quinta-feira, 27 de março de 2014

Olho no Olho! (“Será que ela tá mentindo?”)

/ /
Ela disse. Você ficou em dúvida. Saiba como agir quando você percebe que a parceira está aumentando, omitindo ou inventando fatos

Relacionamentos humanos, especialmente os amorosos, são um terreno fértil para mentiras. Nós, homens, mentimos – você sabe quando, como e porquê. As mulheres não são diferentes, é claro. Estamos cansados – talvez até um pouco paranoicos – de saber que elas contam uma mentirinha aqui ou ali. Pior: normalmente é difícil perceber quando e quais são os motivos que elas têm para inventar histórias.
Vejamos o que elas têm a dizer sobre isso. “É gerenciamento de risco. Você avalia: se o dano de contar uma mentira for menor do que o de contar a verdade, mande a mentira”, diz uma das mulheres que nos ajudou nessa investigação, com a condição de que seu namorado não soubesse, é claro. Ela conta que a maioria de suas lorotas servem simplesmente para não deixar o namorado chateado e para evitar conflitos.
“Muitas vezes a mentira é usada como um subterfúgio para evitar constrangimentos e aborrecimentos, ou com o receio de romper uma relação”, explica Carmita Abdo, psicóloga da USP especialista em estudos da sexualidade. “Todos praticam essas estratégias em todos os graus de relacionamentos.”
Comprou essa? É claro que nem sempre as mulheres são altruístas e inventam histórias em nome do bem comum. E você precisa saber diferenciar as mentiras inofensivas daquelas que podem machucar. Por isso, a Men’s Health conversou com algumas mulheres e especialistas para ajudá-lo a entender melhor esse mistério e a lidar com as farsas femininas – ou pelo menos com as inevitáveis.
NO DIA A DIA
“Você acha que engordou? Eu não reparei.”
“Adoro sua mãe. Aqueles seus amigos da faculdade também.”
“Tudo que você cozinha fica uma delícia.”
Essa é aquela categoria de mentirinhas inofensivas que povoam a rotina de um casal. Elas inventam porque não querem encrenca, e nós acreditamos porque é confortável. Ou alguém gosta de ouvir que a comida está salgada depois de horas na cozinha?
E tem coisa pior. “É difícil falar pro namorado que ele está acima do peso”, diz Daniele. “Por mais que ele pergunte, tento não falar a verdade. Se eu desse um toque nele sobre a balança, ele ia ficar uma fera.”
Outras verdades são ainda mais delicadas. “Achava a mãe, os pais e os irmãos do meu namorado completamente insuportáveis”, diz Cris. Mas como falar isso? “Acho que com família não se mexe. Por isso, tem que dizer que gosta, que acha ótimo”, justifica-se. Bem, o namoro não foi pra frente.
Por quê? “Isso é um exemplo de projeção”, analisa Carlos Eduardo Carrion, psicanalista e consultor da MH. “Ela finge porque, para ela, ouvir isso seria horrível.” Para o especialista, esse tipo de mentira pode não ser tão inofensivo quanto parece: se for muito óbvio que o sal ou a barriga passaram do ponto, você percebe que está sendo enganado. “O cara começa a pensar que outras coisas que ela conta também podem ser invenção. Isso detona a confiança do casal.”
Fique esperto quando o discurso e a atitude não batem. Se ela diz que adora sua mãe, seus amigos e a sua comida, mas evita programas que incluam algum desses itens, algo não faz sentido.
Pegou na mentira? Para Carrion, o ideal seria dizer a verdade com carinho. “Olha, meu amor, você deu uma boa aumentada de peso…” Mas, se ela preferir contar esse tipo de mentira, não vai ser o fim do mundo se você decidir economizar energias e aceitar esse nível de farsa. “Tem espaço para isso na relação. Você tem que se acostumar”, diz o psicanalista. A outra saída é insistir pela verdade – e tratar de aceitá-la.

NA CAMA
“Estou com dor de cabeça.”
 “Gozei.”
“Nossa, como é grande!”
É quase covardia. Vocês ali como vieram ao mundo em pleno ninho do amor… E as mentiras pulando feito pulgas na cama – fazendo você se coçar de desconfiança. O pior é que as mais comuns do repertório feminino têm exatamente esse cenário.
“Se eu disser simplesmente que estou cansada ou sem vontade, ele vai ficar paranoico, achando que não sinto tesão por ele e coisas do tipo”, diz Daniele sobre a provável segunda mentira mais comum na cama.
A campeã, segundo elas mesmas, é a do orgasmo. “É difícil para a mulher, a gente demora mais pra chegar lá e muito homem é apressado”, acusa Ana. “E eu quero só ver com que cara o cara vai ficar se, depois de 30 tentativas, ela continuar falando que não gozou. Nenhum homem aguenta.”
Por quê? A psicóloga da Universidade de São Paulo e consultora da MH, Carmita Abdo, concorda que as duas mentiras são muito eficazes: “São soluções mais delicadas e fecham a questão”. Mas se a relação do casal não é suficientemente aberta para ela dizer a verdade, essa desigualdade na cama pode acabar causando o fim do namoro ou casamento.
Fique esperto! A mulher costuma ficar relaxada – até mesmo sonolenta – depois de gozar. “Se mal a transa termina e sua parceira já está de pé e conversando, ela pode não ter aproveitado tanto assim”, alerta Carrion.
Pegou na mentira? Nesse caso, Carmita recomenda o diálogo. E, como geralmente elas têm medo de contar a verdade justamente por causa da reação masculina – muitas vezes brochante –, cabe a você puxar o assunto. “Se você pergunta, abre um canal para a conversa. Mas tem que mostrar que está pronto para ouvir a resposta, seja qual for”, diz a psicóloga. “Se acha que ela não gozou, pergunte o que você pode fazer para melhorar, onde ela prefere que você a toque ou como. Isso vai ser bom para os dois.”

MASSAGEM DE EGO
Elogios na cama, ainda que falsos, são ótimos para dar uma levantada – no ego, digamos. “Não tem homem que não goste de ouvir que o seu é grande”, diz Carol. Para Carmita, isso é um flagrante da mulher puxando para si a responsabilidade de dar confiança ao homem. “Ela imagina que ele vai ter um desempenho melhor assim. E que isso vai beneficiá-la.” Pode até ser verdade, mas o ideal é que cada um não dependa do outro para se sentir seguro. E não se iluda – quando ela disser que o seu é o maior de todos, provavelmente está mentindo. Mas ela não vai se importar se você disser – mesmo que não seja 100% verdade – que ela é a mais linda que você já viu.

SAINDO SOZINHA
“Amor, hoje eu vou sair com as meninas.”
“Fica tranquilo que ninguém veio me azarar.”
“Alô? Alô? Tá cortando… A bateria vai cair!”
Ela não assiste futebol, mas também tem o dia do chope com as amigas. Um hábito saudável, que pode virar motivo de muitas crises se no dia seguinte você perguntar se alguém deu em cima dela – sabendo que isso é possível ou até provável, dependendo da sua mulher.
“Esse é um exemplo clássico de quando eles estão querendo ouvir uma mentira, né? Daí eu tiro logo um sarro. Digo: lógico que sim!”, diz Aline. Ela conta que foi cantada se isso aconteceu ou não, só para provocar.
Ana prefere mentir quando o marido questiona sobre suas companhias. “Tenho um amigo de quem ele não gosta, porque tem ciúme, apesar de nunca ter rolado nada”, diz ela. O sujeito faz parte do seu principal círculo de amizades e, para evitar brigas e não abrir mão de sair com as amigas, ela nunca conta que ele também estava lá.
Por quê? No caso de Ana fica claro que a ideia é evitar um conflito. Já quando elas dizem que são paqueradas quando não é verdade, querem apenas alimentar o ego – o seu e o dela. “A mulher gosta de despertar desejo e sabe que homens gostam de competição. Você vai se sentir desafiado a mostrar que é o melhor para ela”, explica Carrion.
Fique esperto! Não adianta bancar o detetive em busca de algo. Respeite o espaço dela, mas tente perceber o quanto ela está aberta à sua integração à turma. Você não precisa ir à happy hour dela, mas pergunte se haveria restrições se você quisesse convidar os mesmos amigos para outro programa.
Se ela não deixa que você conheça ou se aproxime da turma dela de maneira alguma, pode ser que exista algo que você não deve saber.
Pegou na mentira? “Se a mulher estiver traindo regularmente, uma hora isso vai aparecer, sem dúvidas”, diz Carrion. Aí, meu caro, você vai ter que tomar uma decisão: vale a pena investir numa relação assim?

QUANDO VOCÊ ESTÁ COM CIÚME
“Eu nunca fiquei com o Ricardo! De onde você tira essas coisas?”
“Ele não está dando em cima de mim. Ele é assim com todo mundo…”
“Hoje eu me arrumei só para você.”
Ah, o ciúme… Tira nossa razão, faz ver coisas, imaginar loucuras. E, às vezes, acerta. “Menti que não peguei o cara, mas fiquei com ele quando estava de rolo com meu atual namorado”, diz Bianca. Ela conta que mente porque, se contar a verdade, o namorado vai sofrer e surtar. Talvez o namoro acabe. “Ele vai ter essa dúvida sempre. Vou continuar negando.”
Com Aline acontece a mesma coisa. Seu marido sempre pergunta se ela já transou com um amigo atual dela, antes de o namoro começar. Ela jura que não – e mente. “Se ele soubesse, talvez o namoro não sofresse tanto, mas eu nunca mais poderia ver meu amigo”, explica. Quem nunca quis saber do passado da sua namorada, não é? Por outro lado, saber para quê?
Por quê? Elas omitem para evitar o seu chilique. “Se o cara começa a descobrir que a mulher fez isso ou aquilo com Fulano ou Beltrano antes dele, ele vai se dar mal, porque todo mundo tem um passado. E raramente ele é o que você queria que fosse”, diz Carrion. Essa mania de investigar sempre acaba levando à paranoia.
Fique esperto! Para Carrion, quando as mulheres mentem para eliminar um nome da lista do passado, o mais comum é desclassificar o coitado. “Ele não faz meu tipo.” “É um bom amigo, mas eu não pegaria.” “Sabe que no começo eu até achava que era gay?” Se ela tem um amigo que faz questão de dizer que é feinho, que não faz o tipo e talvez seja gay, mas não sai de perto… Bom, você já sabe.
Pegou na mentira? Certifique-se de que é uma mentira! O grande problema do ciúme doentio é que, na maioria das vezes, ele se torna uma paranoia sem o menor fundamento. Ou seja, você começa a imaginar coisas, a criar hipóteses e suspeitas sem que a mulher dê qualquer motivo real para isso.
Não aos olhos do ciumento, é claro. “Às vezes o homem acredita tanto na própria fantasia, que faz perguntas querendo mesmo ouvir uma mentira – que a  mulher o traiu”, diz Carrion.

INVESTIGAÇÃO CRIMINAL 
Fique de olho em indícios de que ela não está sendo tão sincera assim:
- Quem mente não costuma olhar nos olhos  enquanto fala. Faça uma pergunta direta e veja se ela desvia o olhar;
- Fique de olho nos exageros para o bem e para o mal: “Amor, foi a melhor transa!”; “A festa estava insuportável sem você!”; “A comida da sua mãe é incrível!”;
- A modulação da voz pode entregar. Quando a pessoa mente, o tom costuma ser mais compactado, com menos graves e agudos;
- Aaaah… Beeem… Reticências… Pausas longas… E gagueira também podem indicar que algo não está certo;
- Se ela se afasta quando checa as mensagens no celular, ou mesmo dá uma olhada e desliga logo, aí tem fumaça. E onde tem fumaça…

Matéria publicada na Revista Men’s Health 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As respostas no Blog não tem custo algum, mas devido a quantidade de perguntas você tem que esperar na fila em torno de 5 a 10 dias

Precisa de uma resposta urgente, marque uma consulta particular no

email dicasderelacionamento@hotmail.com

Se algum texto publicado por aqui for de sua autoria, nos envie o link para que possamos dar os créditos. Se não autoriza a publicação de seu texto por aqui nos comunique que retiramos.

A edição desse Blog se reserva ao direito de deletar, sem aviso ou consulta prévia, comentários com conteúdo ofensivo, palavras de baixo calão, spams ou, ainda, que não sejam relacionados ao tema proposto pelo post do blog ou notícia.

Volte sempre: Déia Fargnoli

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga meu Facebook