segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Anticoncepcional: evite uma gravidez indesejada

/ /




Sexo só com pelo menos dois métodos contraceptivos. A camisinha, sempre. E, ao lado, um anticoncepcional, como a pílula”.

É importante também o bom e velho juízo. “O ideal, para os jovens, é adiar, o máximo possível, a primeira relação sexual”.

E antes que alguém reclame, é bom avisar: o ideal é adiar não por caretice de adultos, mas por motivos médicos.Na adolescência, o organismo ainda não está totalmente formado e, mais importante, o sistema de defesa do corpo ainda não está maduro. Eles parecem adultos, mas não são adultos. O sexo coloca a pessoa em contato com uma enorme gama de bactérias e micro-organismos e nem sempre o jovem ou a jovem vai ter os anticorpos para se defender de infecções.

Mas, se você já iniciou a vida sexual, é melhor não piorar tudo com uma gravidez indesejada. Então, se você quer fazer sexo ou já fez sexo, tem a obrigação de procurar um médico para escolher um anticoncepcional (de preferência, antes da primeira relação). Isso não é só para as meninas, não. Os meninos podem, e devem, acompanhar suas namoradas ao médico para saber mais sobre contracepção. Essa história de que anticoncepcional é preocupação de mulher é para lá de ultrapassada. E mais: se você participa ativamente dessa escolha, diminui bastante o risco de uma "surpresa" em forma de bebê. O que é pior: ir ao médico com a menina ou ter um filho antes da hora? Pois é. 

E não vale a desculpinha do “tenho vergonha”. Quem se acha maduro o suficiente para ter relações sexuais, precisa provar que é mesmo e ir ao médico. “Se a pessoa está com vergonha de ir ao consultório, é sinal claro de que não deveria estar fazendo sexo”.

Outras desculpas do tipo “anticoncepcional engorda”, “anticoncepcional enjoa”, “anticoncepcional incha” ou “eu esqueço de tomar” também podem ir para o lixo agorinha mesmo. Com a enorme quantidade de opções de contracepção disponíveis no mercado, é impossível que não exista uma que funcione para você sem ter grandes efeitos colaterais. Por isso, ao médico! Ele vai avaliar seu caso direitinho para ver o que é melhor para você. 

Isso inclui uma avaliação física e de comportamento. Meninas com histórico de hipertensão e problemas de circulação, por exemplo, podem correr riscos com contraceptivos hormonais. No caso, uma opção é o dispositivo intrauterino, o DIU, em sua forma sem hormônios (que, ao contrário do que muitos pensam, pode sim ser usado em mulheres que nunca engravidaram). Meninas mais “avoadas”, por exemplo, que não conseguem lembrar de tomar um comprimido todos os dias, podem usar um adesivo ou um anel vaginal, que são até mais seguros que a pílula e não exigem muito da memória. 

O importante aqui é ir ao médico. Nada de se automedicar ou escolher o anticoncepcional da amiga. Cada menina tem um organismo diferente e um contraceptivo diferente. Mesmo entre as pílulas, a quantidade de opções de doses é imensa. Tomar o anticoncepcional errado pode até levar à morte. Lembre-se do caso aí de cima: meninas com problemas de hipertensão e circulação não podem tomar alguns contraceptivos pelo risco aumentado de ter um derrame. Não bobeie! 

E outra: contracepção e fumo é uma combinação perigosíssima E isso não é "pegação no pé. Se você fuma e quer fazer sexo, precisa parar de fumar. Não tem escolha. Não tem alternativa. Quem faz sexo e não quer engravidar precisa de um anticoncepcional e o anticoncepcional em pessoas que fumam aumenta, e muito, o risco de um AVC e de uma trombose. Isso pode levar à paralisia e até à morte. É outro ponto daquela nossa conversa: se você é adulto suficiente para fazer sexo, tem que ser adulto suficiente para cuidar da própria saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook