terça-feira, 4 de março de 2014

Exame BETA HCG | Teste de gravidez

/ /

O que é beta HCG?

É um exame muito utilizado para se obter a confirmação de uma possível gravidez. Também pode ser uma opção para o diagnóstico de certas doenças nos testículos. Agonadotrofina coriônica humana, ou HCG, é o conhecido hormônio da gravidez, já que a sua presença em altos níveis pode ser um importante índice de que houve fecundação. O papel deste hormônio é manter o corpo lúteo do ovário intacto durante o início da gestação e, com isto, promover a produção da progesterona.
Quando a progesterona é gerada o útero fica com seus vasos sanguíneos e com os capilares mais revestidos e fortificados, de forma a aguentar o crescimento do feto. Logo após a concepção é o próprio feto quem produz o HCG. Mais tarde este hormônio passa a ser produzido por uma parte da placenta que recebe o nome de sinciciotrofoblasto.
A gonadotrofina coriônica humana pode acabar afastando células imunizarias da mãe para fazer a proteção do feto durante os primeiros três meses. Ela também pode ser utilizada para induzir clinicamente a ovulação nos ovários e a produção nos testículos de testosterona. Quando há a suspeita da gravidez o teste para medição do HCG pode ser realizado de duas formas: através da urina ou do sangue.
Os testes de farmácia que dizem se a mulher está ou não grávida são sensíveis à presença deste hormônio, entretanto a concentração na urina é menor do que no sangue. Desta forma muitas pessoas são levadas à realização de um beta HCG, exame de sangue mais sensível e fiel à realidade. Para determinar a idade gestacional o ultrassom é ainda o exame mais indicado.



QUANDO É INDICADO

É especialmente indicado para obter a certeza de uma gravidez. Quando há a fecundação o feto passa a produzir o hormônio HCG, o qual será sintetizado posteriormente pela placenta. Com isto pode-se diagnosticar precocemente uma gestação.
beta HCG é um exame de sangue bastante específico capaz de reconhecer a presença dagonadotrofina coriônica humana já APÓS O SEXTO DIA DA CONCEPÇÃO. A concentração deste hormônio não é tão alta na urina, fazendo com que se deva esperar cerca de 2 semanas para se ter um resultado favorável quando há a escolha deste método. Sempre que houver a suspeita de uma gravidez deve-se recorrer a algum destes exames, lembrando que o beta HCG é o mais confiável.

COMO É O PROCEDIMENTO

O beta HCG é um exame simples de sangue que possui o intuito de verificar a presença da gonadotrofina coriônica humana na mulher. É o segundo teste mais utilizado quando se tem a necessidade de diagnosticar uma gravidez.  Este hormônio pode ser encontrado exame bet hcgdurante todo o ciclo menstrual em algumas mulheres, entretanto, quando seus níveis estão elevados uma fecundação pode ter ocorrido.
É um procedimento bastante efetivo, porém não é capaz de medir o tempo da gestação. O médico pode indicar a realização do mesmo mais de uma vez, já que os níveis de HCG tendem a aumentar com o passar da gravidez. A coleta de material pode ser feita em qualquer laboratório de análises. O procedimento é rápido e não costuma provocar efeitos colaterais. Para o dia do exame não é preciso fazer qualquer tipo de preparativo, nem mesmo jejum.
O beta HCG é muito indicado para mulheres que necessitam confirmar uma gravidez. Todas precisam de um devido acompanhamento médico durante o período da gestação, para que não ocorram problemas e para que a saúde da mãe e do bebê permaneçam intactas. Portanto, sempre que houver a suspeita de uma fecundação procure fazer o exame o quanto antes, para que todos os passos básicos sejam tomados daí em diante.

QUAIS SÃO OS PREPARATIVOS

Não existem muitos preparativos para o exame e a mulher pode levar normalmente a vida até a data do mesmo. Pessoas que possuem diabetes devem avisar o médico para que as devidas providências sejam tomadas. O ideal é esperar alguns dias para a realização do procedimento. O período mais correto é 10 dias após a possível fecundação.
Passada esta época a mulher deve procurar um laboratório de análises clínicas para marcar o beta HCG. Depois dos resultados o médico pode solicitar novamente a realização do exame para obter certeza do diagnóstico. O sangue menstrual atrapalha e costuma interferir na interpretação do beta HCG. Fica impossibilitada a realização do mesmo durante a menstruação ou logo após o final dela.

RISCOS E EFEITOS COLATERAIS

Não costumam haver riscos ou efeitos colaterais após o exame de beta HCG. É algo simples, rápido e indolor. Durante o procedimento será retirado cerca de 2,4 ml de sangue venoso da pessoa e a mesma será dispensada logo após a coleta do material. Este será levado para análise e o resultado sai em algumas horas.
Os níveis da gonadotrofina coriônica humana tendem aumentar conforme a gravidez vai se estendendo. Desta forma pode ser preciso que a mulher refaça o procedimento algumas vezes. Para ter certeza do tempo de gestação o ultrassom é o exame mais indicado. Caso não se veja o feto naultrassonografia apesar dos altos níveis de HCG pode-se suspeitar de uma gravidez ectópica.




O QUE OCORRE APÓS O EXAME

Após o exame a mulher deve ir para casa e esperar os resultados. O médico pode requisitar que o mesmo seja realizado mais uma vez para ter certeza do diagnóstico. Sendo este positivo uma criança será gerada após alguns meses. Portanto, a mulher deve se dirigir ao ginecologista e começar o acompanhamento desta gravidez.
Durante uma gestação uma série de exames precisam ser realizados, para que a saúde da mulher seja mantida e para que qualquer problema com o feto seja previamente detectado. Além disto, é fundamental que a pessoa receba orientações com relação a hábitos de saúde e de alimentação. Para que a criança nasça saudável e forte a mulher precisa seguir à risca as indicações do médico. Muitas doenças podem ser evitadas através de exames durante a gestação. Para que seu filho possa levar uma vida normal receba o devido acompanhamento médico durante a gravidez.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook