terça-feira, 23 de julho de 2013

Existe solução para o relacionamento desgastado?

/ /

Outro dia eu vi na TV (não sei se foi em algum filme ou novela, não me recordo), em que uma repórter perguntava à uma mulher casada qual era o sucesso do seu relacionamento ser duradouro, ao que essa respondeu: "Se eu disser, deixa de ser segredo". A realidade é que relacionamentos duradouros passam por diversos altos e baixos e muitas vezes por ser cômoda a situação, os anos vão se passando e a relação acaba se tornando fria e desgastada pela insatisfação de um ou ambos os parceiros, as constantes discussões e troca de ofensas, juntamente com as situações mal resolvidas dentro da relação que acabam envenenando os sentimentos.

Quando a relação está nesse patamar, geralmente os parceiros começam a lembrar do início do relacionamento em que tudo era muito bom e se encaixava bem e com o tempo deixou de ser algo prazeroso. No começo ambos querem conquistar um ao outro e a atmosfera em que a relação foi construída era de compreensão, carinho, atenção, diálogo, respeito e confiança. Depois de "conquistar o território" vem a confiança e a autoconfiança e um certo descuido - a mulher já não se arruma mais como antes ou o homem passa a deixar a mulher de lado - e isso vai gerando uma insatisfação que acaba desgastando o relacionamento fazendo-o enfraquecer. 

Para salvar uma relação que está desgastada e enfraquecida é preciso, acima de tudo, de vontade. Se os dois já dialogaram e decidiram lutar pelo relacionamento, é mais fácil lidar com as situações, porém se você se sente mais desconfortável com a relação do jeito em que ela se encontra, não espere pelo outro: comece as mudanças por você revendo os comportamentos e atitudes. Em primeiro lugar chame a responsabilidade para você e analise como você tem tratado o (a) seu (sua) parceiro (a) e comece a resgatar coisas do início do relacionamento que marcaram sua vida. Procure surpreender: receba-o (a) diferente na próxima vez em que ele (a) chegar do serviço/escola, saiam para passear, assistam um filme, seja gentil e prestativa (o). Toda a ação gera uma reação e com certeza a pessoa que está do seu lado vai perceber e começar a mudar também. 

Muitas vezes preferimos jogar a culpa do que está errado no parceiro, por ser mais fácil encontrar um "bode expiatório", porém com esse comportamento não haverá mudanças significativas da mesma forma quando você assume os seus erros e muda, a fim de conseguir viver o relacionamento da forma que deseja. Dependendo do motivo que ocasionou o desgaste do relacionamento, vale a pena procurar a ajuda de um terapeuta ou um casal amigo de confiança. Quem está por fora dos problemas tem uma visão diferenciada e pode auxiliar nesse processo de cura para o casal.


O relacionamento entre um casal deve ser construído diariamente com diálogo, carinho, atenção, beijos (muitos), sexo, declarações (sempre), verdade e transparência. De todos esses ingredientes, o diálogo é a chave. Como já dizia o velho guerreiro "Quem não se comunica, se trumbica", a conversa é a chave do relacionamento. Saiba como falar e aprenda a ser ouvinte: Deus nos deu uma boca para falar e dois ouvidos para escutar, portanto escute mais e fale menos! Não se deixe envenenar por coisas banais, evite discussões desnecessárias, o silêncio ameaçador e a introspecção. Aprenda a perdoar e esquecer o que te feriu e veja o (a) seu (sua) parceiro (a) com outros olhos, do mesmo modo do início do relacionamento: enxergando mais as qualidades do que os defeitos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook