quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Sexo e Mentruação

/ /
Conversamos com a ginecologista Erica Mantelli para entender o que é verdade. Confira e tire suas dúvidas.
  • 1
    Sobre o aumento da libido e do prazer
    Muitas mulheres dizem que ficam com muito tesão durante o período menstrual. E, inclusive, têm mais facilidade para chegar ao orgasmo. Pois esse "fenômeno" pode acontecer com você, sim. "A vagina fica mais lubrificada, o que facilita muito a penetração. Mas, o que facilita, mesmo, alcançar o orgasmo, é o fato de o fluxo de sangue aumentar na região do clitóris, o que o deixa muito mais sensível", explica Mantelli.

    Mas, se com você acontece o contrário, tem explicação, também. Mas é muito mais psicológica do que fisiológica: "Mulheres que têm TPM muito forte já começam a relação incomodadas. Elas se sentem inchadas, com o humor alterado, e isso prejudica a libido. Por isso, acabam sentindo menos prazer. Elas estão menos à vontade, naquela condição", esclarece a especialista. 
  • 2
    Sobre o sexo oral
    Tem homens que não se importam em fazer sexo oral na companheira, durante o período menstrual. Mas, sem proteção, a prática não é recomendada e pode trazer complicações de saúde.

    "As mesmas doenças que podem ser transmitidas fora do período menstrual, nessa época ficam mais suscetíveis ao contágio. A taxa de transmissão aumenta pelo contato direto com o sangue. As principais doenças são HIV, sífilis e hepatites B e C", alerta Mantelli. 
  • 3
    Sexo sem resquícios de sangue
    Depois da penetração, não apareceu nenhum resquício de sangue no preservativo ou na região. Ele pode até duvidar. Você diz que está menstruada e não aparece nem uma gota de sangue no local do 'crime'. Se a mulher não chegar ao orgasmo, como explicamos no item 1,é normal, sim.

    É só uma questão de coincidência com o relógio biológico. "A menstruação não tem um fluxo contínuo. É uma descamação no útero que acontece ao longo do dia, espaçadamente. O útero enche e, depois de algumas contrações, descama e libera aquele sangue. Mas isso não acontece o tempo inteiro, há intervalos. Se, por acaso, a relação for em um intervalo no qual o útero não está cheio, não vai deixar nenhum resquício de sangue", esclarece a ginecologista.
  • 4
    Sobre o aumento do fluxo
    Algumas mulheres comentam que o fluxo de sangue aumenta durante o ato sexual. É verdade. A ginecologista explica: "O orgasmo provoca contrações no útero, que é, justamente, o que estimula a descamação do órgão e o consequente sangramento", diz Mantelli.

  • 5
    Sobre o risco de gravidez
    Sem prevenção, existe o risco de engravidar durante o período menstrual, sim. Os casos não são tão comuns. Mas podem acontecer, especialmente, entre mulheres com ciclos menstruais irregulares e muito curtos.

    "Algumas mulheres têm ciclos de 28 dias, mas em outras eles só duram 22 dias. Neste último caso é possível ovular poucos dias depois de a menstruação começar. Um espermatozoide pode sobreviver até 3 dias dentro do corpo da mulher, por isso, é possível que este sobrevivente encontre com um óvulo maduro, no período menstrual", explica a especialista.

    Fazendo as contas. Se você menstruou, teve relação sexual nesse período e, logo depois, chegou ao período de ovulação, novamente (considerando os ciclos curtos), o óvulo pode "esbarrar" com um espermatozoide vivo e saudável à espera. E é, justamente, esse encontro que gera a gravidez.

Um comentário:

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook