmo as escolhas e desejos dessa pessoa.

As origens para isso podem ser muitas, mas não iremos falar delas nesse momento, esse artigo é um alerta para quem, sem perceber, perde sua individualidade sempre que está junto a alguém.

São aquelas pessoas que antes saíam, cultivavam suas relações, viviam uma vida plena e ativa e de repente, ao se apaixonarem se transformam de tal jeito que ficam irreconhecíveis até para si mesmas. Se perdem na vida, nas escolhas, no dia a dia do outro. Se apaixonar e viver essa paixão não é o mesmo que se omitir ou se anular, ao contrário, é exercer uma troca rica e constante, mantendo-se fiel a si mesma.

O curioso desse movimento é que ele pode inclusive incomodar o parceiro. Não foi por uma pessoa sem personalidade, dependente e carente demais por quem ele se apaixonou. Ele também irá estranhar e possivelmente com o tempo se desinteressar. Estar investida em uma relação nada tem a ver com estar naufragada nela. Estar investida é saber manter o equilíbrio entre a vida que mantinha antes e as novas vivências que acompanham um namoro, é soma. A busca por esse equilíbrio nem sempre é fácil ou exata, não importa, o fundamental é estar atento para não se anular e fazer da vida do outro a sua própria vida.

Estar junto é um exercício constante de trocas. O mundo do outro não é melhor e nem mais importante do que o seu. Esses mesmos mundos, numa relação, se complementam, dialogam, crescem juntos. Esse sim deve ser o terreno para caminharem lado a lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook