terça-feira, 1 de outubro de 2013

Um olhar além do que se vê.....A SUA SAÚDE..

/ /
Como farmacêutica numa farmácia para pessoas diabéticas, me deparei com uma situação triste e de 'pena' hoje..
Um cliente veio até mim, para fazer uma pesquisa não somente de preço, mas também de praticidade: mudar o seu tratamento de insulina - que é feito através de seringas que o posto de saúde fornece - para canetas aplicadoras. Que são dispositivos muito mais modernos, confortáveis, de fácil manuseio e práticos... que o posto de saúde, juntamente com a insulina em embalagem 'compacta', até onde eu sei não fornece!
Disposta em atendê-lo, expliquei tudo direitinho para fazer a 'mudança' no tratamento e lhe passei os valores em reais que ele teria que gastar todo mês, em troca do conforto e praticidade do 'novo tratamento'.
Verifiquei com atenção a prescrição médica em uma das minhas mãos, e a insulina que ele trouxe na outra mão. Até o momento, minha preocupação era com o simples fato de o tipo de insulina (a marca que ele passaria a comprar na farmácia) se encaixaria ou não na caneta aplicadora que eu lhe tinha passado o valor.

Como farmacêuticos, a gente tem obrigação de olhar muito além da situação que está embaixo do nosso nariz...
 Então não sei se por instinto ou costume, verifiquei a insulina mais uma vez... algo estava estranho!

Conversando com ele... e através de algumas perguntas, descobri que a insulina que ele estava utilizando não era a mesma que ele deveria estar!
Segundo seu relato, a insulina de ação rápida  estava suspensa pelo medico (mesmo constando na receita médica) e que ele deveria utilizar apenas a insulina de ação lenta.
Ele tava fazendo o contrário!
Utilizando a insulina suspensa (a de ação rápida) e pior ainda, conforme a posologia da insulina de ação lenta!(Só que numa dose menor, que ele próprio julgou ser suficiente!)

Não sei os motivos da suspensão de uma das insulinas para aquele paciente (diabetes é uma doença complexa). Nem muito menos, o porque dela continuar na prescrição mesmo após a sua suspensão.

Como se não bastasse, após eu explicar tudo direitinho, o que ele teria que fazer a partir dali, incluindo a volta ao médico para regularizar a situação, esclarecer a receita, descobri também que ele estava fazendo a conservação da insulina em casa de forma totalmente incorreta!

Não é todo mundo que sabe, que as insulinas após abertas ou em uso, ficam fora da geladeira e insulinas ainda lacradas (quando acaba de comprar na farmácia ou não tomou ainda a primeira dose) ficamobrigatoriamente dentro da geladeira. Basta olhar na bula.
Novamente ele tava fazendo o contrário!
Deixava a insulina nova fora da geladeira, e quando tomava a primeira dose, colocava na geladeira...assim sucessivamente durante todo o tempo que faz tratamento com insulina. Conversando com ele, descobri que faz isso ha 5 anos! Desde quando começou o tratamento da doença.
Segundo ele, o médico sempre perguntava se ele tava tomando os medicamentos prescritos corretamente. Ele respondia  que sim. Mas com o nível de glicemia sempre alta, o médico então, aumentava a sua dose de insulina a cada consulta!

Fiquei muito triste com a situação. Tava tão bagunçado o que ele tentava me dizer sobre seu tratamento, que não sei com quem eu ficava mais indignada: Com o posto de saúde, por não se preocupar com o paciente, como por exemplo qual insulina ele tava utilizando, se estava utilizando, a forma como ele tava utilizando ou fazendo a conservação da mesma.
Com o médico, por não se preocupar em averiguar o porque o nível de glicemia do seu paciente nunca baixava, mesmo aumentando a dose da insulina e incluindo outros medicamentos....ou por não fornecer uma  nova receita a partir do momento que suspendeu uma das insulinas...
Ou com o próprio paciente, por tratar a sua saúde com tão pouco caso. A ponto de não se preocupar em saber se tava tomando o medicamento certo ou conservando de maneira correta.

Escrevi num papel como ele deveria conservar as suas insulinas a partir de hoje, e pedi que retornasse ao médico com urgência e esclarecesse e regularizasse a sua situação de saúde.
Tomara que finalmente ele consiga controlar a sua glicemia. :)

Me senti grata a Deus por me proporcionar esta situação e poder ajudar o cliente de certa forma.
Por isso senti vontade de compartilhar aqui e aproveitar para dizer:
Observe o medicamento que você toma. Converse com o seu médico pra saber se aquele é o medicamento mais apropriado para o seu problema de saúde. Verifique se o medicamento que você comprou é o mesmo medicamento que consta na receita médica. 
Observe a forma como o seu medicamento deve ser conservado.
Pegue o hábito de ler bulas.
Além de tudo isso, quando sentir vontade ou achar que deve, converse também com um farmacêutico.
Estamos aqui para isso...♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook